Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Atualização de cluster

Por padrão, você não precisa atualizar manualmente um cluster do GaussDB(DWS). Para fazer upgrade de um cluster no console, consulte Entregue de uma tarefa de atualização de cluster no console.

O GaussDB(DWS) irá notificá-lo sobre qualquer operação de O&M de cluster enviando mensagens SMS. Tenha cuidado ao executar operações no cluster durante o período de O&M.

Se um nó precisar ser substituído devido a uma falha de hardware, o evento repairCluster será acionado. Você pode verificar o progresso do evento por Assinatura de notificações de eventos.

Se a atualização afetar as solicitações de consulta atuais ou o serviço em execução, entre em contato com o suporte técnico para o tratamento de emergência.

Um cluster é cobrado por hora ou no modo anual/mensal, desde que esteja no estado Available, portanto, você não verá nenhuma diferença nas faturas se um nó defeituoso ou atualização do sistema causar uma interrupção curta, por exemplo, 15 minutos. Se tais eventos causarem grandes interrupções do sistema, o que é um caso muito raro, você não será cobrado por essas horas de inatividade.

Atualização de um cluster

Por padrão, você não precisa se preocupar com o patch ou upgrade do cluster do GaussDB(DWS) porque o GaussDB(DWS) irá lidar com a atualização de versão automaticamente. Depois que o GaussDB(DWS) for atualizado, ele atualizará automaticamente o cluster para a versão mais recente. Durante a atualização, o cluster será reiniciado e não poderá fornecer serviços por um curto período de tempo.

  • Depois que um aglomerado é atualizado para 8.1.3 ou posterior, ele entra no período de observação. Durante esse período, você pode verificar o status do serviço e reverter para a versão anterior, se necessário.
  • A atualização do cluster não afeta os dados ou as especificações do cluster original.

A figura a seguir mostra a versão do cluster.

Figura 1 Descrição da versão
  • Atualização de patch de serviço: o último dígito da versão X.X.X do cluster é alterado. Por exemplo, o cluster é atualizado de 1.1.0 para 1.1.1.
    • Duração: todo o processo levará menos de 10 minutos.
    • Impactos nos serviços: durante esse período, se a versão de origem for atualizada para a versão 8.1.3 ou posterior, haverá suporte para patches on-line. Durante a atualização do patch, você não precisa interromper os serviços, mas os serviços serão interrompidos intermitentemente por segundos. Se a versão de destino for anterior a 8.1.3, os serviços serão interrompidos por 1 a 3 minutos. Portanto, é aconselhável realizar esta operação fora do horário de pico.
  • Atualização do serviço: os dois primeiros dígitos da versão X.X.X do cluster são alterados. Por exemplo, o cluster é atualizado de 1.1.0 para 1.2.0.
    • Duração: todo o processo levará menos de 30 minutos.
    • Impactos nos serviços: a atualização on-line é suportada para atualização para 8.1.1 ou posterior. Durante a atualização, você não precisa parar os serviços, mas os serviços são interrompidos intermitentemente por segundos. É aconselhável realizar esta operação durante o horário de pico.

Entregar uma tarefa de atualização de cluster no console

Pré-requisitos

Para clusters 8.1.1 ou posterior, você precisa entregar operações de atualização de cluster no console.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Na lista de clusters, clique no nome de um cluster.
  3. No painel de navegação, escolha Upgrade Management.
  4. Na página Upgrade Management, selecione uma versão na lista suspensa Target Version.

  5. Clique em Upgrade. Clique em OK na caixa de diálogo exibida.

  6. Verifique se o cluster foi atualizado com êxito.

    • Se a versão do cluster for 8.1.3 ou posterior, o cluster entrará no período de observação de serviço após a conclusão da atualização. Se você tiver verificado seus serviços, clique em Submit na página Upgrade Management para concluir a atualização do cluster. Se você encontrar o desempenho do cluster afetado pela atualização, clique em Rollback para reverter a atualização.
      • Nas versões anteriores a 8.1.3, não há botão de reversão nem de envio após a conclusão da atualização.
      • Se você não enviar a versão atualizada, haverá um thread wlm que ocupa o espaço de armazenamento do sistema e afeta o desempenho.

    • Se a atualização do cluster falhar, clique em Rollback para reverter para a versão original do cluster ou clique em Retry para entregar a atualização novamente.