Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Cloud Container Engine/ Guia de usuário/ Clusters/ Atualização de um cluster/ Migração de serviços em clusters de versões diferentes
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

Migração de serviços em clusters de versões diferentes

Cenários de aplicações

Esta seção descreve como migrar serviços de um cluster de uma versão anterior para um cluster de uma versão posterior no CCE.

Esta operação é aplicável quando uma atualização de cluster entre versões é necessária (por exemplo, atualização de v1.7.* ou v1.9.* para 1.17.*) e novos clusters podem ser criados para a migração de serviços.

Pré-requisitos

Tabela 1 Lista de verificação antes da migração

Categoria

Descrição

Cluster

Relacionados ao NodeIP: verifique se os endereços IP do nó (incluindo EIPs) do cluster antes da migração foram usados em outras configurações ou listas brancas.

Cargas de trabalho

Registre o número de cargas de trabalho para verificação pós-migração.

Armazenamento

  1. Verifique se os recursos de armazenamento em uso são provisionados pela nuvem ou pela sua organização.
  2. Altere o armazenamento criado automaticamente para o armazenamento existente no novo cluster.

Rede

  1. Preste atenção especial ao ELB e ao ingress.
  2. Clusters de uma versão anterior suportam apenas o balanceador de carga clássico. Para migrar serviços para um novo cluster, altere o tipo de balanceador de carga para balanceador de carga compartilhado. Em seguida, o serviço ELB correspondente será restabelecido.

O&M

Configuração privada: verifique se os parâmetros do kernel ou os dados do sistema foram configurados nos nós do cluster.

Procedimento

  1. Crie um cluster do CCE.

    Crie um cluster com as mesmas especificações e configurações do cluster da versão anterior. Para mais detalhes, consulte Compra de um cluster do CCE.

  2. Adicione um nó.

    Adicione nós com as mesmas especificações e itens de configuração manual. Para mais detalhes, consulte Criação de um nó.

  3. Crie um volume de armazenamento no novo cluster.

    Use um volume de armazenamento existente para criar uma PVC no novo cluster. O nome da PVC permanece inalterado. Para obter detalhes, consulte Uso de um bucket do OBS existente através de um PV estático ou Uso de um sistema de arquivos do SFS Turbo existente por meio de um PV estático.

    A comutação de armazenamento suporta apenas buckets do OBS e sistemas de arquivos do SFS Turbo. Se o armazenamento não compartilhado for usado, suspenda as cargas de trabalho no cluster antigo para alternar os recursos de armazenamento. Como resultado, os serviços ficarão indisponíveis.

  4. Crie uma carga de trabalho no novo cluster.

    O nome e as especificações da carga de trabalho permanecem inalterados. Para obter detalhes sobre como criar uma carga de trabalho, consulte Criação de uma Implantação ou Criação de um StatefulSet.

  5. Monte o armazenamento novamente.

    Monte o armazenamento existente na carga de trabalho novamente. Para obter detalhes, consulte Uso de um bucket do OBS existente através de um PV estático ou Uso de um sistema de arquivos do SFS Turbo existente por meio de um PV estático.

  6. Crie um Serviço no novo cluster.

    O nome e as especificações do Serviço permanecem inalterados. Para obter detalhes sobre como criar um Serviço, consulte Serviço.

  7. Serviços da comissão.

    Depois que todos os recursos forem criados, comissione os serviços em contêiner. Se o comissionamento for bem-sucedido, migre os serviços para o novo cluster.

  8. Exclua ou cancele a assinatura do cluster antigo.

    Quando todas as funções do novo cluster estiverem estáveis, cancele a assinatura ou exclua o cluster antigo. Para obter detalhes sobre como excluir um cluster, consulte Exclusão de um cluster.