Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ GaussDB(DWS)/ Guia de gerenciamento/ Gerenciamento de clusters lógicos/ Tutorial: configurar um cluster lógico somente leitura e vinculá-lo a um usuário
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Tutorial: configurar um cluster lógico somente leitura e vinculá-lo a um usuário

Cenário

Se as cargas de trabalho variam muito em diferentes períodos de tempo, um cluster de três nós pode não ser capaz de lidar com toda a produtividade durante as horas de pico; mas um cluster de seis nós pode ser muito grande, desperdiçando recursos e aumentando os custos. Nesse caso, você pode seguir este tutorial e as instruções em Agendamento da criação e exclusão de cluster lógicos do GaussDB(DWS) 3.0 para usar apenas três nós durante o horário de pico à noite, seis nós durante o dia e nove nós durante o horário de pico.

Este tutorial descreve como configurar um novo cluster lógico (sem dados de serviço) como somente leitura e alternar alguns usuários para o cluster. Desta forma, as tabelas criadas por esses usuários ainda estão no grupo de nó original, mas a lógica de computação é alternada para o cluster lógico somente leitura.

Pré-requisitos

Um cluster de seis nós foi criado e dividido em dois clusters lógicos: v3_logical e lc1. O cluster lc1 não tem dados de serviço. Para mais detalhes, consulte Criação de um cluster do GaussDB(DWS) 3.0.

Configurar um cluster lógico somente leitura e alternar usuários para o cluster

  1. Conecte-se ao banco de dados como administrador do sistema dbadmin e execute a seguinte instrução SQL para verificar se o cluster lógico foi criado:

    1
    SELECT group_name FROM PGXC_GROUP;
    

  2. Defina o cluster lógico lc1 como somente leitura.

    1
    2
    3
    SET xc_maintenance_mode=on;
    ALTER NODE GROUP lc1 SET READ ONLY;
    SET xc_maintenance_mode=off;
    

  3. Crie um usuário.

    1
    create user testuser password 'testuser12#$%';
    

  4. Vincule o usuário ao cluster lógico lc1. Substitua variáveis nas instruções a seguir (como testuser e lc1) conforme necessário.

    Encontre o NodeGroup do usuário. Se um registro puder ser encontrado, defina o registro como default_storage_nodegroup do usuário para que as tabelas criadas pelo usuário ainda estejam no NodeGroup original. Se nenhum registro for encontrado, execute diretamente as duas instruções ALTER no final.
    1
    2
    SELECT nodegroup FROM pg_user WHERE usename='testuser';
    ALTER USER testuser SET default_storage_nodegroup='nodegroup'; // Replace nodegroup with the node group name obtained in the preceding SQL statement.
    

    Vincule o usuário ao novo cluster lógico somente leitura. Desta forma, a lógica de computação do usuário é alternada para o cluster lógico somente leitura para execução.

    1
    2
    ALTER USER testuser NODE GROUP lc1;
    ALTER USER testuser SET enable_cudesc_streaming=ON;