Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Planos de O&M

Definir as configurações comuns de tarefas de O&M

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique no nome do cluster de destino.
  3. No painel de navegação, escolha Intelligent O&M.
  4. Na área Common O&M Task Configuration, configure Maximum number of concurrent O&M tasks in the VacuumFull user table.

    • Essa configuração entra em vigor para as tarefas de O&M VACUUM FULL de todas as tabelas de usuário.
    • A faixa de valor de simultaneidade é de 1 a 24. Configure-o com base no espaço em disco restante e na carga de I/O. É aconselhável configurá-lo para 5.

Adicionar um plano de O&M

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique no nome do cluster de destino.
  3. No painel de navegação, escolha Intelligent O&M.
  4. Clique na guia O&M Plan. Clique em Add O&M Task.

  5. No painel direito exibido, configure a tarefa de O&M.

    • O&M Task: atualmente, apenas Vacuum é suportado.
    • Description: essa tarefa de O&M ajuda os usuários a executar periodicamente o comando VACUUM para liberar espaço.
    • Remarks
    • Scheduling Mode
      • Auto: O&M inteligente examina o banco de dados em uma janela de tempo especificada e fornece automaticamente tarefas de vácuo no nível da tabela por carga de serviço e espaço recuperável das tabelas do usuário.

      • Specify: você precisa especificar um alvo de vácuo. O&M inteligente entregará automaticamente uma tarefa vacuum no nível da tabela em uma janela de tempo especificada.

      • Priority: você pode especificar os alvos de vacuum preferenciais. Durante a janela de tempo restante (se houver), O&M inteligente digitalizará automaticamente outras tabelas que podem ser aspiradas e fornecerá tarefas de vacuum no nível da tabela.

        É aconselhável selecionar Specify para as operações VACUUM e VACUUM FULL. Não execute VACUUM FULL em tabelas de armazenamento de colunas largas. Caso contrário, pode ocorrer inchaço da memória.

    • Autovacuum: System catalogs (VACUUM) ou User tables (VACUUM FULL).
      • Uma transação VACUUM do catálogo do sistema possui um bloqueio de nível 5 (bloqueio exclusivo de atualização de compartilhamento), que não afeta os serviços do usuário. Somente as transações no processo DDL do catálogo do sistema são bloqueadas.
      • Uma transação VACUUM FULL da tabela de usuário contém um bloqueio de nível 8 (bloqueio exclusivo de acesso). Todas as outras transações na tabela são bloqueadas até que VACUUM FULL seja concluído. Para evitar afetar os serviços, você é aconselhado a realizar o VACUUM FULL durante o horário de pico.

        Durante VACUUM FULL, o uso do espaço primeiro aumentará e depois diminuirá, porque essa operação requer o mesmo espaço que a tabela a ser aspirada. (Tamanho real da tabela = tamanho total da tabela x (1 - taxa de página suja). Certifique-se de ter espaço suficiente antes de fazer VACUUM FULL.

    • Vacuum First: configure os alvos preferenciais de vacuum. Insira apenas um alvo em uma única linha, no formato de database1 schema1 table1. Separe os nomes com espaços em cada linha e várias linhas são permitidas.
    • Advanced: se você selecionar Custom, poderá configurar os gatilhos de autovacuum, incluindo o inchaço da tabela e o espaço recuperável da tabela.

      Se você selecionar Default, Table Bloat assumirá como padrão 80% e o Table Reclaimable Space assumirá como padrão 100 GB.

      VACUUM bloat rate: depois que as operações frequentes UPDATE e DELETE são executadas em um banco de dados, as linhas excluídas ou atualizadas são excluídas logicamente do banco de dados, mas na verdade, ainda existem em tabelas. Antes que VACUUM esteja completo, esses dados ainda são armazenados em discos, causando inchaço na tabela. Se a taxa de inchaço atingir o limite de porcentagem definido em uma tarefa de O&M, o VACUUM será acionado automaticamente.

  6. Clique em Next: Configure Schedule e configure a programação de tarefas de O&M.

    • One-off: defina a hora de início e a hora de término da tarefa.

    • Periodic: selecione um tipo de janela de tempo, que inclui Daily, Weekly e Monthly, e selecione um segmento de tempo. O&M inteligente analisará automaticamente a janela de tempo e entregará as tarefas de O&M de acordo.

    • Não escolha horários de pico ao configurar a janela de tempo para tarefas de O&M de autovacuum. Caso contrário, o Vacuum automático poderá causar um impasse nos serviços do usuário.
    • O número de tarefas de O&M simultâneas (vacuum/vacuum full) varia de 0 a 24 para tabelas de usuários e de 0 a 1 para catálogos do sistema. O valor de simultaneidade não pode ser personalizado, mas pode ser ajustado automaticamente com base no sistema io_util.
      • Dois intervalos de 0% a 60%
        • 0% a 30%: o valor de simultaneidade aumenta em 2 cada vez que o valor de io_util diminui em 15%.
        • 30% a 60%: o valor de simultaneidade é incrementado em 1 cada vez que o valor de io_util diminui em 15%.
      • 60% a 70%: o valor da simultaneidade permanece inalterado.
      • Acima de 70%: p valor da simultaneidade diminui em 1 até chegar a 0.
    • O agendador verifica a expansão das unidades de compressão de armazenamento de colunas (CUs) dentro da janela de tempo. Se o número médio de registros de CU em uma tabela de armazenamento de colunas for menor que 1000, o agendador examinará a tabela primeiro. A verificação de CUs de armazenamento de colunas não é limitada pelo inchaço da tabela ou pelo espaço recuperável da tabela.
    • Um máximo de 100 tabelas podem ser adicionadas à lista de prioridades.
    • A função autovacuum do agendador depende das estatísticas. Se as estatísticas forem imprecisas, a sequência de execução e os resultados podem ser afetados.
    • O agendador não suporta nomes que contenham espaços ou aspas simples, incluindo nomes de banco de dados, nomes de esquema e nomes de tabelas. Caso contrário, as tabelas serão ignoradas. As tabelas de prioridade cujo nome contém espaços ou aspas simples também serão ignoradas automaticamente.

  7. Clique em Next: Finish. Depois de confirmar as informações, clique em Finish para enviar a solicitação.

Modificar um plano de O&M

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique no nome do cluster de destino.
  3. No painel de navegação, escolha Intelligent O&M.
  4. Na área O&M Plan, clique em Modify na coluna Operation da tarefa de destino.

  5. O painel Modify O&M Task é exibido. As configurações são semelhantes à adição de uma tarefa de O&M (consulte Adicionar um plano de O&M).

  6. Confirme a modificação e clique em OK.

Exibir detalhes da tarefa de O&M

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Clique no nome do cluster de destino.
  3. No painel de navegação, escolha Intelligent O&M.
  4. Na área O&M Plan, clique em Details na coluna Operation da tarefa de destino.

  5. O painel O&M Task Details é exibido para você verificar as informações.