Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-11-28 GMT+08:00

Redefinição de um nó

Cenário

Você pode redefinir um nó para modificar a configuração do nó, como o sistema operacional do nó e o modo de logon.

A redefinição de um nó reinstalará o sistema operacional do nó e o software Kubernetes no nó. Se um nó não estiver disponível porque você modifica a configuração do nó, você poderá redefinir o nó para corrigir a falha.

Restrições

  • Para clusters do CCE e clusters do CCE Turbo, a versão deve ser v1.13 ou posterior para oferecer suporte à redefinição de nó.
  • Para clusters de Kunpeng, a versão deve ser v1.15 ou posterior para oferecer suporte à redefinição de nó.

Precauções

  • Somente os nós de trabalho podem ser redefinidos. Se o nó ainda não estiver disponível após a redefinição, exclua o nó e crie um novo.
  • A redefinição de um nó reinstalará o sistema operacional do nó e interromperá os serviços de carga de trabalho em execução no nó. Portanto, realize a operação fora dos horários de pico.
  • Os dados no disco do sistema e nos discos de dados do Docker serão limpos. Faça backup de dados importantes antes de redefinir o nó.
  • Quando um disco de dados extra é montado em um nó, os dados nesse disco serão apagados se o disco não tiver sido desmontado antes da reinicialização do nó. Para evitar a perda de dados, faça backup dos dados com antecedência e monte o disco de dados novamente após a conclusão da redefinição do nó.
  • Os endereços IP dos pods de carga de trabalho no nó serão alterados, mas o acesso à rede de contêiner não será afetado.
  • Existe uma quota de disco EVS remanescente.
  • Enquanto o nó está sendo excluído, o back-end irá definir o nó para o estado não programável.
  • A redefinição de um nó causará perda de dados de PVC/PV para o PV local associado ao nó. Esses PVCs e PVs não podem ser restaurados ou usados novamente. Nesse cenário, o pod que usa o PV local é expulso do nó de reinicialização. Um novo pod é criado e permanece no estado pendente. Isso ocorre porque a PVC usada pelo pod tem um rótulo de nó, devido ao qual o pod não pode ser programado. Depois que o nó é redefinido, o pod pode ser agendado para o nó de redefinição. Nesse caso, o pod está sempre no estado de criação porque o volume lógico subjacente correspondente à PVC não existe.

Procedimento

O novo console permite que você redefina os nós em lotes. Você também pode usar uma imagem privada para redefinir nós em lotes.

  1. Efetue logon no console do CCE.
  2. Clique no nome do cluster para acessar a página de detalhes do cluster, escolha Nodes no painel de navegação e selecione um ou vários nós a serem redefinidos na lista à direita. Escolha More > Reset.
  3. Na caixa de diálogo exibida, clique em Next.

    • Para nós no pool de nós do DefaultPool, a página de configuração de parâmetros é exibida. Defina os parâmetros referindo-se a 4.
    • Para um nó que você cria em um pool de nós, a redefinição do nó não suporta a configuração de parâmetros. Você pode usar diretamente a imagem de configuração do pool de nós para redefinir o nó.

  4. Especifique os parâmetros do nó.

    Compute Settings
    Tabela 1 Parâmetros de configuração

    Parâmetro

    Descrição

    Specifications

    As especificações não podem ser modificadas quando você redefine um nó.

    Container Engine

    Clusters do CCE suportam Docker e containerd em alguns cenários.
    • Nós que executam CentOS, Ubuntu ou EulerOS 2.9 suportam containerd. Nós Arm executando EulerOS 2.5 ou EulerOS 2.8 não suportam containerd.
    • Os clusters de rede da VPC da v1.23 e versões posteriores suportam containerd. Clusters de rede de túnel de v1.23.2-r0 e versões posteriores suportam containerd.
    • Para um cluster do CCE Turbo, Docker e o containerd são suportados. Para obter detalhes, consulte Mapeamento entre sistemas operacionais de nó e mecanismos de contêiner.

    OS

    Public image: selecione um SO para o nó.

    Private image: você pode usar imagens privadas. Para obter detalhes sobre como criar uma imagem privada, consulte Criação de uma imagem personalizada de nó do CCE.

    Login Mode

    • Password

      O nome do usuário padrão é root. Digite a senha para efetuar logon no nó e confirme a senha.

      Certifique-se de lembrar a senha, pois você precisará dela quando fizer logon no nó.

    • Key Pair

      Selecione o par de chaves usado para efetuar logon no nó. Você pode selecionar uma chave compartilhada.

      Um par de chaves é usado para autenticação de identidade quando você entra remotamente em um nó. Se nenhum par de chaves estiver disponível, clique em Create Key Pair. Para obter detalhes sobre como criar um par de chaves, consulte Criação de par de chaves.

    Storage Settings

    Configure recursos de armazenamento em um nó para os contêineres em execução nele.
    Tabela 2 Parâmetros de configuração

    Parâmetro

    Descrição

    System disk

    Use diretamente o disco do sistema do servidor de nuvem.

    Data disk

    Pelo menos um disco de dados é necessário para o tempo de execução do contêiner e o kubelet. O disco de dados não pode ser excluído ou desinstalado. Caso contrário, o nó ficará indisponível.

    Clique em Expand e selecione Allocate Disk Space para definir o espaço em disco ocupado pelo tempo de execução do contêiner para armazenar os diretórios de trabalho, os dados da imagem do contêiner e os metadados da imagem. Para obter detalhes sobre como alocar espaço em disco de dados, consulte Alocação de espaço em disco de dados.

    Para outros discos de dados, um disco bruto é criado sem qualquer processamento por padrão. Você também pode clicar em Expand e selecionar Mount Disk para montar o disco de dados em um diretório especificado. Discos de dados também podem ser usados como PVs locais e EVs locais.

    Advanced Settings
    Tabela 3 Parâmetros de configuração avançadas

    Parâmetro

    Descrição

    Kubernetes label

    Clique em Add para definir o par chave-valor anexado aos objetos do Kubernetes (como pods). Um máximo de 20 rótulos podem ser adicionados.

    Os rótulos podem ser usados para distinguir nós. Com as configurações de afinidade da carga de trabalho, os pods de contêiner podem ser agendados para um nó especificado. Para obter mais informações, consulte Rótulos e seletores.

    Resource tag

    Você pode adicionar tags de recursos para classificar recursos.

    Você pode criar tags predefinidas no console do TMS. As tags predefinidas estão disponíveis para todos os recursos que suportam tags. Você pode usar tags predefinidas para melhorar a criação de tags e a eficiência da migração de recursos. Para obter detalhes, consulte Criação de tags predefinidas.

    O CCE criará automaticamente a tag "CCE-Dynamic-Provisioning-Node=node id".

    Taint

    Este campo é deixado em branco por padrão. Você pode adicionar manchas para configurar a antiafinidade para o nó. Um máximo de 20 manchas são permitidas para cada nó. Cada mancha contém os seguintes parâmetros:
    • Key: uma chave deve conter de 1 a 63 caracteres, começando com uma letra ou dígito. Apenas letras, dígitos, hifens (-), sublinhados (_) e pontos (.) são permitidos. Um nome de subdomínio do DNS pode ser usado como prefixo de uma chave.
    • Value: um valor deve começar com uma letra ou dígito e pode conter no máximo 63 caracteres, incluindo letras, dígitos, hifens (-) e pontos (.).
    • Effect: as opções disponíveis são NoSchedule, PreferNoSchedule e NoExecute.
    AVISO:
    • Se manchas forem usadas, você deverá configurar tolerâncias nos arquivos YAML dos pods. Caso contrário, o aumento de escala pode falhar ou os pods não podem ser programados nos nós adicionados.
    • Depois que um pool de nós é criado, você pode clicar em Edit para modificar sua configuração. A modificação será sincronizada com todos os nós no pool de nós.

    Max. pod

    Número máximo de pods que podem ser executados no nó, incluindo os pods padrão do sistema. Intervalo de valor: 16 a 256

    Esse limite impede que o nó seja sobrecarregado com pods.

    Pre-installation command

    Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.

    O script será executado antes da instalação do software Kubernetes. Observe que, se o script estiver incorreto, o software Kubernetes pode falhar ao ser instalado.

    Post-installation command

    Insira comandos. Um máximo de 1.000 caracteres são permitidos.

    O script será executado após a instalação do software Kubernetes e não afetará a instalação.

  5. Clique em Next: Confirm. Certifique-se de que leu e entendeu a Declaração do serviço de gerenciamento de imagens.
  6. Clique em Submit.