Modificação de parâmetros do banco de dados
Depois que um cluster é criado, você pode modificar os parâmetros do banco de dados do cluster conforme necessário. No console de gerenciamento do GaussDB(DWS), você pode configurar parâmetros de banco de dados comuns. Para mais detalhes, consulte Modificar parâmetros. Você também pode exibir o histórico de modificação de parâmetros. Para mais detalhes, consulte Visualização do histórico de alterações de parâmetros. Você pode executar comandos SQL para exibir ou definir outros parâmetros do banco de dados. Para obter detalhes, consulte Configuração de parâmetros GUC.
Pré-requisitos
Você pode modificar parâmetros somente quando nenhuma tarefa estiver em execução no cluster.
Modificar parâmetros
- Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
- Na árvore de navegação à esquerda, clique em Clusters.
- Na lista de clusters, localize o cluster de destino e clique no nome do cluster. A página Cluster Information é exibida.
- Clique na guia Parameters e modifique os valores dos parâmetros. Em seguida, clique em Save.
- Na caixa de diálogo Modification Preview, confirme as modificações e clique em Save.
- Você pode determinar se precisa reiniciar o cluster após a modificação de parâmetro com base na coluna Restart Cluster.
- Se a reinicialização do cluster não for necessária para um parâmetro, a modificação do parâmetro entrará em vigor imediatamente.
- Se a reinicialização do cluster for necessária para que as modificações de parâmetro entrem em vigor, os novos valores de parâmetro serão exibidos na página após a modificação, mas não terão efeito até que o cluster seja reiniciado. Antes de uma reinicialização, o status do cluster é To be restarted, e algumas operações de O&M estão desativadas.
Visualização do histórico de alterações de parâmetros
Execute as etapas a seguir para exibir o histórico de modificações de parâmetros e verificar se as modificações tiveram efeito:
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
- Na árvore de navegação à esquerda, clique em Clusters.
- Na lista de clusters, localize o cluster de destino e clique no nome do cluster. A página Cluster Information é exibida.
- Clique na guia Modify Records.
- Se um parâmetro pode entrar em vigor imediatamente após a modificação, seu status mudará para Synchronized depois que você modificá-lo.
- Se um parâmetro puder ter efeito somente após a reinicialização de um cluster, seu status mudará para To be restarted depois de modificá-lo. Você pode clicar no ícone de expansão à esquerda para visualizar os parâmetros que não tiveram efeito. Depois que o cluster for reiniciado, o status do registro será alterado para Synchronized.
- Por padrão, somente o histórico de alterações dentro de um período especificado é exibido. Para verificar todo o histórico de alterações de um parâmetro, pesquise-o na caixa de pesquisa no canto superior direito.
Descrição do parâmetro
A tabela a seguir descreve parte dos parâmetros do banco de dados. Você pode procurar e verificar mais parâmetros seguindo as instruções em Modificar parâmetros.
Os valores padrão dos seguintes parâmetros são apenas para referência. Para obter mais informações, consulte Configuração de parâmetros GUC.