Adição de nós para gerenciamento
Cenário
No CCE, você pode criar um nó (Criação de um nó) ou adicionar nós existentes (ECSs ou/BMSs) ao cluster. Esses nós podem ser cobrados no modo anual/mensal ou pagamento por uso.
- Enquanto um ECS estiver sendo aceito em um cluster, o sistema operacional do ECS será redefinido para a imagem padrão do sistema operacional fornecida pelo CCE para garantir a estabilidade do nó. O console do CCE solicita que você selecione o sistema operacional e o modo de logon durante a reinicialização.
- As informações do LVM, incluindo grupos de volumes (VGs), volumes lógicos (LVs) e volumes físicos (PVs), serão excluídas dos discos do sistema e dos discos de dados anexados aos ECSs selecionados durante o gerenciamento. Certifique-se de que o backup das informações tenha sido feito.
- Enquanto um ECS estiver sendo aceito em um cluster, não execute nenhuma operação no ECS por meio do console do ECS.
Restrições
- A versão do cluster deve ser 1.15 ou posterior.
- Os nós do Kunpeng podem ser gerenciados apenas por clusters de v1.19 a v1.23.
- Você pode gerenciar nós do ECS, BMS e DeH, mas não nós do HECS.
- Se IPv6 estiver habilitado para um cluster, apenas os nós em uma sub-rede com IPv6 habilitado poderão ser aceitos e gerenciados. Se IPv6 não estiver habilitado para o cluster, somente os nós em uma sub-rede sem IPv6 habilitado poderão ser aceitos.
- Se uma senha ou chave tiver sido definida quando o nó original da VM foi criado, redefina a senha ou a chave durante o gerenciamento. A senha ou chave original se tornará inválida.
- Os nós em um cluster do CCE Turbo devem suportar sub-ENIs ou estar vinculados a pelo menos 16 ENIs. Para obter detalhes sobre as especificações do nó, consulte os nós que podem ser selecionados no console quando você cria um nó.
- O sistema operacional Ubuntu não é suportado quando os nós do BMS são gerenciados.
- Discos de dados que foram particionados serão ignorados durante o gerenciamento do nó. Certifique-se de que haja pelo menos um disco de dados não particionado que atenda às especificações esteja anexado ao nó.
Pré-requisitos
Um servidor de nuvem que atenda às seguintes condições pode ser aceito:
- O nó a ser aceito deve estar no estado Running e não ser usado por outros clusters. Além disso, o nó a ser aceite não transporta a tag CCE-Dynamic-Provisioning-Node.
- O nó a ser aceito e o cluster devem estar na mesma VPC. (Se a versão do cluster for anterior à v1.13.10, o nó a ser aceito e o cluster do CCE devem estar na mesma sub-rede.)
- Os discos de dados devem ser anexados aos nós a serem gerenciados. Um disco local (disco intensivo) ou um disco de dados de pelo menos 20 GiB pode ser anexado ao nó, e quaisquer discos de dados já anexados não podem ser menores que 10 GiB. Para obter detalhes sobre como anexar um disco de dados, consulte Adição de um disco a um ECS.
- O nó a ser aceito tem CPU de 2 núcleos ou mais, 4 GiB ou mais de memória e apenas uma NIC.
- Se um projeto empresarial for usado, o nó a ser aceito e o cluster devem estar no mesmo projeto empresarial. Caso contrário, os recursos não podem ser identificados durante a gestão. Como resultado, o nó não pode ser aceito.
- Somente servidores em nuvem com as mesmas especificações, AZ e configuração de disco de dados podem ser adicionados em lotes.
Procedimento
- Efetue logon no console do CCE e vá para o cluster onde reside o nó a ser aceito.
- No painel de navegação, escolha Nodes. Na página exibida, clique em Accept Node no canto superior direito.
- Especifique os parâmetros do nó.
Compute Settings
Tabela 1 Parâmetros de configuração Parâmetro
Descrição
Specifications
Clique em Select Cloud Server e selecione os servidores a serem aceitos.
Você pode selecionar vários servidores de nuvem para gerenciamento de lotes. No entanto, apenas os servidores em nuvem com as mesmas especificações, AZ e configuração de disco de dados podem ser adicionados em lotes.
Se um servidor de nuvem contiver vários discos de dados, selecione um deles para o tempo de execução do contêiner e o kubelet.
Container engine
Clusters do CCE suportam Docker e containerd em alguns cenários.- Nós que executam CentOS, Ubuntu ou EulerOS 2.9 suportam containerd. Nós Arm executando EulerOS 2.5 ou EulerOS 2.8 não suportam containerd.
- Os clusters de rede da VPC da v1.23 e versões posteriores suportam containerd. Clusters de rede de túnel de v1.23.2-r0 e versões posteriores suportam containerd.
- Para um cluster do CCE Turbo, Docker e o containerd são suportados. Para obter detalhes, consulte Mapeamento entre sistemas operacionais de nó e mecanismos de contêiner.
OS
Public image: selecione um SO para o nó.
Private image: você pode usar imagens privadas. Para obter detalhes sobre como criar uma imagem privada, consulte Criação de uma imagem personalizada de nó do CCE.
Login mode
- Password
O nome do usuário padrão é root. Digite a senha para efetuar logon no nó e confirme a senha.
Certifique-se de lembrar a senha, pois você precisará dela quando fizer logon no nó.
- Key Pair
Selecione o par de chaves usado para efetuar logon no nó. Você pode selecionar uma chave compartilhada.
Um par de chaves é usado para autenticação de identidade quando você entra remotamente em um nó. Se nenhum par de chaves estiver disponível, clique em Create Key Pair. Para obter detalhes sobre como criar um par de chaves, consulte Criação de par de chaves.
Storage Settings
Configure recursos de armazenamento em um nó para os contêineres em execução nele.Tabela 2 Parâmetros de configuração Parâmetro
Descrição
System disk
Use diretamente o disco do sistema do servidor de nuvem.
Data disk
Pelo menos um disco de dados é necessário para o tempo de execução do contêiner e o kubelet. O disco de dados não pode ser excluído ou desinstalado. Caso contrário, o nó ficará indisponível.
Clique em Expand e selecione Allocate Disk Space para definir o espaço em disco ocupado pelo tempo de execução do contêiner para armazenar os diretórios de trabalho, os dados da imagem do contêiner e os metadados da imagem. Para obter detalhes sobre como alocar espaço em disco de dados, consulte Alocação de espaço em disco de dados.
Para outros discos de dados, um disco bruto é criado sem qualquer processamento por padrão. Você também pode clicar em Expand e selecionar Mount Disk para montar o disco de dados em um diretório especificado. Discos de dados também podem ser usados como PVs locais e EVs locais.
Advanced Settings
Tabela 3 Parâmetros de configuração avançadas Parâmetro
Descrição
Kubernetes label
Clique em Add para definir o par chave-valor anexado aos objetos do Kubernetes (como pods). Um máximo de 20 rótulos podem ser adicionados.
Os rótulos podem ser usados para distinguir nós. Com as configurações de afinidade da carga de trabalho, os pods de contêiner podem ser agendados para um nó especificado. Para obter mais informações, consulte Rótulos e seletores.
Resource tag
Você pode adicionar tags de recursos para classificar recursos.
Você pode criar tags predefinidas no console do TMS. As tags predefinidas estão disponíveis para todos os recursos que suportam tags. Você pode usar tags predefinidas para melhorar a criação de tags e a eficiência da migração de recursos. Para obter detalhes, consulte Criação de tags predefinidas.
O CCE criará automaticamente a tag "CCE-Dynamic-Provisioning-Node=node id".
Taint
Este campo é deixado em branco por padrão. Você pode adicionar manchas para configurar a antiafinidade para o nó. Um máximo de 20 manchas são permitidas para cada nó. Cada mancha contém os seguintes parâmetros:- Key: uma chave deve conter de 1 a 63 caracteres, começando com uma letra ou dígito. Apenas letras, dígitos, hifens (-), sublinhados (_) e pontos (.) são permitidos. Um nome de subdomínio do DNS pode ser usado como prefixo de uma chave.
- Value: um valor deve começar com uma letra ou dígito e pode conter no máximo 63 caracteres, incluindo letras, dígitos, hifens (-) e pontos (.).
- Effect: as opções disponíveis são NoSchedule, PreferNoSchedule e NoExecute.
AVISO:- Se manchas forem usadas, você deverá configurar tolerâncias nos arquivos YAML dos pods. Caso contrário, o aumento de escala pode falhar ou os pods não podem ser programados nos nós adicionados.
- Depois que um pool de nós é criado, você pode clicar em Edit para modificar sua configuração. A modificação será sincronizada com todos os nós no pool de nós.
Max. pod
Número máximo de pods que podem ser executados no nó, incluindo os pods padrão do sistema. Intervalo de valor: 16 a 256
Esse limite impede que o nó seja sobrecarregado com pods.
Pre-installation command
Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.
O script será executado antes da instalação do software Kubernetes. Observe que, se o script estiver incorreto, o software Kubernetes pode falhar ao ser instalado.
Post-installation command
Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.
O script será executado após a instalação do software Kubernetes e não afetará a instalação.
- Clique em Next: Confirm. Certifique-se de que leu e entendeu a Image Management Service Statement. Clique em Submit.