Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda> Image Management Service> Guia de usuário> Criando uma imagem privada> Criando uma imagem de disco do sistema a partir de um Linux
Atualizado em 2023-08-16 GMT+08:00

Criando uma imagem de disco do sistema a partir de um Linux

Cenários

Se você criou e configurou um ECS de Linux com base em seus requisitos de serviço (por exemplo, através instalando software e configurando um ambiente de aplicativo), você pode criar uma imagem de disco do sistema com base nesta configuração do ECS. Em seguida, todos os novos ECSs criados a partir dessa imagem terão o mesmo software e ambiente pré-instalados.

Criando uma imagem de disco do sistema não afeta a execução de serviços no ECS nem causa perda de dados.

Contexto

A figura a seguir mostra o processo de criação de uma imagem de disco do sistema a partir de um ECS.

Figura 1 Criando uma imagem de disco do sistema e usando-a para criar os ECS
  • As imagens de disco do sistema são frequentemente usadas para dimensionamento de aplicativos. Elas também podem ser usadas para implantação de nuvem híbrida. Você pode criar imagens de disco do sistema para sincronização de recursos dentro e fora da nuvem. O procedimento é o seguinte:
    1. Criar uma imagem de disco do sistema a partir de um ECS.

      O ECS deve ser criado a partir de uma imagem privada. Se for criado a partir de uma imagem pública, a imagem de disco do sistema não poderá ser exportada.

    2. Exporte a imagem para um bucket de OBS. Para mais detalhes, consulte Exportando uma imagem.
    3. Baixe o arquivo de imagem do bucket de OBS.
  • Você pode criar uma imagem a partir de um ECS em execução.

    A criação da imagem não afeta o serviço executado no ECS.

    Nesse processo, não pare, inicie ou reinicie o ECS, ou a criação da imagem pode falhar.

  • O tempo necessário para criar uma imagem depende do tamanho do disco do sistema ECS, da qualidade da rede e do número de tarefas simultâneas.
  • Uma imagem de disco do sistema será criada na mesma região do ECS usado para criá-la. Por exemplo, se um ECS estiver localizado na região de CN-Hong Kong, a imagem de disco do sistema criada a partir desse ECS também estará localizada na região de CN-Hong Kong. Se você quiser usar a imagem em outra região, primeiro você deve replicá-la para essa região. Para mais detalhes, consulte Replicando imagens entre regiões.
  • Se um ECS tiver expirado ou sido liberado, você poderá usar a imagem de disco do sistema criada a partir do ECS para restaurá-lo.

Pré-requisitos

Antes de criar uma imagem privada a partir de um ECS:

  • Exclua todos os dados confidenciais que o ECS possa conter.
  • Certifique-se de que o ECS esteja no estado Running ou Stopped .
  • Verifique a configuração de rede do ECS e certifique-se de que o DHCP esteja configurado para as NIC. Para obter detalhes, consulte Configurando DHCP para a NIC.
  • Check whether the one-click password reset plug-in has been installed on the ECS. The password reset function on the management console is only available for new ECSs that have this plug-in installed. For details, see Instalando o plug-in de redefinição de senha com um clique.
  • Verifique se Cloudbase-Init foi instalado no ECS. A função de injeção de dados do usuário no console de gerenciamento só está disponível para novos ECSs que tenham essa ferramenta instalada. Você pode usar a injeção de dados, por exemplo, para definir a senha de login de um novo ECS. Para obter detalhes, consulte Instalando Cloud-Init e Configurando Cloud-Init.
  • Exclua todas as regras de rede para evitar desvio de nome NIC nos ECSs criados a partir da imagem. Para obter detalhes, consulte Excluindo arquivos do diretório de regras de rede.
  • Para garantir que os ECS criados a partir da imagem suportem a virtualização Xen e KVM, o Linux ECS usado para criar a imagem deve ser modificado. Por exemplo, as ID de disco nos arquivos GRUB e fstab precisam ser UUID e os drivers nativos Xen e KVM precisam ser instalados.

    Para obter detalhes, consulte as etapas 2 para 6 em Processo de otimização.

  • Se vários discos de dados forem anexados ao ECS usado para criar uma imagem privada, os ECS criados a partir da imagem podem estar indisponíveis. Você precisa desanexar todos os discos de dados do ECS antes de usá-lo para criar uma imagem. Para obter detalhes, consulte Desanexando discos de dados de um ECS.
  • Se os discos de dados tiverem sido anexados ao ECS e a montagem automática da partição tiver sido configurada no arquivo fstab para o ECS, exclua essas configurações do arquivo antes de usar o ECS para criar uma imagem de disco do sistema.
  • Verifique se a capacidade do disco do sistema do ECS usado para criar uma imagem de disco do sistema não deve ser maior que 1 TB.

    Se a capacidade for maior que 1 TB, você só pode usá-la para criar uma imagem de ECS inteiro.

Se um ECS for criado a partir de uma imagem pública, o plug-in de redefinição de senha com um clique e o Cloudbase-Init foram instalados por padrão. Você pode seguir o guia para verificar a instalação.

Procedimento

  1. Acesse o console do IMS.

    1. Acesse o console de gerenciamento.
    2. Em Compute, clique em Image Management Service.

      O console do IMS é exibido.

  2. Crie uma imagem de disco do sistema.

    1. Clique em Create Image no canto superior direito.
    2. Defina os parâmetros da imagem.

      Tabela 1 e Tabela 2 listam os parâmetros nas áreas Image Type and Source e Image Information, respectivamente.

      Tabela 1 Tipo e origem da imagem

      Parâmetro

      Descrição

      Região

      Selecione uma região próxima de onde seus serviços serão prestados.

      Se você selecionar uma região incorreta aqui, poderá replicar a imagem criada para a região desejada posteriormente. Para obter detalhes, consulte Replicando uma imagem entre regiões.

      Tipo

      Selecione System disk image.

      Origem

      Selecione ECS e selecione um ECS com as configurações necessárias.

      Tabela 2 Informações da imagem

      Parâmetro

      Descrição

      Criptografia

      Este parâmetro especifica se a imagem será criptografada. O valor é fornecido pelo sistema e não pode ser alterado.

      • Somente uma imagem privada não criptografada pode ser criada a partir de um ECS não criptografado.
      • Somente uma imagem privada criptografada pode ser criada a partir de um ECS criptografado.

      Nome

      Defina um nome para a imagem.

      Enterprise Project

      Select an enterprise project from the drop-down list. This parameter is available only if you have enabled enterprise projects or your account is an enterprise account. To enable this function, contact your customer manager.

      An enterprise project provides central management of cloud resources on a project by project basis.

      Tag

      (Opcional) Defina uma chave de tag e um valor de tag para a imagem para facilitar a identificação e o gerenciamento de suas imagens.

      Descrição

      (Opcional) Insira uma descrição da imagem.

    3. Clique em Next.
    4. Confirme os parâmetros. Leia o aviso de isenção de responsabilidade da imagem e selecione I have read and agree to the Image Disclaimer e clique em Submit.

  3. Volte para a página Private Images e visualize a nova imagem de disco do sistema.

    O tempo necessário para criar uma imagem depende do tamanho do disco do sistema do ECS, da qualidade da rede, e do número de tarefas simultâneas. Quando o status da imagem muda para Normal, a criação da imagem é concluída.

    • Não realize nenhuma operação no selecionado ECS ou nos recursos associados durante a criação da imagem.
    • Um ECS criado a partir de uma imagem criptografada também é criptografado. A chave usada para criptografar o ECS é a mesma usada para criptografar a imagem.
    • Uma imagem criada de um ECS criptografado também é criptografada. A chave usada para criptografar a imagem é a mesma usada para criptografar o ECS.

Procedimento de acompanhamento

Depois que uma imagem de disco do sistema é criada, você pode usar um dos seguintes métodos para migrar dados entre dois servidores: