Alteração do nível de consistência de uma instância de proxy
Você pode configurar um nível de consistência ao criar uma instância de proxy ou alterar o nível de consistência de uma instância de proxy existente.
Esta seção descreve como alterar o nível de consistência de uma instância de proxy.
Níveis de consistência
Existem vários níveis de consistência para atender aos requisitos em diferentes cenários.
- Consistência eventual (padrão)
Depois que uma instância de proxy é criada, as solicitações de operações SELECT são roteadas para diferentes nós com base em seus pesos de leitura. Como há uma latência de replicação entre o nó primário e cada réplica de leitura e a latência de replicação varia para diferentes réplicas de leitura, o resultado retornado por cada instrução SELECT pode ser diferente quando você executa repetidamente uma instrução SELECT dentro de uma sessão. Neste caso, apenas a consistência eventual é garantida.
- Consistência da sessão
Para eliminar inconsistências de dados causadas por consistência eventual, a consistência da sessão é fornecida. A consistência da sessão garante que o resultado retornado por cada instrução SELECT em uma sessão seja os dados que foram atualizados após a última solicitação de gravação.
As instâncias de proxy registram o número de sequência de log (LSN) de cada nó e sessão. Quando os dados em uma sessão são atualizados, uma instância de proxy registra o LSN do nó primário como um LSN de sessão. Quando uma solicitação de leitura chega posteriormente, a instância de proxy compara o LSN de sessão com o LSN de cada nó e encaminha a solicitação para um nó cujo LSN seja pelo menos igual ao LSN de sessão. Isso garante a consistência da sessão.
Figura 1 Princípio da consistência da sessãoNa consistência da sessão, se houver latência de replicação significativa entre o nó primário e as réplicas de leitura e o LSN de cada réplica de leitura for menor que o LSN da sessão, as solicitações de operações de SELECT serão roteadas para o nó primário. Nesse caso, as cargas no nó primário são pesadas e o desempenho da instância sofre.
Restrições
- Para usar a consistência da sessão, as versões de kernel das instâncias de TaurusDB devem ser 2.0.54.1 ou posterior, e as versões de kernel das instâncias de proxy devem ser 2.7.4.0 ou posterior.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento.
- Clique em
no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
- Clique em
no canto superior esquerdo da página e escolha Databases > TaurusDB.
- Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
- No painel de navegação, escolha Database Proxy.
- Clique no nome da instância de proxy para acessar a página Basic Information. Na área Proxy Instance Information, clique em
ao lado de Consistency Level.
Figura 2 Alteração de um nível de consistência - Selecione um nível de consistência e clique em
.
Depois que o nível de consistência for alterado, você precisará reinicializar manualmente a instância de proxy ou restabelecer a conexão com a instância de proxy no console de gerenciamento.
Para obter detalhes sobre como reinicializar uma instância de proxy, consulte Reinicialização de uma instância de proxy.