Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2023-11-14 GMT+08:00

Configuração personalizada

Esta seção descreve como comprar uma instância de conjunto de réplicas no modo personalizado no console de gerenciamento. Você pode personalizar os recursos de computação e o espaço de armazenamento de uma instância de conjunto de réplicas com base nos seus requisitos de serviço. Além disso, você pode definir configurações avançadas, como log de consultas lentas e backup automatizado.

Precauções

Cada conta pode criar até 50 instâncias de conjunto de réplicas.

Pré-requisitos

  • Você registrou uma conta da Huawei Cloud.
  • Se você quiser recursos de computação e rede dedicados ao seu uso exclusivo, ative uma DeC e solicite recursos do DCC. Em seguida, você pode criar instâncias do DDS. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.

Você será cobrado adicionalmente pelo uso da DeC.

Somente instâncias de conjunto de réplicas com pagamento por uso podem ser compradas por meio da DeC.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Databases > Document Database Service.
  4. Na página Instances, clique em Comprar instância de BD.
  5. Clique na guia Custom Config.
  6. Selecione um modo de cobrança. Especifique os detalhes da instância e clique em Próximo.

    Figura 1 Configuração básica
    Tabela 1 Modo de cobrança

    Parâmetro

    Descrição

    Billing Mode

    Selecione um modo de cobrança, Yearly/Monthly ou Pay-per-use.

    • Para instâncias anuais/mensais
    • Para instâncias de pagamento por uso
      • Você é cobrado pelo uso com base em quanto tempo o serviço está em uso.

    Region

    A região onde o recurso está localizado.

    NOTA:

    As instâncias implementadas em diferentes regiões não podem se comunicar entre si por meio de uma rede privada, e você não pode alterar a região de uma instância depois que ela for comprada. Tenha cuidado ao selecionar uma região.

    AZ

    Uma AZ é uma parte de uma região com sua própria fonte de alimentação e rede independentes. As AZs são fisicamente isoladas, mas podem se comunicar através de conexões de rede internas.

    As instâncias podem ser implementadas em uma única AZ ou três AZs.

    • Se o serviço exigir baixa latência de rede entre instâncias, implemente os componentes da instância na mesma AZ. Se você selecionar uma única AZ para implementar sua instância, a implementação de anti-afinidade será usada por padrão. Com uma implementação anti-afinidade, seus nós primários, secundários e ocultos são implementados em diferentes máquinas físicas para alta disponibilidade.
    • Se você quiser implementar uma instância em AZs para recuperação de desastres, selecione três AZs. Nesse modo de implementação, os nós primário, secundário e oculto são distribuídos uniformemente em três AZs.
    NOTA:

    A implantação de 3-AZ não está disponível em todas as regiões. Se a opção 3-AZ não for exibida na página para você comprar uma instância, tente uma região diferente.

    DB Instance Name

    • O nome da instância pode ser igual a um nome de instância existente.
    • O nome da instância que você especificar após a compra. O nome da ocorrência deve conter de 4 a 64 caracteres e deve começar com uma letra. Ele diferencia maiúsculas de minúsculas e minúsculas e pode conter letras, dígitos, hifens (-) e sublinhados (_). Não pode conter outros caracteres especiais.
    • Se você comprar um lote de instâncias de uma só vez, um sufixo numérico de 4 dígitos será adicionado aos nomes das instâncias, começando com -0001. Se mais tarde você fizer outra compra em lote, os novos nomes de instância serão numerados primeiro usando quaisquer sufixos ausentes da sequência de suas instâncias existentes e, em seguida, continuando a partir de onde sua última compra em lote parou. Por exemplo, um lote de 3 instâncias obtém os sufixos -0001, -0002 e -0003. Se você excluir a instância 0002 e depois comprar mais 3 instâncias, as novas instâncias receberão os sufixos -0002, -0004 e -0005.
    • Depois que a instância de BD for criada, você poderá alterar seu nome. Para mais detalhes, consulte Alteração de um nome de instância.

    DB Instance Type

    Selecione Replica set.

    Um conjunto de réplicas consiste no nó primário, nó secundário e nó oculto. Se um nó primário cair ou se tornar defeituoso, um nó secundário será automaticamente atribuído à função principal e continuará a operação normal. Se um nó secundário não estiver disponível, um nó oculto assumirá o papel do secundário para garantir alta disponibilidade.

    Compatible MongoDB Version

    • 4.2
    • 4.0
    • 3.4

    CPU Type

    O DDS suporta arquiteturas de CPU x86 e Kunpeng.

    • x86

      As CPUs x86 usam o conjunto de instruções CISC (Complex Instruction Set Computing). Cada instrução pode ser usada para executar operações de hardware de baixo nível. As instruções CISC variam em comprimento e tendem a ser complicadas e lentas em comparação com RISC (Reductiond Instruction Set Computing).

    • Kunpeng

      A arquitetura de CPU Kunpeng usa RISC. O conjunto de instruções RISC é menor e mais rápido que CISC, graças à arquitetura simplificada. CPUs Kunpeng também oferecem um melhor equilíbrio entre energia e desempenho do que x86.

      As CPUs Kunpeng oferecem uma opção de alta densidade e baixo consumo de energia que é mais econômica para cargas de trabalho pesadas.

    Storage Type

    Se você não usar a DeC, o tipo de armazenamento é de I/O ultra-alta por padrão.

    Para usuários da DeC, os tipos de armazenamento suportados dependem do tipo de recurso selecionado.

    • Se você selecionar EVS para Resource Type, Storage Type será definido como Ultra-high I/O.
    • Se você selecionar DSS para Resource Type, Storage Type pode ser definido como Common I/O, High I/O ou Ultra-high I/O.

    Storage Engine

    • WiredTiger

      O WiredTiger é o mecanismo de armazenamento padrão do DDS 3.4 e 4.0. O WiredTiger fornece controle de simultaneidade de granularidade diferente e mecanismo de compactação para gerenciamento de dados. Ele pode fornecer o melhor desempenho e eficiência de armazenamento para diferentes tipos de aplicações.

    • RocksDB

      RocksDB é o mecanismo de armazenamento padrão do DDS 4.2. O RocksDB suporta pesquisa de pontos eficiente, varredura de alcance e gravação de alta velocidade. O RocksDB pode ser usado como o mecanismo de armazenamento de dados subjacente do MongoDB e é adequado para cenários com um grande número de operações de gravação.

    Specifications

    Com uma arquitetura x86, você tem as seguintes opções:

    • Uso geral (s6): as instâncias S6 são adequadas para aplicações que exigem desempenho moderado em geral, mas explosões ocasionais de alto desempenho, como servidores Web de carga leve, ambientes corporativos de P&D e testes e bancos de dados de baixo e médio desempenho.
    • Aprimorada II (c6): as instâncias C6 têm várias tecnologias otimizadas para fornecer desempenho computacional robusto e estável. NICs inteligentes de alta velocidade de 25 GE são usadas para fornecer largura de banda e taxa de transferência ultra-altas, o que as torna uma excelente opção para cenários de carga pesada. É adequada para sites, aplicações Web, bancos de dados gerais e servidores de cache que têm requisitos de desempenho mais altos para recursos de computação e rede; e aplicações corporativas de carga média e pesada.

    Node Class

    Para obter detalhes sobre as especificações da instância, consulte Especificações da instância.

    Para obter detalhes sobre os dados de desempenho de instâncias de BD de especificações diferentes, consulte Livro branco de desempenho.

    Se a CPU ou a memória de uma instância de BD criada não puder atender aos requisitos de serviço, você poderá alterá-la no console de gerenciamento. Para obter detalhes, consulte Alteração de uma classe de instância de conjunto de réplicas.

    Storage Space

    Se uma instância tiver menos de 16 vCPUs, o espaço de armazenamento varia de 10 GB a 2000 GB.

    Se uma instância tiver mais de 16 vCPUs, o espaço de armazenamento varia de 10 GB a 4000 GB.

    O valor varia de 10 GB a 2000 GB e deve ser um múltiplo de 10.

    Você pode expandir uma instância depois que ela é criada.Para obter detalhes, consulte Expensão de uma instância de conjunto de réplicas.

    NOTA:
    • Se o espaço de armazenamento comprado exceder 600 GB e o espaço de armazenamento restante for 18 GB, a instância se tornará Read-only.
    • Se o espaço de armazenamento comprado for inferior a 600 GB e o uso do espaço de armazenamento atingir 97%, a instância se tornará Read-only.

    Nesses casos, exclua recursos desnecessários ou expanda a capacidade.

    Criptografia de disco

    • Disabled: desativar a criptografia.
    • Enabled: ativar a criptografia. Esse recurso melhora a segurança dos dados, mas afeta um pouco o desempenho de leitura/gravação.

      Key Name: selecione ou crie uma chave privada, que é a chave do locatário.

    NOTA:
    • Depois que uma instância é criada, o status de criptografia de disco e a chave não podem ser alterados. Os dados de backup armazenados no OBS não são criptografados.
    • A chave não pode ser desativada, excluída ou congelada ao ser usada. Caso contrário, o banco de dados ficará indisponível.
    • Para obter detalhes sobre como criar uma chave, consulte "Criação de uma CMK" no Guia de usuário do Data Encryption Workshop.
    Figura 2 Configurações do administrador
    Tabela 2 Configurações do administrador

    Parâmetro

    Descrição

    Password

    • Configure

      Digite e confirme a nova senha de administrador. Depois que uma instância é criada, você pode se conectar à instância usando a senha.

    • Skip

      Para fazer logon, você terá que redefinir a senha mais tarde na página Basic Information. Se você precisar se conectar a uma instância depois que ela for criada, localize a instância e escolha More > Reset Password na coluna Operation para definir uma senha para a instância primeiro.

    Administrator

    A conta padrão é rwuser.

    Administrator Password

    Defina uma senha para o administrador. A senha deve ter de 8 a 32 caracteres e conter letras maiúsculas, minúsculas, dígitos e pelo menos um dos seguintes caracteres especiais: ~!@#%^*-_=+?

    Mantenha esta senha segura. Se for perdida, o sistema não poderá recuperá-la para você.

    Confirm Password

    Digite a senha do administrador novamente.

    Figura 3 Rede, duração necessária e quantidade
    Tabela 3 Rede

    Parâmetro

    Descrição

    VPC

    A VPC onde suas instâncias de BD estão localizadas. Uma VPC isola redes para diferentes serviços. Ela permite que você gerencie e configure facilmente redes privadas e altere as configurações de rede.

    Você precisará criar ou selecionar a VPC necessária. Para obter detalhes sobre como criar uma VPC, consulte "Criação de uma VPC" no Guia de usuário da Virtual Private Cloud. Para obter detalhes sobre as restrições sobre o uso de VPCs, consulte Métodos de conexão.

    Se não houver VPCs disponíveis, o DDS criará uma para você por padrão.

    Subnet

    Uma sub-rede fornece recursos de rede dedicados que são logicamente isolados de outras redes por razões de segurança.

    Depois que a instância é criada, você pode alterar o endereço IP privado atribuído pela sub-rede. Para obter detalhes, consulte Alteração um endereço IP privado.

    NOTA:

    As sub-redes IPv6 não são suportadas. Recomendamos que você crie e selecione sub-redes IPv4.

    Security Group

    Um grupo de segurança controla o acesso entre o DDS e outros serviços.

    Se não houver grupos de segurança disponíveis, o DDS criará um para você por padrão.

    NOTA:

    Certifique-se de que haja uma regra de grupo de segurança configurada que permita que os clientes acessem instâncias. Por exemplo, selecione uma regra TCP de entrada com a porta padrão 8635 e insira um endereço IP de sub-rede ou selecione um grupo de segurança ao qual a instância pertence.

    SSL

    A Camada de soquete seguro (SSL) criptografa as conexões entre clientes e servidores, impedindo que os dados sejam adulterados ou roubados durante a transmissão.

    Você pode ativar SSL para melhorar a segurança dos dados. Depois que uma instância é criada, você pode se conectar a ela usando SSL.

    Porta do banco de dados

    A porta do DDS padrão é 8635, mas esta porta pode ser modificada se necessário. Se você alterar a porta, adicione uma regra de grupo de segurança correspondente para permitir o acesso à instância.

    Cross-CIDR Access

    • Configure

      Se um cliente e uma instância de conjunto de réplicas forem implementados em blocos CIDR diferentes e o cliente não estiver em 192.168.0.0/16, 172.16.0.0/24 ou 10.0.0.0/8, configure o Acesso entre CIDRs para que a instância se comunique com o cliente.

      NOTA:
      • Para garantir que o ECS e a instância de BD possam se comunicar entre si, configure a conexão consultando Visão geral da conexão de emparelhamento de VPC.
      • Até 30 blocos CIDR podem ser configurados, e cada um deles pode se sobrepor, mas eles não podem ser os mesmos. Ou seja, os blocos CIDR de origem podem se sobrepor, mas não pode ser o mesmo. Os blocos CIDR não podem começar com 127. A máscara de IP permitida varia de 8 a 32.
    • Skip

      Configurar o bloco CIDR do cliente mais tarde. Depois que uma instância de banco de dados é criada, você pode configurar o acesso entre CIDRs consultando Configuração do acesso entre CIDRs.

    Enterprise Project

    Somente usuários empresariais podem usar essa função. Para usar essa função, entre em contato com o atendimento ao cliente.

    Um projeto empresarial é um modo de gerenciamento de recursos em nuvem, no qual os recursos e os membros da nuvem são gerenciados centralmente pelo projeto.

    selecione um projeto da empresa na lista suspensa. O projeto padrão é default.

    Figura 4 Configurações avançadas
    Tabela 4 Configurações avançadas

    Parâmetro

    Descrição

    Replica Set Parameter Template

    Os parâmetros que se aplicam às instâncias de conjunto de réplicas. Depois que uma instância é criada, você pode alterar o modelo de parâmetro configurado para a instância para obter o melhor desempenho.

    Para obter detalhes, consulte Editação de um modelo de parâmetro.

    Automated Backup

    O DDS ativa uma política de backup automatizado por padrão, mas você pode desativá-la após a criação de uma instância. Um backup completo automatizado é acionado imediatamente após a criação de uma instância.

    Para obter detalhes, consulte Configuração de uma política de backup automatizado.

    Retention Period (days)

    Retention Period refere-se ao número de dias que os dados são mantidos. Você pode aumentar o período de retenção para melhorar a confiabilidade dos dados.

    O período de retenção do backup é de 1 a 732 dias.

    Time Window

    O intervalo de backup é de 1 hora.

    Tags

    (Opcional) Você pode adicionar tags a instâncias do DDS para que possa pesquisar rapidamente e filtrar instâncias especificadas por tag. Cada instância do DDS pode ter até 20 tags.

    • Criar uma tag.

      Você pode criar tags no console do DDS e configurar a chave e o valor da tag.

      Key: este parâmetro é obrigatório.
      • Cada chave de tag deve ser exclusiva para cada instância.
      • Uma chave de tag consiste em até 36 caracteres.
      • A chave deve consistir apenas em dígitos, letras, sublinhados (_) e hifens (-).
      Value: este parâmetro é opcional.
      • O valor consiste em até 43 caracteres.
      • O valor deve consistir apenas em dígitos, letras, sublinhados (_), pontos (.) e hifens.
    • Adicionar uma tag predefinida.

      Tags predefinidas podem ser usadas para identificar vários recursos de nuvem.

      Para marcar um recurso de nuvem, você pode selecionar uma tag predefinida criada na lista suspensa, sem inserir uma chave e um valor para a tag.

      Por exemplo, se uma tag predefinida tiver sido criada, sua chave será Usage e o valor será Project1. Quando você configura a chave e o valor para um recurso de nuvem, a tag predefinida criada será exibida na página.

    Depois que uma instância é criada, você pode clicar no nome da instância para exibir suas tags. Na página Tags, você também pode modificar ou excluir as tags. Além disso, você pode pesquisar e filtrar rapidamente instâncias especificadas por tag.

    Você pode adicionar uma tag a uma instância depois que ela for criada. Para obter detalhes, consulte Adição de uma tag.

    Se você tiver alguma dúvida sobre o preço, clique em Price Details.

    O desempenho da instância depende das especificações selecionadas durante a criação. Os itens de configuração de hardware que podem ser selecionados incluem a classe de instância e o espaço de armazenamento.

  7. Na página exibida, confirme os detalhes da instância.

    • Para instâncias anuais/mensais
      • Se você precisar modificar as especificações, clique em Previous para retornar à página anterior.
      • Se você não precisar modificar as especificações, leia e concorde com o contrato de serviço e clique em Pay Now para ir para a página de pagamento e concluir o pagamento.
    • Para instâncias de pagamento por uso
      • Se você precisar modificar as especificações, clique em Previous para retornar à página anterior.
      • Se você não precisar modificar as especificações, leia e concorde com o contrato de serviço e clique em Submit para começar a criar a instância.

  8. Depois que uma instância do DDS for criada, você poderá exibi-la e gerenciá-la na página Instances.

    • Quando uma instância está sendo criada, o status exibido na coluna Status é Creating. Este processo leva cerca de 15 minutos. Após a conclusão da criação, o status muda para Available.
    • As instâncias anuais/mensais que foram compradas em lotes têm as mesmas especificações, exceto o nome e o ID da instância.