Configurando o ECS e criando uma imagem de disco do sistema Linux
Cenários
Depois de instalar um SO para o ECS temporário, configure o ECS e instale os drivers Xen e KVM nativos para garantir que os ECS criados posteriormente estejam disponíveis.
Esta seção descreve como configurar um ECS Linux, instalar drivers e criar uma imagem de disco do sistema Linux.
Procedimento
- Configure o ECS.
- Configure a rede.
- Execute o comando ifconfig para verificar se o endereço IP privado do ECS é o mesmo exibido no console. Se forem inconsistentes, exclua arquivos do diretório de regra de rede, conforme instruído em Excluindo Arquivos do Diretório de Regra de Rede.
- Verifique se as NIC estão definidas para DHCP. Se o ECS estiver configurado com um endereço IP estático, altere seu modo de atribuição de endereço IP para DHCP, conforme instruído em Configurando a NIC como DHCP.
- Execute o comando service sshd status para verificar se o SSH está habilitado. Se estiver desabilitado, execute o comando service sshd start para ativá-lo. Certifique-se de que seu firewall ECS, por exemplo, Linux iptables, permita acesso ao SSH.
- Instale drivers.
Para garantir que o desempenho da rede e as funções básicas dos ECS criados a partir da imagem privada sejam normais, instale drivers Xen e KVM nativos no ECS usado para criar a imagem. Antes de instalar os drivers Xen e KVM nativos, desinstale o driver PV.
Desative o seu software antivírus e de detecção de intrusão. Você pode ativá-los depois que os drivers Xen e KVM estiverem instalados.
- Desinstale o driver PV. Para obter detalhes, consulte Desinstalando o driver PV de um ECS Linux.
- Instale drivers Xen e KVM nativos. Para obter detalhes, consulte Como faço para instalar drivers Xen e KVM nativos?
Depois que os drivers são instalados, você precisa limpar arquivos de log e registros históricos. Para obter detalhes, consulte Limpando Logs do Sistema.
- Configure um sistema de arquivos.
- Altere o identificador de disco no arquivo de configuração do GRUB para UUID. Para obter detalhes, consulte Alterando o identificador de disco no arquivo de configuração do GRUB para UUID.
- Altere o identificador de disco no arquivo fstab para UUID. Para obter detalhes, consulte Alterando o identificador de disco no arquivo fstab para UUID.
- Limpe as informações de anexo automático de discos que não são do sistema no arquivo /etc/fstab para evitar impactos nos anexos subsequentes do disco de dados. Para obter detalhes, consulte Desanexando discos de dados de um ECS.
- (Opcional) Configure funções de valor agregado.
- Instale e configure o Cloud-Init. Para obter detalhes, consulte Instalando o Cloud-Init e Configurando o Cloud-Init.
- Habilite a multi-fila NIC. Para obter detalhes, consulte Como eu habilito a multi-fila NIC para uma imagem?
- Configure a atribuição dinâmica de endereços IPv6. Para obter detalhes, consulte Como configuro um ECS para adquirir endereços IPv6 dinamicamente?
- Configure a rede.
- Crie uma imagem de disco do sistema Linux.
Para mais detalhes, consulte Criando uma imagem de disco do sistema a partir de um Linux.
Procedimento de acompanhamento
Depois que a imagem de disco do sistema for criada, exclua o ECS temporário em tempo hábil para evitar a geração de cobranças adicionais.