Visão geral
Um arquivo ISO é uma imagem de disco de um disco óptico. Um grande número de arquivos de dados pode ser compactado em um único arquivo ISO. Da mesma forma, para acessar os arquivos armazenados em uma ISO, o arquivo ISO precisa ser descompactado. Por exemplo, você pode usar um CD-ROM virtual para abrir um arquivo ISO ou gravar o arquivo ISO em um CD ou DVD e, em seguida, usar o CD-ROM para ler a imagem.
Esta seção descreve como criar uma imagem de disco do sistema Linux usando um arquivo ISO.
Esta seção é aplicável somente ao console de gerenciamento. Se você for um usuário da API, consulte Criando uma imagem de um arquivo ISO.
Processo de criação
Figura 1 mostra o processo de criação de uma imagem de disco do sistema Linux a partir de um arquivo ISO.
O procedimento é o seguinte:
- Registre um arquivo ISO como uma imagem ISO.
No console de gerenciamento, registre o arquivo ISO preparado como uma imagem. A imagem é uma imagem ISO e não pode ser usada para provisionar os ECS. Para mais detalhes, consulte Registrando um arquivo ISO como uma imagem ISO.
- Crie um ECS temporário a partir da imagem ISO.
Use a imagem ISO registrada para criar um ECS temporário. O ECS não tem nenhum SO ou driver instalado. Para mais detalhes, consulte Criando um ECS de Linux a partir de um arquivo ISO.
- Instale um SO e os drivers necessários para o ECS temporário e defina as configurações relacionadas.
As operações incluem a instalação de um SO, a instalação de drivers nativos Xen e KVM, a configuração de atributos da NIC e a exclusão de arquivos do diretório de regras de rede. Para obter mais detalhes, consulte Instalando um SO de Linux e 1 em Configurando o ECS e criando uma imagem de disco do sistema Linux.
- Crie uma imagem de disco do sistema a partir do ECS temporário.
No console de gerenciamento, crie uma imagem de disco do sistema a partir do ECS temporário no qual a instalação e a configuração foram concluídas. Depois que a imagem for criada, exclua o ECS temporário para evitar a geração de cobranças adicionais. Para mais detalhes, consulte Criando uma imagem de disco do sistema a partir de um Linux.
Restrições
- Uma imagem ISO criada a partir de um arquivo ISO é usada apenas para criar um ECS temporário. Ele não estará disponível no console do ECS. Não é possível usá-lo para criar os ECS ou alterar os SO ECS. Você precisa instalar um SO no ECS temporário e usá-lo para criar uma imagem de disco do sistema que pode ser usada para criar os ECS ou alterar os SO do ECS.
- Um ECS temporário tem funcionalidade limitada. Por exemplo, você não pode anexar discos a ele. Você não é aconselhado a usá-lo como um ECS normal.