Visão geral
VLAN definida pelo usuário
Você pode usar as NICs Ethernet 10GE que não estão sendo usadas pelo sistema para configurar uma VLAN definida pelo usuário. A tecnologia QinQ é usada para isolar redes e fornecer planos físicos e larguras de banda adicionais. Você pode criar VLANs para isolar o tráfego de rede. As NICs de VLAN definidas pelo usuário estão em pares. Você pode configurar a ligação de NIC para alcançar alta disponibilidade. As VLANs definidas pelo usuário em diferentes AZs não podem se comunicar umas com as outras.
Os NICs Ethernet não usados pelo sistema por padrão não têm arquivos de configuração e estão em estado down durante a inicialização do sistema. Você pode executar ifconfig -a para exibir o nome da NIC e executar ifconfig eth2 up para configurar a NIC. O método de configuração varia dependendo do SO.
Por exemplo, em um BMS de Linux, eth0 e eth1 são automaticamente ligados em uma rede VPC, e eth2 e eth3 são usados em uma VLAN definida pelo usuário. Você pode enviar pacotes com todas as tags de VLAN através das duas interfaces de rede. Se você quiser alocar uma VLAN, configure a ligação eth2 e eth3 e crie a interface de rede VLAN de destino no dispositivo bond. O método é semelhante ao da criação de um dispositivo bond e de uma subinterface VLAN em uma VPC.
Em um VLAN definido pelo usuário, as portas podem ser ligadas ou não e podem somente ser ligadas no modo ativo/em espera.
Para mais informações sobre a bond de NIC, visite https://www.kernel.org/doc/Documentation/networking/bonding.txt.
Para obter detalhes sobre como configurar uma VLAN definida pelo usuário para BMSs que executam sistemas operacionais diferentes, consulte as seções Configuração de uma VLAN definida pelo usuário (SUSE Linux Enterprise Server 12) para Configuração de uma VLAN definida pelo usuário (Windows Server).
Exibir VLANs definidas pelo usuário
As VLANs definidas pelo usuário são apresentadas a você por meio das especificações do BMS mostradas na Figura 1.
Um BMS criado usando esse flavor fornece uma NIC de 10GE de duas portas para conexão com a VPC, bem como uma NIC de extensão 10GE de duas portas para uma interconexão de alta velocidade entre os BMSs. Você pode configurar VLANs na NIC de extensão conforme necessário.