Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-11-24 GMT+08:00

Replicação entre regiões

Cenário de aplicação

A replicação entre regiões oferece a capacidade de recuperação de desastres entre regiões, permitindo que você configure uma solução de backup remoto.

A replicação entre regiões refere-se ao processo de replicação automática e assíncrona de dados de um bucket (bucket de origem) para outro bucket (bucket de destino) entre regiões, criando uma regra de replicação entre regiões. O bucket de origem e o bucket de destino devem pertencer à mesma conta. A replicação entre contas não é suportada.

Para uma regra de replicação entre regiões, você pode configurá-la para corresponder a um prefixo de objeto predefinido para que todos os objetos com esse prefixo sejam replicados. Como alternativa, você pode configurar a regra para aplicar ao bucket inteiro para que todos os objetos no bucket sejam replicados. Os objetos replicados para o bucket de destino são cópias precisas de objetos no bucket de origem. Eles têm os mesmos nomes de objetos, metadados, conteúdo, tamanho, hora da última modificação, criador, ID de versão, metadados definidos pelo usuário e as ACL. Por padrão, a classe de armazenamento de uma cópia de objeto é a mesma do objeto de origem. Você também pode especificar uma classe de armazenamento diferente para uma cópia de objeto.

Figura 1 Replicação entre regiões
  • Conformidade regulamentar

    OBS armazena dados nas AZ que estão relativamente distantes umas das outras. No entanto, a conformidade regulatória pode exigir distâncias maiores. A replicação entre regiões permite que OBS replique dados entre regiões para conformidade regulamentar.

  • Latências minimizadas

    Os mesmos recursos de OBS podem precisar ser acessados de locais diferentes. Para minimizar a latência de acesso, você pode usar a replicação entre regiões para criar cópias de objetos na região mais próxima dos usuários finais.

  • Replicação de dados

    A replicação entre regiões permite migrar facilmente os dados armazenados em OBS de uma região para outra.

  • Backup de dados e recuperação de desastres

    Para garantir a segurança e a disponibilidade dos dados, você precisa criar backups explícitos para todos os dados gravados em OBS no centro de dados de outra região, para que o backup seguro esteja disponível caso os dados de origem sejam danificados irrevogavelmente.

  • Manutenção facilitada

    Você tem um cluster de computação entre regiões para analisar a mesma coleção de objetos. Você precisa manter réplicas de objetos nas duas regiões.

Conteúdo replicado

Após a ativação da regra de replicação entre regiões, os objetos que atendem às seguintes condições são copiados para o bucket de destino:

  • Objetos carregados recentemente (exclusão de objetos na classe de armazenamento Arquivo)
  • Objetos atualizados. Por exemplo, o conteúdo do objeto é atualizado ou as informações de ACL de um objeto copiado são atualizadas.
  • Objetos históricos em um bucket se Synchronizing Existing Objects estiver ativado (exclusão de objetos na classe de armazenamento Arquivo)

A replicação entre regiões não replica objetos criptografados usando SSE-C.

Restrições

  • Uma regra de replicação entre regiões pode não ter efeito imediatamente após sua configuração. Assim, os objetos aos quais essa regra é aplicada podem não ser replicados imediatamente após a configuração da regra.
  • Atualmente, apenas os buckets da versão 3.0 oferecem suporte à replicação entre regiões. Para verificar a versão do bucket, vá para a página Overview do bucket no console de OBS. Em seguida, você pode visualizar a versão do bucket na área Basic Information.
  • Por padrão, os objetos carregados antes da ativação da replicação entre regiões não são copiados para o bucket de destino, a menos que a função de sincronização de objetos existentes esteja ativada.
  • O bucket de origem e o bucket de destino devem pertencer a regiões diferentes separadamente. Os dados não podem ser copiados entre buckets na mesma região.
  • Os objetos não podem ser copiados do bucket de origem para o bucket de destino se estiverem na classe de armazenamento Arquivo.
  • Se a região em que o intervalo de destino reside não oferecer suporte a classes de armazenamento diferentes para dados, as cópias do objeto serão armazenadas na classe de armazenamento Padrão.
  • O status de controle de versão do bucket de origem deve ser o mesmo do bucket de destino.
  • Os objetos em um bucket de origem podem ser copiados para somente um bucket de destino e não podem ser copiados novamente do bucket de destino para outro bucket. Por exemplo, o bucket A e o bucket B estão em duas regiões diferentes. Você pode copiar dados do bucket A para o bucket B ou vice-versa. No entanto, as cópias de dados no bucket A ou no bucket B não podem mais ser replicadas.
  • Se o controle de versão estiver ativado ou suspenso para os buckets de origem e de destino e a replicação entre regiões também estiver ativada para ambos os buckets, a exclusão de um objeto sem especificar sua versão no bucket de origem também excluirá o objeto no bucket de destino.
  • Se você alterar o status de controle de versão do bucket de destino quando a replicação entre regiões estiver ativada, a replicação dos objetos falhará. Se você quiser alterar o status de controle de versão do bucket de origem, desative a replicação entre regiões primeiro e, em seguida, faça a alteração.
  • Certifique-se de que os proprietários dos buckets de origem e destino tenham as permissões de leitura e gravação nos dois buckets. Caso contrário, os dados não podem ser sincronizados. Se o sistema não tiver as permissões para ler o bucket de origem ou gravar o bucket de destino devido a erros de permissão de leitura/gravação, os objetos não poderão ser copiados com êxito e essa replicação não será retomada mesmo que o erro de permissão seja corrigido.
  • Para um bucket de origem, você pode criar somente uma regra de replicação entre regiões que se aplica a todo o bucket para replicação de todos os objetos no bucket. No entanto, você pode criar um máximo de 100 regras de replicação entre regiões com base em prefixos de objeto para a replicação de objetos que correspondam aos prefixos.
  • Atualmente, OBS suporta apenas a replicação entre um bucket de origem e um bucket de destino. A replicação de um bucket de origem para vários buckets de destino não é suportada. O bucket de destino pode ser modificado. No entanto, modificar o bucket de destino alterará o bucket de destino de todas as regras existentes.
  • Se eliminar a configuração de agência de OBS numa replicação entre regiões, o estado de replicação torna-se Failed.
  • Não exclua, substitua réplicas de objeto no bucket de destino ou modifique suas ACL, o que pode causar inconsistência das últimas versões de objeto ou configurações de controle de permissão entre o bucket de destino e o bucket de origem.
  • Se a função para sincronizar objetos existentes estiver habilitada, modificar a configuração de replicação entre regiões pode causar falhas na sincronização de objetos existentes. Por conseguinte, não modifique a configuração de replicação entre regiões antes da conclusão da sincronização.
  • Se a replicação entre regiões estiver ativada, os dados não poderão ser adicionados ao final dos objetos no intervalo de origem.
  • Após a conclusão de uma replicação com Synchronize Existing Objects ativada, se a diretiva de replicação se mantiver inalterada, quaisquer alterações de ACL de objetos de origem serão sincronizadas com as cópias de objetos. No entanto, as alterações ACL de objetos históricos de origem não serão sincronizadas com as cópias de objetos históricos.
  • Antes de replicar os dados, certifique-se de que as regiões de origem e de destino possam ter seus dados replicados uma da outra. Figura 2 lista as regiões suportadas. √ definição indica que os dados podem ser replicados entre regiões. x indica que os dados não podem ser replicados entre regiões.
    Figura 2 Replicação entre regiões

Como usar essa função

Você pode usar console de OBS, as API, os SDK, ou obsutil para configurar a replicação entre regiões.

Ferramenta

Referência

Console de OBS

Configuração da replicação entre regiões

Os SDK

OBS suporta kits de desenvolvimento de software (os SDK) em vários idiomas. Para obter detalhes, consulte o guia do desenvolvedor correspondente na página Visão geral de SDK.

As API

Configuração da replicação entre regiões para um bucket

obsutil

Cópia de objetos