Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2023-05-04 GMT+08:00

Atualização de um cluster

Após criar um cluster de armazém de dados, o sistema configura automaticamente uma janela de manutenção aleatória para o cluster. Alternativamente, você pode personalizar uma janela de manutenção conforme necessário. Para obter detalhes sobre como exibir e configurar a janela de manutenção, consulte Configuração da janela de manutenção.

O período de validade da janela de manutenção (duração máxima de manutenção) é de 4 horas. Durante esse período, você pode atualizar o cluster, instalar patches do sistema operacional e fortalecer o sistema. Se nenhuma tarefa de manutenção for executada dentro da janela de manutenção planejada, o cluster continuará a ser executado corretamente até a próxima janela de manutenção. O GaussDB(DWS) irá notificá-lo sobre qualquer operação de O&M de cluster enviando mensagens SMS. Tenha cuidado ao executar operações no cluster durante o período de O&M.

Se um nó precisar ser substituído devido a uma falha de hardware, o evento RepairCluster será acionado. Você pode obter o progresso mais recente da seção Subscrição de notificações de eventos para garantir que os serviços estejam funcionando corretamente. A equipe de O&M em segundo plano é responsável por executar operações de substituição de nó durante a janela de manutenção.

Se a atualização afetar as solicitações de consulta atuais ou o serviço em execução, entre em contato com o suporte técnico para tratamento de emergência.

Um cluster é cobrado por hora ou pacote de desconto desde que esteja no estado Available. Como o cluster é cobrado por hora ou pacote de desconto, você não verá nenhuma diferença nas contas se um nó defeituoso ou atualização do sistema causar uma interrupção curta, por exemplo, 15 minutos. Se tais eventos causar grandes interrupções do sistema, o que é um caso muito raro, você não será cobrado por essas horas de inatividade.

Atualização do seu cluster

O GaussDB (DWS) gerencia a atualização de versão e a aplicação de patches automaticamente. Depois que o GaussDB(DWS) é atualizado, o serviço atualiza automaticamente os clusters para a versão mais recente dentro da janela de manutenção. Durante a atualização, o cluster é reiniciado automaticamente e não pode fornecer serviços por um curto período de tempo. Portanto, é aconselhável definir um intervalo de tempo adequado quando o número de usuários conectados e o número de tarefas ativas são pequenos.

  • Depois que um aglomerado é atualizado para 8.1.3 ou posterior, ele entra no período de observação. Durante esse período, você pode verificar o status do serviço e reverter para a versão anterior, se necessário.
  • A atualização do cluster não afeta os dados do cluster original.

A figura a seguir mostra a versão do cluster.

Figura 1 Descrição da versão
  • Atualização de patch de serviço: o último dígito da versão X.X.X do cluster é alterado. Por exemplo, o cluster é atualizado de 1.1.0 para 1.1.1.
    • Duração: todo o processo levará menos de 10 minutos.
    • Impacto nos serviços: durante este período, os serviços serão interrompidos por 1 a 3 minutos. Se a versão de origem for 8.1.2 ou posterior, você pode instalar patches on-line. Durante a atualização de patch, os serviços não precisam ser interrompidos, mas podem ser interrompidos por segundos. Você é aconselhado a executar a instalação durante o horário fora de pico.
  • Atualização do serviço: os dois primeiros dígitos da versão X.X.X do cluster são alterados. Por exemplo, o cluster é atualizado de 1.1.0 para 1.2.0.
    • Duração: todo o processo levará menos de 30 minutos.
    • Impacto nos serviços: durante esse período, o banco de dados não pode ser acessado. Se a versão de origem for 8.1.1 ou posterior, você poderá atualizá-la on-line. Durante a atualização, os serviços não precisam ser interrompidos, mas podem ser interrompidos por segundos. Você é aconselhado a executar a instalação durante o horário fora de pico.

Configuração da janela de manutenção

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Escolha Clusters.
  3. Na lista de clusters, clique no nome do cluster de destino. A página Cluster Information é exibida.

    Na área Basic Information, você pode visualizar a janela de manutenção.

  4. Clique em Settings ao lado da Maintenance Window.
  5. Na caixa de diálogo exibida, configure a janela de manutenção.

    Figura 2 Configuração da janela de manutenção

  6. Clique em OK.