Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Associação e desassociação do ELB

Visão geral

Se o endereço IP privado ou EIP de um CN for usado para se conectar a um cluster, a falha desse CN levará à falha de conexão do cluster. Se um nome de domínio privado ou público for usado para conexão, o serviço DNS selecionará aleatoriamente um endereço IP privado ou EIP para cada cliente. Isso não pode equilibrar cargas ou evitar falhas de CN único. O ELB é usado para resolver esses problemas.

Um ELB distribui o tráfego de acesso a vários ECSs para controle de tráfego com base em políticas de encaminhamento. Melhora a capacidade de tolerância a falhas dos programas de aplicação. Para obter mais informações, consulte Guia de usuário do Elastic Load Balance.

Com as verificações de integridade do ELB, as solicitações de CN de um cluster podem ser encaminhadas rapidamente para os CNs normais. Se um CN estiver com defeito, a carga de trabalho pode ser imediatamente deslocada para um nó saudável, minimizando as falhas de acesso ao cluster. Atualmente, os ELBs podem ser vinculados na mesma VPC ou entre VPCs.

  • Este recurso é suportado apenas na versão cluster de 8.1.1 ou posterior.
  • Para fins de balanceamento de carga e alta disponibilidade e para evitar falhas de CN únicas, um cluster deve estar vinculado ao ELB.
  • Ao vincular um cluster ao ELB entre VPCs, você pode vinculá-lo a um balanceador de carga dedicado.
  • O ELB não suporta acesso entre bancos de dados.

Restrições e limitações

  • Para vincular um ELB a um cluster do GaussDB(DWS), o ELB deve estar na mesma região, VPC e projeto empresarial que o cluster.
  • Somente balanceadores de carga dedicados podem ser vinculados ao GaussDB(DWS).

    O balanceamento de carga não é suportado em regiões onde o balanceador de carga dedicado não está disponível. Você pode verificar se balanceadores de carga dedicados são suportados no console do ELB.

  • O ELB a ser associado deve usar TCP e ter um endereço IP privado.
  • Ao criar uma instância do ELB, determine suas especificações com base no tráfego de acesso ao serviço. É aconselhável selecionar as especificações máximas. No console do GaussDB(DWS), você pode se vincular a uma instância do ELB, mas não pode alterar suas especificações.
  • Você só precisa criar um balanceador de carga se quiser usar o ELB. O GaussDB(DWS) cria automaticamente os ouvintes do ELB e os grupos de servidores de back-end necessários.
  • Ao criar um balanceador de carga, certifique-se de que os ouvintes não usem a mesma porta que o banco de dados. Caso contrário, o ELB não pode ser associado.
  • Quando você associa o ELB, a política ROUND_ROBIN é definida por padrão. Além disso, o intervalo de verificação de integridade é definido como 10 segundos, a duração do tempo limite é definida como 50 segundos e o número máximo de tentativas é definido como 3. Tenha cuidado ao modificar esses parâmetros do ELB.
  • Quando você vincula um cluster ao ELB entre VPCs, só pode vinculá-lo a um balanceador de carga dedicado.
  • Antes de vincular um cluster ao ELB entre VPCs, certifique-se de que o segmento de sub-rede da VPC do cluster seja diferente do segmento da VPC do ELB.
  • Quando você desassocia o ELB de um cluster, as informações relacionadas ao cluster são limpas no GaussDB(DWS), mas o balanceador de carga não é excluído. Exclua o balanceador de carga a tempo de evitar custos desnecessários.
  • Se você precisar acessar o cluster do ELB usando um endereço IP público ou nome de domínio, vincule um EIP ou nome de domínio no console de gerenciamento do ELB.

Associação do ELB

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique em Clusters. Todos os clusters são exibidos por padrão.
  3. Na lista de clusters, clique no nome do cluster de destino. A página Cluster Information é exibida.
  4. Na página Basic Information exibida, clique em Associate ELB e selecione o nome do ELB. Se não existir nenhum balanceador de carga, crie um no console de gerenciamento do ELB. Em seguida, atualize a página de GaussDB(DWS) e associe o ELB ao cluster.

    Por padrão, o ELB na VPC do cluster é selecionado para GaussDB(DWS). Se você selecionar Bind to ELB in another VPC, a lista de ELBs em outras VPCs será exibida para você escolher. Antes de vincular o cluster a um ELB entre VPCs, verifique se a VPC do cluster foi conectada à VPC do ELB. Para mais detalhes, consulte Pré-requisitos para vincular um ELB a um cluster entre VPCs.

  5. Depois que a solicitação for entregue, volte para a página Clusters. As informações sobre a tarefa Associating ELB do cluster são exibidas. O processo leva algum tempo.

  6. Faça login no console de gerenciamento do ELB, escolha Elastic Load Balance > Load Balancers, clique no nome do balanceador de carga vinculado, alterne para a guia Backend Server Groups e verifique se os CNs do cluster estão associados ao balanceador de carga.

    Se o resultado da verificação de integridade indicar que os nós de back-end do ELB foram excluídos, ignore o problema.

  1. Na área Basic Information da página Cluster Information, verifique ELB Address, que é usado para conexão ao cluster.

Pré-requisitos para vincular um ELB a um cluster entre VPCs

Habilitar o ELB para um servidor back-end entre VPCs

  1. Efetue logon no console do ELB.
  2. Na lista de ELB, clique no nome de um ELB dedicado para acessar sua página de detalhes.

  3. Na página Summary, habilite IP as a Backend, confirme as informações e clique em OK.

  4. Verifique a VPC e o segmento de sub-rede.

Conectar a VPC do cluster e a VPC do ELB (usando o emparelhamento da VPC como exemplo)

  1. Efetue logon no console do GaussDB(DWS).
  2. Clique em Clusters. Todos os clusters são exibidos por padrão.
  3. Na lista de clusters, clique no nome de um cluster para acessar a página de detalhes do cluster. Verifique a VPC e o segmento de sub-rede do cluster.

  4. Faça logon no console de gerenciamento da VPC, escolha My VPCs no painel de navegação e localize a VPC para a qual deseja criar uma conexão de emparelhamento de VPC.

  5. Escolha VPC Peering Connections. No canto superior direito da página, clique em Create VPC Peering Connection.

  6. Na página exibida, defina Local VPC como a VPC do cluster e defina Peer VPC como a VPC do ELB. Confirme as configurações e clique em OK.

  7. Clique em Add Route para adicionar as informações de rota.

  8. Clique no nome da conexão de emparelhamento de VPC criada. Na página exibida, clique na guia Local Routes, clique em Route Tables e adicione a tabela de rotas da VPC de cluster.

  9. Na tabela de rotas locais, defina Destination como o bloco CIDR de sub-rede da VPC do ELB, defina Next Hop Type como VPC peering connection e defina Next Hop como conexão de emparelhamento da VPC criada. Clique em OK.

  10. Acesse a página de informações básicas da conexão de emparelhamento da VPC criada, clique na guia Peer Routes, clique em Route Tables e adicione a tabela de rotas da VPC do ELB.

  11. Na tabela de rotas de par, defina Destination como o bloco CIDR de sub-rede da VPC do cluster, defina Next Hop Type como VPC peering connection e defina Next Hop como a conexão de emparelhamento da VPC criada. Clique em OK.

  12. Depois que o cluster é criado, a rede entre a VPC onde o cluster reside e a VPC onde o balanceador de carga reside é conectada. Para obter detalhes, consulte a seção Vinculação de um ELB.

Desvinculação de ELB

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique em Clusters. Todos os clusters são exibidos por padrão.
  3. Na lista de clusters, clique no nome do cluster de destino. A página Cluster Information é exibida.
  4. Na página Basic Information exibida, clique em Disassociate ELB.

  5. Depois que a solicitação for entregue, volte para a página Clusters. As informações sobre a tarefa Dissociating ELB do cluster são exibidas. O processo leva algum tempo.

  6. Faça logon no console de gerenciamento do ELB, clique no nome do ELB dissociado, alterne para a guia Backend Server Groups e verifique se os CNs de cluster estão excluídos.