Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-11-18 GMT+08:00

Visão geral

O que é o CBR?

O Cloud Backup and Recovery (CBR) permite que você faça backup de servidores e discos em nuvem com facilidade. No caso de um ataque de vírus, uma exclusão acidental ou uma falha de software/hardware, você poderá restaurar os dados para qualquer ponto no tempo em que um backup dos dados tenha sido feito.

O CBR protege seus serviços, garantindo a segurança e a consistência de seus dados.

Quais são as diferenças entre backup, Snapshot, e imagem?

Você pode usar a função de backup do servidor em nuvem para criar os ECS e a função de backup em disco em nuvem para criar discos EVS.

Uma imagem pode ser uma imagem de disco do sistema, uma imagem de disco de dados ou uma imagem de ECS inteiro.

Tipo de backup

Objeto de backup

Cenário de aplicação

Diferenças e Vantagens

Método de backup

Método de Restauração

Backup do servidor em nuvem

Todos os discos (discos de sistema e de dados) em um ECS

  • Ataques de hackers e vírus

    Você pode usar o backup do servidor em nuvem para restaurar dados para o ponto de backup mais recente no qual o ECS não foi afetado por ataques de hackers e vírus.

  • Eliminação acidental de dados

    Você pode usar o backup do servidor em nuvem para restaurar dados para o ponto de backup antes da exclusão acidental.

  • Erro de atualização do aplicativo

    Você pode usar o backup do servidor em nuvem para restaurar dados para o ponto de backup antes da atualização do aplicativo.

  • Avarias do sistema

    Você pode usar o backup do servidor em nuvem para restaurar um ECS para o ponto de backup no tempo antes da falha do sistema.

Todos os discos em um ECS são copiados ao mesmo tempo, garantindo a consistência dos dados.

Além disso, você pode configurar políticas de backup para backup automático.

Criando um backup de servidor em nuvem

Backup de disco em nuvem

Um ou mais discos especificados (sistema ou discos de dados)

  • Somente os discos de dados precisam ser copiados, porque o disco do sistema não contém dados de aplicativos dos usuários.

    Você pode usar o backup de disco em nuvem para fazer backup e restaurar dados se um disco EVS estiver com defeito ou encontrar um erro lógico, por exemplo, exclusão acidental, ataques de hackers e infecção por vírus.

  • Use backups como dados de linha de base.

    Depois que uma política de backup for definida, os dados do disco do EVS poderão ser automaticamente copiados com base na política. Você pode usar os backups criados em tempo hábil como os dados de linha de base para criar novos discos EVS ou para restaurar os dados de backup em discos EVS.

Os dados de backup são armazenados no OBS, em vez de discos. Isso garante a restauração de dados em caso de perda ou corrupção de dados do disco.

O custo de backup é reduzido sem comprometer a segurança dos dados.

Criando um backup em disco na nuvem

Captura

Um ou mais discos especificados (sistema ou discos de dados)

  • Backup de dados de rotina

    Você pode criar instantâneos para discos em tempo hábil e usar instantâneos para recuperar seus dados no caso de perda de dados ou inconsistência de dados ocorrer devido a operações incorretas, vírus ou ataques.

  • Rápida restauração de dados

    Você pode criar um instantâneo ou vários instantâneos antes de uma atualização de software de aplicativo ou de uma migração de dados de serviço. Se ocorrer uma exceção durante a atualização ou migração, os dados do serviço poderão ser restaurados rapidamente para o ponto de tempo em que o instantâneo foi criado.

    Por exemplo, se o ECS A não puder ser iniciado devido a uma falha no disco do sistema A, você poderá criar o disco B usando um snapshot existente do disco do sistema A e anexar o disco B a um ECS em execução correta, por exemplo, ECS B. Neste caso, o ECS B pode ler os dados do disco do sistema A a partir do disco B.

  • Rápida implantação de vários serviços

    Você pode usar um instantâneo para criar vários discos EVS contendo os mesmos dados iniciais, e esses discos podem ser usados como recursos de dados para vários serviços,

    por exemplo, mineração de dados, consulta de relatórios e desenvolvimento e teste. Esse método protege os dados iniciais e cria discos rapidamente, atendendo aos requisitos de dados de serviço diversificados.

NOTA:
  • Um snapshot pode ser revertido somente para seu disco de origem. A reversão para outro disco não é possível.
  • Se você tiver reinstalado ou alterado o ECS OS, os instantâneos do disco do sistema serão excluídos automaticamente. Instantâneos dos discos de dados podem ser usados como de costume.
  • Os dados do snapshot são armazenados com os dados do disco para facilitar o backup e a restauração rápidos dos dados.
  • Você pode criar instantâneos para salvar rapidamente os dados do disco como estavam em pontos especificados no tempo. Você também pode usar snapshots para criar novos discos para que os discos criados contenham os dados do snapshot no início.

Criando um Snapshot

Fazendo Rollback de Dados de um Snapshot

Imagem de disco do sistema

Disco do sistema

  • Rápida recuperação do sistema

    Você pode criar uma imagem de disco do sistema para o disco do sistema de um ECS antes da alteração do SO, do upgrade do software do aplicativo ou da migração de dados do serviço. Se ocorrer uma exceção durante a migração, você poderá usar a imagem de disco do sistema para alterar o SO do ECS ou criar um novo ECS.

  • Rápida implantação de vários serviços

    Você pode usar uma imagem de disco do sistema para criar rapidamente os vários ECS com o mesmo SO e, assim, implantar rapidamente os serviços desses ECS.

Uma imagem de disco do sistema pode ajudar um ECS com SO danificado a alterar rapidamente seu SO.

Criando uma imagem de disco do sistema

imagem do disco de dados

Disco de dados específico

Rápida replicação de dados

Você pode usar uma imagem de disco de dados para criar vários discos EVS contendo os mesmos dados iniciais e, em seguida, anexar esses discos aos ECS para fornecer recursos de dados para vários serviços.

Uma imagem de disco de dados pode replicar todos os dados em um disco e criar novos discos EVS. Os discos do EVS podem ser conectados aos outros ECS para replicação e compartilhamento de dados.

Criando uma imagem de disco de dados

Criando um disco de dados usando uma imagem de disco de dados

Imagem de ECS inteiro

Todos os discos (discos de sistema e de dados) em um ECS

  • Rápida recuperação do sistema

    Você pode criar uma imagem ECS completa para o disco do sistema e os discos de dados de um ECS antes da alteração do SO, da atualização do software de aplicativo ou da migração de dados de serviço. Se ocorrer uma exceção durante a migração, você poderá usar a imagem ECS completa para alterar o ECS OS ou criar um novo ECS.

  • Rápida implantação de vários serviços

    Você pode usar uma imagem de ECS completo para criar rapidamente os vários ECS com o mesmo SO e dados, implantando, assim, rapidamente os serviços desses ECS.

Uma imagem ECS completa facilita a migração do serviço.

Criando uma imagem ECS completa

Criando um ECS a partir de uma imagem de ECS completa

Arquitetura do CBR

O CBR consiste em backups, cofres e políticas.

  • Backup

    Um backup é uma cópia de um determinado pedaço de dados e geralmente é armazenado em outro lugar para que ele possa ser usado para restaurar os dados originais em caso de perda de dados. O CBR é compatível com os seguintes tipos de backup:

    • Backup do servidor em nuvem: Esse tipo de backup usa a tecnologia de snapshot de consistência para discos para proteger dados dos ECS e dos BMS. Os backups de servidores sem bancos de dados implantados são backups comuns de servidores, e os de servidores com bancos de dados implantados são backups consistentes com aplicativos.
    • Backup em disco na nuvem: Esse tipo de backup fornece proteção de dados baseada em instantâneos para discos EVS.
  • Cofre

    O CBR usa cofres para armazenar backups. Antes de criar um backup, você precisa criar pelo menos um Vault e associar o recurso que deseja fazer backup ao Vault. Em seguida, o backup do recurso é armazenado no vault associado.

    Os cofres podem ser classificados em dois tipos: cofres de backup e cofres de replicação. Os cofres de backup armazenam backups, enquanto os cofres de replicação armazenam réplicas de backups.

    Os backups de diferentes tipos de recursos devem ser armazenados em diferentes tipos de cofres.

  • Política

    As políticas são divididas em políticas de backup e políticas de replicação.

    • Políticas de backup: Para executar backups automáticos, configure uma política de backup definindo os tempos de execução das tarefas de backup, o ciclo de backup e as regras de retenção e, em seguida, aplique a política a um cofre.
    • Políticas de replicação: Para replicar automaticamente backups ou cofres, configure uma política de replicação definindo os tempos de execução das tarefas de replicação, o ciclo de replicação e as regras de retenção e, em seguida, aplique a política a um cofre. As réplicas de backups devem ser armazenadas em cofres de replicação.

Mecanismo de backup

Um backup completo é executado apenas para o primeiro backup e faz backup de todos os blocos de dados usados.

Por exemplo, se o tamanho de um disco for 100 GB e o espaço usado for 40 GB, o backup de 40 GB de dados será feito.

Um backup incremental faz backup apenas dos dados alterados desde o último backup, o que é eficiente em termos de armazenamento e tempo.

Quando um backup é excluído, somente os blocos de dados que não dependem de outros backups são excluídos, para que outros backups ainda possam ser usados para restauração. Tanto um backup completo quanto um backup incremental podem restaurar dados para o estado em um determinado ponto de backup no tempo.

Ao criar um backup de um disco, o CBR também cria um instantâneo para ele. Sempre que um novo backup em disco é criado, o CBR exclui o snapshot antigo e mantém apenas o snapshot mais recente.

O CBR armazena dados de backup no OBS, aumentando a segurança dos dados de backup.

Opções de backup

O CBR suporta backup único e backup periódico. Uma tarefa de backup única é criada manualmente pelos usuários e é executada apenas uma vez. As tarefas de backup periódico são executadas automaticamente com base em uma política de backup definida pelo usuário.

Tabela 1 Backup único e backup periódico

item

Backup único

Backup periódico

Política de backup

Não obrigatório

Necessário

Número de tarefas de backup

Uma tarefa de backup manual

Tarefas periódicas orientadas por uma política de backup

Nome do backup

Nome de backup definido pelo usuário, que é manualbk_xxxx por padrão

Nome de backup atribuído pelo sistema, que é autobk_xxxx por padrão

modo de backup

Backup completo pela primeira vez e backup incremental posteriormente, por padrão

Backup completo pela primeira vez e backup incremental posteriormente, por padrão

Cenário de aplicação

Executado antes de corrigir ou atualizar o SO ou atualizar um aplicativo em um recurso. Um backup único pode ser usado para restaurar o recurso para o estado original se a correção ou atualização falhar.

Executado para manutenção de rotina de um recurso. O backup mais recente pode ser usado para restauração se ocorrer uma falha inesperada ou perda de dados.