Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

Criação de um nó

Pré-requisitos

  • Pelo menos um cluster foi criado.
  • Um par de chaves foi criado para autenticação de identidade no logon do nó remoto.

    Se você usar uma senha para fazer logon em um nó, pule esta etapa. Para obter detalhes, consulte Criação de um par de chaves.

Restrições

  • O nó tem pelo menos 2 vCPUs e 4 GiB de memória.
  • Para garantir a estabilidade do nó, um certo número de recursos de nó do CCE será reservado para componentes do Kubernetes (como kubelet, kube-proxy e docker) com base nas especificações do nó. Portanto, o número total de recursos de nó e o número de recursos de nó alocáveis para o cluster são diferentes. Quanto maiores as especificações do nó, mais os contêineres implementados no nó. Portanto, mais recursos de nó precisam ser reservados para executar componentes do Kubernetes. Para mais detalhes, consulte Política de reserva de recursos de nó.
  • Redes, incluindo redes de VM e redes de contêineres de nós, são todas gerenciadas pelo CCE. Não adicione ou exclua ENIs ou altere rotas. Caso contrário, os serviços podem estar indisponíveis. Por exemplo, a NIC denominada gw_11cbf51a@eth0 no nó é o gateway de rede do contêiner e não pode ser modificada.
  • Se quiser modificar as especificações de um nó comprado, interrompa o nó e execute as operações descritas em Operações gerais para modificar especificações. Você também pode comprar um novo nó e excluir o antigo.
  • Durante a criação do nó, os pacotes de software são baixados do OBS usando o nome de domínio. Use um servidor DNS privado para resolver o nome de domínio do OBS e configure o endereço do servidor DNS da sub-rede em que o nó reside com um endereço de servidor DNS privado . Quando você cria uma sub-rede, o servidor DNS privado é usado por padrão. Se alterar o DNS de sub-rede, certifique-se de que o servidor DNS em utilização pode resolver o nome de domínio do OBS.
  • Depois que um nó é criado, sua AZ não pode ser alterada.
  • Os nós comprados no modo de faturamento de pagamento por uso serão excluídos depois que você os excluir na página Nodes no console do CCE. Nós de faturamento anual/mensal em um cluster não podem ser excluídos no console do CCE. Você pode escolher Billing Center > My Orders no canto superior direito da página para cancelar a assinatura nos nós.
  • Os serviços podem ser comprometidos por limites de ID de processo de nó. Avalie se o número máximo de IDs de processo deve ser ajustado. Para mais detalhes, consulte Alteração de limites de ID de processo (kernel.pid_max).
  • Quando a pilha dual IPv4/IPv6 está ativada, a concessão ilimitada de DHCP não pode ser ativada para a sub-rede de nó selecionada.

Procedimento

Depois que um cluster é criado, você pode criar nós para o cluster.

  1. Efetue logon no console do CCE .
  2. No painel de navegação do console do CCE, escolha Clusters. Clique no nome do cluster de destino para acessar sua página de detalhes.
  3. No painel de navegação à esquerda, escolha Nodes. Na página exibida, clique em Create Node. Na etapa Node Settings, defina os parâmetros do nó consultando a tabela a seguir.

    Compute Settings

    Você pode configurar as especificações e o sistema operacional de um servidor de nuvem, no qual suas aplicações em contêiner são executadas.
    Tabela 1 Parâmetros de configuração

    Parâmetro

    Descrição

    Billing Mode

    Os seguintes modos de cobrança são suportados:
    • Yearly/Monthly

      Você deve especificar a duração necessária se Yearly/Monthly estiver selecionado. Você pode escolher se deseja selecionar Auto-renew com base nos requisitos do local. Seu pedido será renovado automaticamente mensalmente ou anualmente, dependendo se você comprou por mês ou por ano.

    • Pay-per-use

      Os recursos serão cobrados com base na duração do uso. Você pode provisionar ou excluir recursos a qualquer momento.

    AZ

    AZ onde o nó está localizado. Os nós em um cluster podem ser criados em diferentes AZs para maior confiabilidade. O valor não pode ser alterado após a criação do nó.

    Selecione Random para implementar seu nó em uma AZ aleatória com base na variação de nó selecionada.

    Uma AZ é uma região física onde os recursos usam fontes de alimentação e redes independentes. As AZs são fisicamente isoladas, mas interconectadas por meio de uma rede interna. Para melhorar a disponibilidade da carga de trabalho, crie nós em diferentes AZs.

    Node Type

    Cluster do CCE:
    • ECS (VM): os contêineres são executados em ECSs.
    • ECS (físico): os contêineres são executados em servidores usando a arquitetura QingTian.
    • BMS: os contêineres são executados em BMSs. Anexe discos locais ou discos EVS.
    Cluster do CCE Turbo:
    • ECS (VM): os contêineres são executados em ECSs. Somente os ECSs que podem ser vinculados a várias NICs são suportados.
    • ECS (físico): os contêineres são executados em servidores usando a arquitetura QingTian.

    Container Engine

    Clusters do CCE suportam Docker e containerd em alguns cenários.
    • Nós que executam CentOS, Ubuntu ou EulerOS 2.9 suportam containerd. Nós Arm executando EulerOS 2.5 ou EulerOS 2.8 não suportam containerd.
    • Os clusters de rede da VPC da v1.23 e versões posteriores suportam containerd. Clusters de rede de túnel de v1.23.2-r0 e versões posteriores suportam containerd.
    • Para um cluster do CCE Turbo, Docker e o containerd são suportados. Para obter detalhes, consulte Mapeamento entre sistemas operacionais de nó e mecanismos de contêiner.

    Specifications

    Selecione as especificações de nó que melhor atendam às suas necessidades de serviço.

    Os flavors de nó disponíveis variam dependendo das AZs. Obtenha os flavors exibidos no console.

    NOTA:

    Os nós de Kunpeng (de computação geral aprimorada e memória otimizada) podem ser adicionados a um cluster do CCE. As especificações reais exibidas na página de criação do nó são usadas.

    OS

    Selecione um tipo de SO. Diferentes tipos de nós suportam diferentes sistemas operacionais.

    NOTA:
    • Os tempos de execução do contêiner de serviço compartilham o kernel e as chamadas subjacentes dos nós. Para garantir a compatibilidade, selecione uma versão de distribuição do Linux que seja igual ou próxima da imagem final do contêiner de serviço para o sistema operacional do nó.

    Node Name

    Nome do nó. Quando os nós (ECSs) são criados em lotes, o valor desse parâmetro é usado como o prefixo de nome de cada ECS.

    O sistema gera um nome padrão para você, que pode ser modificado.

    O nome do nó deve começar com uma letra minúscula e não pode terminar com um hífen (-). Somente dígitos, letras minúsculas e hifens (-) são permitidos.

    Login Mode

    • Password

      O nome do usuário padrão é root. Digite a senha para efetuar logon no nó e confirme a senha.

      Certifique-se de lembrar a senha, pois você precisará dela quando fizer logon no nó.

    • Key Pair

      Selecione o par de chaves usado para efetuar logon no nó. Você pode selecionar uma chave compartilhada.

      Um par de chaves é usado para autenticação de identidade quando você entra remotamente em um nó. Se nenhum par de chaves estiver disponível, clique em Create Key Pair. Para obter detalhes sobre como criar um par de chaves, consulte Criação de par de chaves.

    Storage Settings

    Configure recursos de armazenamento em um nó para os contêineres em execução nele. Defina o tamanho do disco de acordo com os requisitos do site.
    Tabela 2 Parâmetros de configuração

    Parâmetro

    Descrição

    System Disk

    Disco do sistema usado pelo sistema operacional do nó. O valor varia de 40 GB a 1.024 GB. O valor padrão é 50 GB.

    Encryption: a criptografia de disco do sistema protege seus dados. Os snapshots gerados a partir de discos criptografados e discos criados usando esses snapshots herdam automaticamente a configuração de criptografia. Esta função está disponível apenas em determinadas regiões.
    • Encryption não está selecionada por padrão.
    • Depois de selecionar Encryption, você pode selecionar uma chave existente na caixa de diálogo exibida. Se nenhuma chave estiver disponível, clique em View Key List e crie uma chave. Depois que a chave for criada, clique no ícone de atualização ao lado da caixa de texto Encryption.

    Data Disk

    Pelo menos um disco de dados é necessário para o tempo de execução do contêiner e o kubelet. O disco de dados não pode ser excluído ou desinstalado. Caso contrário, o nó ficará indisponível.

    • Primeiro disco de dados: usado para o tempo de execução do contêiner e componentes do kubelet. O valor varia de 20 GB a 32.768 GB. O valor padrão é 100 GB.
    • Outros discos de dados: você pode definir o tamanho do disco de dados para um valor que varia de 10 GB a 32.768 GB. O valor padrão é 100 GB.
    NOTA:

    Se o flavor de nó for de I/O intensiva em disco ou ultra-alta, um disco de dados pode ser um disco local.

    Discos locais podem quebrar e não garantir a confiabilidade dos dados. Armazene seus dados de serviço em discos EVS, que são mais confiáveis do que os discos locais.

    Configurações avançadas

    Clique em Expand para configurar os seguintes parâmetros:

    • Alocação de espaço em disco de dados: depois de selecionar Set Container Engine Space, você pode especificar a proporção do espaço para o mecanismo de contêiner, a imagem e o armazenamento temporário no disco de dados. O espaço do mecanismo de contêiner é usado para armazenar o diretório de trabalho, os dados da imagem do contêiner e os metadados da imagem para o tempo de execução do contêiner. O espaço restante do disco de dados é usado para arquivos de configuração, chaves e EmptyDir do pod. Para obter detalhes sobre como alocar espaço em disco de dados, consulte Alocação de espaço em disco de dados.
    • Encryption: a criptografia do disco de dados protege os seus dados. Os snapshots gerados a partir de discos criptografados e discos criados usando esses snapshots herdam automaticamente a configuração de criptografia. Esta função está disponível apenas em determinadas regiões.
      • Encryption não está selecionada por padrão.
      • Depois de selecionar Encryption, você pode selecionar uma chave existente na caixa de diálogo exibida. Se nenhuma chave estiver disponível, clique em View Key List e crie uma chave. Depois que a chave for criada, clique no ícone de atualização ao lado da caixa de texto Encryption.

    Adicionar vários discos de dados

    Um máximo de quatro discos de dados podem ser adicionados. Por padrão, os discos brutos são criados sem qualquer processamento. Você também pode clicar em Expand e selecionar qualquer uma das seguintes opções:

    • Default: por padrão, um disco bruto é criado sem qualquer processamento.
    • Mount Disk: o disco de dados é anexado a um diretório especificado.
    • Use as PV: aplicável a cenários em que há um requisito de alto desempenho em PVs. O rótulo node.kubernetes.io/local-storage-persistent é adicionado ao nó com o PV configurado. O valor é linear ou striped.
    • Use as ephemeral volume: aplicável a cenários em que há uma exigência de alto desempenho em EmptyDir.
    NOTA:
    • Os PVs locais são suportados apenas quando a versão do cluster é v1.21.2-r0 ou posterior e a versão do complemento everest é 2.1.23 ou posterior. Recomenda-se a versão 2.1.23 ou posterior.
    • Os EVs locais são suportados apenas quando a versão do cluster é v1.21.2-r0 ou posterior e a versão do complemento everest é 2.1.23 ou posterior.
    Volumes persistentes locais e EVs locais suportam os seguintes modos de gravação:
    • Linear: um volume lógico linear integra um ou mais volumes físicos. Os dados são gravados no próximo volume físico quando o anterior é usado.
    • Striped: um volume lógico distribuído distribui dados em blocos do mesmo tamanho e os armazena em vários volumes físicos em sequência, permitindo que os dados sejam lidos e gravados simultaneamente. Um pool de armazenamento que consiste em volumes distribuídos não pode ser dimensionado. Essa opção só pode ser selecionada quando existirem vários volumes.

    Configurações da rede

    Configure os recursos de rede para permitir o acesso de nós e aplicações em contêiner.
    Tabela 3 Parâmetros de configuração

    Parâmetro

    Descrição

    Node Subnet

    A sub-rede de nó selecionada durante a criação do cluster é usada por padrão. Você pode escolher outra sub-rede em vez disso.

    Node IP Address

    Endereço IP do nó especificado. Por padrão, o valor é alocado aleatoriamente.

    EIP

    Um ECS sem um EIP vinculado não pode acessar a Internet ou ser acessado por redes públicas.

    O valor padrão é Do not use. Use existing e Auto create são suportados.

    Configurações avançadas

    Configure recursos avançados de nó, como rótulos, manchas e comando de inicialização.
    Tabela 4 Parâmetros de configuração avançadas

    Parâmetro

    Descrição

    Kubernetes Label

    Um par de chave e valor adicionado a um objeto do Kubernetes (como um pod). Um máximo de 20 rótulos podem ser adicionados.

    Os rótulos podem ser usados para distinguir nós. Com as configurações de afinidade da carga de trabalho, os pods de contêiner podem ser agendados para um nó especificado. Para obter mais informações, consulte Rótulos e seletores.

    Resource Tag

    Você pode adicionar tags de recursos para classificar recursos.

    Você pode criar tagspredefinidas no console do TMS. As tags predefinidas estão disponíveis para todos os recursos que suportam tags. Você pode usar tags predefinidas para melhorar a criação de tags e a eficiência da migração de recursos. Para obter detalhes, consulte Criação de tags predefinidas.

    O CCE criará automaticamente a tag "CCE-Dynamic-Provisioning-Node=node id".

    Taint

    Este parâmetro é deixado em branco por padrão. Você pode adicionar manchas para configurar a antiafinidade para o nó. Um máximo de 20 manchas são permitidas para cada nó. Cada mancha contém os seguintes parâmetros:
    • Key: uma chave deve conter de 1 a 63 caracteres, começando com uma letra ou dígito. Apenas letras, dígitos, hifens (-), sublinhados (_) e pontos (.) são permitidos. Um nome de subdomínio do DNS pode ser usado como prefixo de uma chave.
    • Value: um valor deve começar com uma letra ou dígito e pode conter no máximo 63 caracteres, incluindo letras, dígitos, hifens (-) e pontos (.).
    • Effect: as opções disponíveis são NoSchedule, PreferNoSchedule e NoExecute.

    Para mais detalhes, consulte Gerenciamento de manchas de nó.

    NOTA:

    Para um cluster v1.19 ou anterior, a carga de trabalho pode ter sido agendada para um nó antes de a mancha ser adicionada. Para evitar tal situação, selecione um cluster v1.19 ou posterior.

    Max. Pods

    Número máximo de pods que podem ser executados no nó, incluindo os pods padrão do sistema. Intervalo de valor: 16 a 256

    Esse limite impede que o nó seja sobrecarregado com pods.

    Esse número também é decidido por outros fatores. Para mais detalhes, consulte Número máximo de pods que podem ser criados em um nó.

    ECS Group

    Um grupo de ECS agrupa logicamente os ECS. Os ECSs do mesmo grupo de ECS cumprem a mesma política associada ao grupo de ECS.

    Anti-affinity: os ECSs em um grupo de ECS são implementados em hosts físicos diferentes para melhorar a confiabilidade do serviço.

    Selecione um grupo de ECS existente ou clique em Add ECS Group para criar um. Depois que o grupo de ECS for criado, clique no botão de atualizar.

    Pre-installation Command

    Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.

    O script será executado antes da instalação do software Kubernetes. Observe que, se o script estiver incorreto, o software Kubernetes pode falhar ao ser instalado.

    Post-installation Command

    Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.

    O script será executado após a instalação do software Kubernetes e não afetará a instalação.

    NOTA:

    Não execute o comando reboot no script de pós-instalação para reiniciar o sistema imediatamente. Para reiniciar o sistema, execute o comando shutdown -r 1 para reiniciar com um atraso de um minuto.

    Agency

    Uma agência é criada pelo administrador do locatário no console do IAM. Ao criar uma agência, você pode compartilhar seus recursos de servidor em nuvem com outra conta ou confiar a uma pessoa ou equipe mais profissional para gerenciar seus recursos.

    Se nenhuma agência estiver disponível, clique em Create Agency à direita para criar uma.

  4. Configure o número de nós a serem comprados. Em seguida, clique em Next: Confirm. Confirme os parâmetros configurados, o preço e as especificações. Assegure-se de que você leu e compreendeu a Declaração do serviço de gerenciamento de imagens.
  5. Clique em Submit.

    Se o nó for cobrado anual/mensalmente, clique em Pay Now e siga as instruções na tela para pagar o pedido.

    A página de lista de nós é exibida. Se o status do nó for Running, o nó é criado com êxito. Demora cerca de 6 a 10 minutos para criar um nó.

  6. Clique em Back to Node List. O nó é criado com sucesso se ele muda para o estado Running.

Operações relacionadas

Criação de um script de injeção de nó.