Criação de uma instância de notebook
Antes de desenvolver um modelo, crie uma instância de notebook e acesse-a para codificação.
Contexto
- Notebook é cobrado da seguinte forma:
- Uma instância de notebook em execução será faturada com base nos recursos utilizados. As taxas variam de acordo com os recursos selecionados. Para obter detalhes, consulte Detalhes de preços. Quando uma instância de notebook não for usada, interrompa-a.
- Se você selecionar o EVS para armazenamento ao criar uma instância de notebook, o disco EVS será faturado continuamente. Pare e exclua a instância do notebook se ela não for necessária.
- Quando uma instância de notebook é criada, a paragem automática é ativada por predefinição. A instância do notebook será interrompida automaticamente no horário especificado.
- Somente instâncias de notebook em execução podem ser acessadas ou interrompidas.
- Um máximo de 10 instâncias de notebook podem ser criadas em uma conta.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento do ModelArts. No painel de navegação, escolha Settings e verifique se a autorização de acesso foi configurada. Caso contrário, configure a autorização de acesso. Para obter detalhes, consulte Configuração da autorização da agência.
Figura 1 Visualizar configurações de agências
- Faça logon no console de gerenciamento do ModelArts. No painel de navegação à esquerda, escolha DevEnviron > Notebook.
- Clique em Create no canto superior direito. Na página Create Notebook, configure os parâmetros.
- Configure as informações básicas da instância do notebook, incluindo seu nome, descrição e status de parada automática. Para mais detalhes, consulte Tabela 1.
Figura 2 Informações básicas de uma instância de notebook
Tabela 1 Parâmetros básicos Parâmetro
Descrição
Name
Nome da instância do notebook, que é gerada automaticamente pelo sistema. Você pode renomeá-lo com base nos requisitos de serviço. Um nome consiste em um máximo de 128 caracteres e não pode estar vazio. Ele pode conter apenas dígitos, letras, sublinhados (_) e hifens (-).
Description
Breve descrição da instância do notebook
Auto Stop
Interrompe automaticamente a instância do notebook em um horário especificado. Essa função está ativada por padrão. O valor padrão é 1 hour, indicando que a instância do notebook pára automaticamente após a execução por 1 hora e seu faturamento de recursos será interrompido em seguida. As opções são 1 hour, 2 hours, 4 hours, 6 hours e Custom. Você pode selecionar Custom para especificar qualquer número inteiro de 1 a 24 horas.
- Stop as scheduled: se essa opção estiver habilitada, a instância do notebook será interrompida automaticamente quando a duração da execução exceder a duração especificada.
NOTA:Para proteger trabalhos em andamento, uma instância de notebook não pára automaticamente imediatamente no momento da parada automática. Em vez disso, há um período de 2 a 5 minutos fornecido para você renovar o tempo de parada automática.
- Configure os parâmetros do notebook, como a imagem e o flavor da instância. Para mais detalhes, consulte Tabela 2.
Tabela 2 Parâmetros de instância do notebook Parâmetro
Descrição
Image
São suportadas imagens públicas e privadas.
- Imagens públicas são os mecanismos de IA construídos em ModelArts.
- Imagens privadas podem ser criadas usando uma instância que é criada usando uma imagem pública. Para obter detalhes, consulte Uso de imagens personalizadas instâncias do notebook.
Uma imagem corresponde a um mecanismo de IA. Quando você seleciona uma imagem durante a criação da instância, o mecanismo de IA é especificado de acordo. Selecione uma imagem conforme necessário. Digite uma palavra-chave do nome da imagem na caixa de pesquisa à direita para pesquisar rapidamente a imagem.
Você pode alterar uma imagem em uma instância de notebook parada.
Resource Type
Pools de recursos públicos e dedicados estão disponíveis para você selecionar.
Os pools de recursos públicos são cobrados com base na duração de execução das instâncias do notebook.
Selecione um pool de recursos dedicados criado com base nos requisitos do site. Se não houver recursos dedicados disponíveis, compre um.
Type
Tipo de processador, que pode ser CPU ou GPU.
Os chips variam dependendo da imagem selecionada.
As GPUs oferecem melhor desempenho que as CPUs, mas a um custo mais alto. Selecione um tipo de chip conforme necessário.
Flavor
O flavor da instância do seu notebook. Selecione um flavor com base em suas necessidades.
- CPU
2vCPUs 8GB: flavor de CPU Intel de uso geral, ideal para exploração rápida de dados e experimentos
8vCPUs 32GB: flavor de computação avançada geral da CPU Intel, ideal para aplicações de computação intensiva
- GPU
GPU: 1*Vnt1(32GB)|CPU: 8vCPUs 64GB: única GPU com 32 GB de memória, ideal para treinamento e depuração de algoritmos em cenários de aprendizado profundo
GPU: 1*Tnt004(16GB)|CPU: 8vCPUs* 32GB: única GPU com 16 GB de memória, ideal para computação de inferência, como visão computacional, processamento de vídeo e tarefas de NLP
GPU: 1*Pnt1(16GB)|CPU: 8vCPUs 64GB: única GPU com 16 GB de memória, ideal para treinamento e depuração de algoritmos em cenários de aprendizado profundo
Storage
O valor pode ser EVS, SFS, OBS ou PFS. Configure este parâmetro com base nas suas necessidades.
NOTA:OBS e PFS são funções de lista branca. Se você tiver requisitos de teste, envie um tíquete de serviço para solicitar permissões.
- EVS
Defina um tamanho de disco com base nos requisitos de serviço. O valor padrão é 5 GB. O tamanho máximo do disco é exibido na GUI.
O espaço em disco EVS é cobrado por GB a partir do momento em que a instância do notebook é criada até o momento em que a instância do notebook é excluída.
- SFS Selecione esse tipo somente para um pool de recursos dedicado. O SFS entra em vigor somente depois que um pool de recursos dedicados pode se comunicar com sua VPC. Para obter detalhes, consulte Rede do ModelArts.
NOTA:
Para obter detalhes sobre como definir permissões para acessar pastas do SFS Turbo, consulte Gerenciamento de permissões.
- Scalable File Service: selecione um sistema de arquivos do SFS Turbo criado. Para criar um sistema de arquivos do SFS Turbo, faça logon na Huawei Cloud.
- Cloud Mount Path: mantém o valor padrão /home/ma-user/work/.
- Mounted Subdirectory: selecione o caminho de armazenamento no SFS Turbo.
- Mount Method: esse parâmetro é exibido quando a permissão de controle de pasta é concedida ao usuário. A permissão read/write ou read-only leitura é exibida com base no caminho de armazenamento no SFS Turbo.
- O valor pode ser OBS ou PFS.
Storage Path: defina o caminho do OBS para armazenar dados do notebook. Se você quiser usar arquivos ou dados existentes, carregue-os no caminho do OBS especificado. Storage Path deve ser definido para um diretório específico em um bucket do OBS, em vez do diretório raiz do bucket do OBS.
Secret: selecione um segredo existente ou clique em Create à direita para criar um. No console DEW exibido, crie um segredo. Digite accessKeyId e secretAccessKey em Key e insira as AKs/SKs obtidas em My Credentials > Access Keys under Value.
Figura 3 Configurar os valores do segredo
Todos os caminhos de armazenamento do EVS e do SFS são montados no diretório /home/ma-user/work. Todas as operações de leitura e gravação em arquivos na instância do notebook são armazenadas nesse diretório, não no OBS.
Você pode adicionar um caminho de armazenamento de dados durante o tempo de execução de uma instância de notebook consultando Montagem dinâmica de um sistema de arquivos paralelo do OBS.
Os dados são mantidos em /home/ma-user/work, mesmo que a instância do notebook seja interrompida ou reiniciada.
Quando uma instância de notebook é excluída, o armazenamento do EVS é liberado e os dados armazenados não são retidos. O SFS pode ser montado em uma nova instância de notebook e os dados podem ser retidos.
Extended Storage
NOTA:Este parâmetro é uma função de lista branca. Se você tiver requisitos de teste, envie um tíquete de serviço para solicitar permissões.
Se você precisar de vários caminhos de armazenamento de dados, clique em Add Extended Storage para adicionar mais diretórios de montagem de armazenamento. Você pode adicionar um diretório do OBS, PFS ou SFS.
Restrições:
- Para cada tipo, um máximo de cinco diretórios podem ser montados.
- Os diretórios devem ser exclusivos e não podem ser montados em um diretório na lista negra. A montagem aninhada é permitida. Diretórios na lista negra são aqueles com os seguintes prefixos:
/data/, /cache/, /dev/, /etc/, /bin/, /lib/, /sbin/, /modelarts/, /train-worker1-log/, /var/, /resource_info/, /usr/, /sys/, /run/, /tmp/, /infer/ e /opt/
Depois que esse parâmetro é configurado, a página de detalhes da instância do notebook é exibida. Clique em Storage > Extended Storage para exibir ou editar as informações de armazenamento estendido. Se o número de dispositivos de armazenamento não atingir o máximo, clique em Add Extended Storage à direita.
Remote SSH
- Depois de ativar essa função, você pode acessar remotamente o ambiente de desenvolvimento da instância do notebook a partir do ambiente de desenvolvimento local.
- Quando uma instância de notebook é interrompida, você pode atualizar a configuração do SSH na página de detalhes da instância.
NOTA:As instâncias de notebook com SSH remoto habilitado têm plug-ins do VS Code (como Python e Jupyter) e o pacote de servidor do VS Code pré-instalado, que ocupam cerca de 1 GB de espaço de armazenamento persistente.
Key Pair
Defina um par de chaves depois que o SSH remoto estiver habilitado.
Selecione um par de chaves existente.
Como alternativa, clique em Create à direita da caixa de texto para criar um no console do DEW. Para fazer isso, escolha Key Pair Service > Private Key Pairs e clique em Create Key Pair.
Depois que uma instância de notebook é criada, você pode alterar o par de chaves na página de detalhes da instância.
CUIDADO:Baixe o par de chaves criado e guarde-o corretamente. Quando você usa um IDE local para acessar remotamente o ambiente de desenvolvimento do notebook, o par de chaves é necessário para autenticação.
Whitelist
Defina uma lista branca depois que o SSH remoto estiver habilitado. Este parâmetro é opcional.
Adicione os endereços IP para acessar remotamente a instância do notebook à lista branca, por exemplo, o endereço IP do seu PC local ou o endereço IP público do dispositivo de origem. Um máximo de cinco endereços IP podem ser adicionados e separados por vírgulas (,). Se o parâmetro for deixado em branco, todos os endereços IP serão permitidos para acesso SSH remoto.
Se o dispositivo de origem e o ModelArts estiverem isolados na rede, obtenha o endereço IP público do dispositivo usando um mecanismo de pesquisa, por exemplo, digitando "IP address lookup", mas não executando ipconfig ou ifconfig/ip localmente.
Figura 4 IP address lookupDepois que uma instância de notebook é criada, você pode alterar os endereços IP da lista de permissões na página de detalhes da instância.
- (Opcional) Adicione tags à instância do notebook. Insira uma chave e um valor de tag e clique em Add.
Tabela 3 Adição de uma tag Parâmetro
Descrição
Tags
O ModelArts pode trabalhar com o Tag Management Service (TMS). Ao criar tarefas que consomem recursos no ModelArts, por exemplo, trabalhos de treinamento, configure tags para que o ModelArts possa usar tags para gerenciar recursos por grupo.
Para obter detalhes sobre como usar tags, consulte Como o ModelArts usa tags para gerenciar recursos por grupo?
Depois de adicionar uma tag, você pode exibir, modificar ou excluir a tag na página de detalhes da instância do notebook.
Você pode selecionar uma tag do TMS predefinida na lista suspensa de tags ou personalizar uma tag. As tags predefinidas estão disponíveis para todos os recursos de serviço que suportam tags. As tags personalizadas estão disponíveis apenas para os recursos de serviço do usuário que criou as tags.
- Configure as informações básicas da instância do notebook, incluindo seu nome, descrição e status de parada automática. Para mais detalhes, consulte Tabela 1.
- Clique em Next.
- Depois de confirmar as configurações de parâmetros, clique em Submit.
Alterne para a lista de instâncias do notebook. A instância do notebook está sendo criada. Levará vários minutos quando seu status mudar para Running. Em seguida, a instância do notebook é criada.
- Na lista de instâncias do notebook, clique no nome da instância. Na página de detalhes da instância exibida, exiba a configuração da instância.
Se Remote SSH estiver ativado, você pode clicar no ícone de modificação à direita da lista branca para modificá-lo. Você pode clicar no ícone de modificação à direita de Authentication para atualizar o par de chaves de uma instância de notebook interrompida.
Na página de guia Storage, clique em Mount Storage para montar um sistema de arquivos paralelo do OBS na instância para leitura de dados. Para mais detalhes, consulte Montagem dinâmica de um sistema de arquivos paralelo do OBS.
Se um disco EVS for usado, clique em Expansion à direita de Storage Capacity para expandir dinamicamente a capacidade do disco EVS. Para mais detalhes, consulte Expansão dinâmica da capacidade de disco EVS.