Gerenciamento do espaço de trabalho
Visão geral
Seu cluster pode ficar sem espaço se o uso do disco não for controlado, resultando em exceções de cluster e interrupção do serviço. Uma vez que os discos estão cheios, são necessários longos e enormes esforços para recuperar cargas de trabalho. A definição de um banco de dados para somente leitura pode reduzir o uso do disco, mas também interrompe os serviços. Para resolver esse problema, o GaussDB(DWS) fornece gerenciamento de armazenamento multidimensional. Você pode limitar o espaço permanente que pode ser ocupado por um esquema; e pode limitar o uso de espaço permanente, espaço temporário e espaço do operador para um usuário.
- Nível de esquema: o gerenciamento do espaço do esquema permite consultar informações do banco de dados e do espaço do esquema em um cluster e modificar o espaço total do esquema.
- Nível de usuário: o gerenciamento de espaço do usuário permite limitar o uso de espaço dos usuários, evitando que a execução de tarefas seja bloqueada devido a espaço de armazenamento insuficiente. Quando você cria um usuário no GaussDB(DWS), você pode especificar o espaço disponível para o usuário. Os seguintes tipos de espaço de armazenamento podem ser gerenciados:
- Espaço permanente (PREM SPACE)
Espaço ocupado por tabelas permanentes (tabelas não temporárias) criadas por usuários
- Espaço temporário (TEMP SPACE)
Espaço ocupado por tabelas temporárias criadas por usuários
- Espaço de derramamento do operador (SPILL SPACE)
Durante a execução da consulta, se o uso de memória real for maior do que o estimado, a consulta poderá ser derramada para discos. O espaço de armazenamento ocupado neste caso é chamado de espaço de derramamento do operador. Você pode controlar o uso do espaço de derramamento do operador de um usuário durante a execução da consulta.
- Espaço permanente (PREM SPACE)
- Este recurso é suportado apenas no cluster versão 8.1.1 ou posterior.
- Atualmente, o plano de gerenciamento do GaussDB(DWS) suporta apenas o gerenciamento de espaço de esquema.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
- Escolha Clusters. Clique no nome de um cluster.
- Escolha Resource Management Configurations.
- Na página Schema Space Manage, selecione um banco de dados.
- Na linha onde reside o esquema a ser editado, clique em Edit e modifique o limite de espaço.
- Clique em OK.
- A cota de espaço limita apenas usuários comuns, mas não administradores de banco de dados. Portanto, quando o espaço usado é igual ao limite de espaço, o espaço usado real pode exceder o valor especificado.
- Cota de um único DN = cota total/número de DNs. Por conseguinte, o valor configurado poderá flutuar ligeiramente com o valor apresentado.