Compra de uma instância de banco de dados sem servidor
Cenários
As capacidades das instâncias de banco de dados sem servidor mudam automaticamente com base nos requisitos da aplicação.
Esta seção descreve como criar uma instância de banco de dados sem servidor no console do GaussDB(for MySQL).
Restrições
Atualmente, as instâncias cobradas em uma cobrança sem servidor podem ser compradas nas seguintes regiões:
- CN North-Beijing4
- CN East-Shanghai1
- CN South-Guangzhou
- AP-Singapore
Cobrança
Para obter detalhes, consulte Cobrança sem servidor.
Pré-requisitos
- Você pode criar um usuário ou grupo de usuários do IAM no console do IAM e conceder a ele permissões de operação específicas para realizar o gerenciamento refinado na Huawei Cloud. Para obter detalhes, consulte Criação de um usuário e concessão de permissões.
- O saldo da sua conta não está abaixo de zero.
Procedimento
- Vá para a página Buy DB Instance.
- Na página exibida, selecione Serverless para Billing Mode, configure as informações necessárias e clique em Next.
Figura 1 Informações básicas
Figura 2 Especificações e armazenamento de uma instância sem servidor
Tabela 2 Especificações e armazenamento Parâmetro
Descrição
Compute Configuration
Atualmente, apenas Custom é suportado.
Compute Range
1 TCU é aproximadamente igual às instâncias com 1 vCPU e 2 GB de memória.
Intervalo de valores: 1 a 16.
Nodes
Por padrão, uma instância de banco de dados contém um nó primário e várias réplicas de leitura. Ao comprar uma instância de banco de dados sem servidor, você pode solicitar zero ou uma réplica de leitura. Réplicas de leitura não podem ser criadas após a compra de uma instância de banco de dados.
Storage
Ele contém a sobrecarga do sistema necessária para operação de inode, bloco reservado e banco de dados.
O armazenamento será ampliado dinamicamente com base na quantidade de dados que precisam ser armazenados e é cobrado por hora com base em pagamento por uso.
Backup Space
O GaussDB(for MySQL) fornece espaço de backup gratuito igual à quantidade de seu armazenamento usado. Depois que o espaço de backup gratuito for usado, você será cobrado pelo espaço adicional em uma base de pagamento por uso.
Figura 3 Rede
Tabela 3 Rede Parâmetro
Descrição
VPC
- Indica uma rede virtual dedicada na qual suas instâncias de banco de dados estão localizadas. Ela isola redes para diferentes serviços. Você pode selecionar uma VPC existente ou criar uma VPC. Para obter detalhes sobre como criar uma VPC, consulte Criação de uma VPC.
Se nenhuma VPC estiver disponível, o GaussDB(for MySQL) alocará uma VPC para você por padrão.
AVISO:Após a criação da instância de BD, a VPC não pode ser alterada.
- Uma sub-rede fornece recursos de rede dedicados que são logicamente isolados de outras redes para a segurança da rede.
Um endereço IP privado é atribuído automaticamente quando você cria uma instância de banco de dados. Você também pode inserir um endereço IP privado ocioso no bloco CIDR da sub-rede.
NOTA:Atualmente, o GaussDB(for MySQL) não suporta IPv6.
Security Group
Melhora a segurança controlando o acesso ao GaussDB(for MySQL) a partir de outros serviços. Ao selecionar um grupo de segurança, você deve garantir que ele permita que o cliente acesse instâncias.
Se nenhum grupo de segurança estiver disponível ou tiver sido criado, o GaussDB(for MySQL) alocará um grupo de segurança para você por padrão.
NOTA:Para garantir conexões e acesso subsequentes ao banco de dados, clique em Add Inbound Rule para permitir que todos os endereços IP acessem a instância do banco de dados pela porta 3306 e por ICMP.
Para obter detalhes, consulte Configuração de regras de grupo de segurança.
Tabela 4 Proxy do banco de dados Parâmetro
Descrição
Database Proxy
É ativado por padrão. Depois que o proxy do banco de dados estiver habilitado, você poderá usar um endereço de divisão de leitura/gravação para se conectar ao banco de dados. O número de endereços de divisão de leitura/gravação é o mesmo que o do nó primário.
Quando o número de nós é 1, o proxy de banco de dados não pode ser ativado.
NOTA:Para usar essa função, envie um tíquete de serviço escolhendo Service Tickets > Create Service Ticket.
Proxy Mode
Você pode selecionar Read/Write ou Read-only, conforme necessário.
- Read/Write: todas as solicitações de gravação são encaminhadas apenas para o nó primário, e todas as solicitações de leitura são encaminhadas para os nós selecionados com base nos pesos de leitura.
- Read-only: o nó primário não processa solicitações de gravação e leitura, e todas as solicitações de leitura são encaminhadas para as réplicas de leitura selecionadas com base nos pesos de leitura.
Proxy Instance Specifications
Você pode selecionar as especificações da instância de proxy conforme necessário.
Tabela 5 Configuração do banco de dados Parâmetro
Descrição
Administrator
O nome de logon padrão do banco de dados é root.
Administrator Password
Deve ter de 8 a 32 caracteres e conter pelo menos três dos seguintes: letras maiúsculas, minúsculas, dígitos e caracteres especiais (~!@#%^*-_=+?,()&$). Digite uma senha forte e altere-a periodicamente para melhorar a segurança e se defender contra ameaças como tentativas de quebra de força bruta.
Mantenha esta senha segura. Se ela for perdida, o sistema não poderá recuperá-la.
Depois que uma instância de BD é criada, você pode redefinir essa senha. Para obter detalhes, consulte Redefinição da senha do administrador.
Confirm Password
Deve ser o mesmo que Administrator Password.
Tabela 6 Modelo de parâmetro Parâmetro
Descrição
Parameter Template
Contém valores de configuração do mecanismo que podem ser aplicados a uma ou mais instâncias. Você pode modificar os parâmetros da instância conforme necessário depois que a instância for criada.
AVISO:Se você usar um modelo de parâmetro personalizado ao criar uma instância de banco de dados, os seguintes parâmetros relacionados à especificação no modelo personalizado não serão aplicados. Em vez disso, os valores padrão são usados.
"innodb_buffer_pool_size"
"innodb_log_buffer_size"
"max_connections"
"innodb_buffer_pool_instances"
"innodb_page_cleaners"
"innodb_parallel_read_threads"
"innodb_read_io_threads"
"innodb_write_io_threads"
"threadpool_size"
Depois que uma instância de banco de dados é criada, você pode ajustá-la com base nos requisitos de serviço. Para obter detalhes, consulte Modificação de um modelo de parâmetro.
Table Name
Especifica se os nomes das tabelas diferenciam maiúsculas de minúsculas. Esta opção não pode ser alterada posteriormente.
- Case sensitive: os nomes das tabelas diferenciam maiúsculas de minúsculas.
- Case insensitive: os nomes das tabelas não diferenciam maiúsculas de minúsculas e são armazenados em letras minúsculas por padrão.
Enterprise Project
Disponível apenas para usuários empresariais. Se você quiser usar essa função, entre em contato com o atendimento ao cliente.
Um projeto empresarial fornece uma maneira de gerenciar recursos de nuvem e membros empresariais em uma base de projeto por projeto.
Você pode selecionar um projeto empresarial na lista suspensa. O projeto padrão é default.
Tabela 7 Tags Parâmetro
Descrição
Tag
Este parâmetro é opcional. A adição de tags ajuda você a identificar e gerenciar melhor suas instâncias de banco de dados. Um máximo de 20 tags podem ser adicionadas para cada instância.
Depois que uma instância de banco de dados for criada, você poderá visualizar seus detalhes de tag na guia Tags. Para obter detalhes, consulte Gerenciamento de tags.
O desempenho de uma instância de banco de dados depende de sua configuração. Os itens de configuração de hardware incluem as especificações da instância, o tipo de armazenamento e o espaço de armazenamento.
- Indica uma rede virtual dedicada na qual suas instâncias de banco de dados estão localizadas. Ela isola redes para diferentes serviços. Você pode selecionar uma VPC existente ou criar uma VPC. Para obter detalhes sobre como criar uma VPC, consulte Criação de uma VPC.
- Confirme suas especificações.
- Se você precisar modificar suas configurações, clique em Previous.
- Se você não precisar modificar suas configurações, clique em Submit.
- Para visualizar e gerenciar instâncias, acesse a página Instances.
- Durante o processo de criação, o status da instância é Creating. Depois que o status da instância se tornar Available, a instância poderá ser usada.
- O backup automatizado é ativado por padrão durante a criação da instância. Depois que sua instância for criada, a política de backup não poderá ser desativada e um backup completo será criado automaticamente.
- Depois que a instância for criada, você poderá confirmar o tipo de instância de banco de dados na página Instances.
- Depois que a instância é criada, você pode adicionar uma descrição.
- A porta do banco de dados padrão é 3306, mas você pode alterá-la após a conclusão da criação da instância.
Para obter detalhes, consulte Alteração de uma porta de banco de dados.
Para garantir a segurança dos dados e da instância, altere a porta do banco de dados imediatamente após a criação da instância.