Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ GaussDB(DWS)/ Guia de gerenciamento/ Conexão de clusters/ Uso do cliente de GUI do Data Studio para conectar-se a um cluster
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Uso do cliente de GUI do Data Studio para conectar-se a um cluster

O Data Studio é uma ferramenta cliente SQL em execução no sistema operacional Windows. Ele fornece várias GUIs para você gerenciar bancos de dados e objetos de banco de dados, bem como editar, executar e depurar scripts SQL e visualizar planos de execução. Baixe o pacote de software do Data Studio no console de gerenciamento do GaussDB(DWS). O pacote pode ser usado sem instalação após ser descompactado.

As versões do Data Studio incluem Windows x86 (sistema Windows de 32 bits) e Windows x64 (sistema Windows de 64 bits).

Preparações antes de se conectar a um cluster

  • Você obteve o nome de usuário e a senha de administrador para efetuar logon no banco de dados no cluster de armazém de dados.
  • Você obteve o endereço de rede pública, incluindo o endereço IP e o número da porta no cluster de armazém de dados. Para mais detalhes, consulte Obtenção do endereço de conexão do cluster.
  • Você configurou o grupo de segurança do cluster do GaussDB(DWS) e adicionou uma regra de entrada que permite que os endereços IP dos usuários acessem portas usando o TCP.

    Para obter detalhes, consulte Adição de uma regra de grupo de segurança no Guia de usuário da Virtual Private Cloud.

Conectar-se ao banco de dados do cluster usando o Data Studio

  1. O GaussDB(DWS) fornece um cliente de Data Studio baseado em Windows e a ferramenta depende do JDK. Você precisa instalar o JDK no host do cliente primeiro.

    Somente o JDK 1.8 é suportado.

    No sistema operacional Windows, você pode baixar a versão necessária do JDK no site oficial do JDK e instalá-lo seguindo o guia de instalação.

  2. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  3. Clique em Client Connections.
  4. Na página Download Client and Driver, baixe Data Studio GUI Client.

    • Selecione Windows x86 ou Windows x64 com base no tipo de sistema operacional e clique em Download para baixar a ferramenta Data Studio correspondente à versão atual do cluster.

      Se clusters de versões diferentes estiverem disponíveis, você baixará a ferramenta Data Studio correspondente à versão mais anterior do cluster após clicar em Download. Se não houver cluster, você baixará a ferramenta Data Studio da versão mais anterior depois de clicar em Download. Os clusters do GaussDB(DWS) são compatíveis com versões anteriores das ferramentas Data Studio.

    • Clique em Historical Version para fazer download da versão do Data Studio correspondente. Recomendamos que você faça o download do Data Studio com base na versão do cluster.

    Se você tiver clusters de versões diferentes, o sistema exibirá uma caixa de diálogo, solicitando que você selecione a versão do cluster e baixe o cliente correspondente. Na lista de clusters da página Clusters, clique no nome do cluster especificado para acessar a página Cluster Information e exibir a versão do cluster.

  5. Descompacte o pacote de software cliente baixado (32 bits ou 64 bits) no diretório de instalação.
  6. Abra o diretório de instalação e clique duas vezes em Data Studio.exe para iniciar o cliente do Data Studio. Consulte Figura 1.

    Figura 1 Iniciar o cliente

    Se o computador bloquear a execução da aplicação, poderá desbloquear o ficheiro Data Studio.exe para iniciar a aplicação.

  7. Escolha File > New Connection no menu principal. Consulte Figura 2.

    Figura 2 Criar uma conexão

  8. Na janela New Database Connection exibida, informe os parâmetros de conexão.

    Tabela 1 Parâmetros de conexão

    Parâmetro

    Descrição

    Exemplo

    Database Type

    Selecione HUAWEI CLOUD DWS.

    HUAWEI CLOUD DWS

    Name

    Nome de uma conexão

    dws-demo

    Host

    Endereço IP (IPv4) ou nome de domínio do cluster a ser conectado

    -

    Host Port

    Porta do banco de dados

    8000

    Database

    Nome do banco de dados

    gaussdb

    User

    Nome de usuário para conexão com o banco de dados

    -

    Password

    Senha para efetuar logon no banco de dados a ser conectado

    -

    Save Password

    Selecione uma opção na lista suspensa.

    • Current Session Only: a senha é salva somente na sessão atual.
    • Do Not Save: a senha não é salva.

    -

    Enable SSL

    Se Enable SSL estiver selecionada, o cliente poderá usar SSL para criptografar conexões. O modo SSL é mais seguro do que os modos comuns, por isso é aconselhável ativar a conexão SSL.

    -

    Quando Enable SSL estiver selecionada, baixe o certificado SSL e descompactá-lo consultando Baixa de certificado SSL. Clique na guia SSL e configure os seguintes parâmetros:

    Tabela 2 Configurar parâmetros de SSL

    Parâmetro

    Descrição

    Client SSL Certificate

    Selecione o arquivo sslcert\client.crt no diretório do certificado SSL descompactado.

    Client SSL Key

    Apenas o formato PK8 é suportado. Selecione o arquivo sslcert\client.key.pk8 no diretório em que o certificado SSL foi descompactado.

    Root Certificate

    Quando SSL Mode é ajustado para verify-ca, o certificado de raiz deve ser configurado. Selecione o arquivo sslcert\cacert.pem no diretório do certificado SSL descompactado.

    SSL Password

    Defina a senha para a chave SSL do cliente no formato PK8.

    SSL Mode

    Os modos de SSL suportados incluem:

    • require
    • verify-ca

    O GaussDB(DWS) não suporta o modo verify-full.

    Figura 3 Configurar parâmetros de SSL

  9. Clique em OK para estabelecer a conexão com o banco de dados.

    Se SSL estiver habilitado, clique em Continue na caixa de diálogo Connection Security Alert exibida.

    Depois que o logon for bem-sucedido, a caixa de diálogo RECENT LOGIN ACTIVITY será exibida, indicando que o Data Studio está conectado ao banco de dados. Você pode executar a instrução SQL na janela SQL Terminal na página Data Studio.

    Figura 4 Logon bem-sucedido

    Para obter detalhes sobre como usar outras funções do Data Studio, pressione F1 para visualizar o manual do usuário do Data Studio.

    • Os dados não podem ser revertidos após serem adicionados, excluídos, modificados ou consultados no Data Studio.
    • O Data Studio pode salvar informações de conexão, excluindo senhas.
    • DDL/DDL e dados não podem ser exportados em lotes para os seguintes objetos:
      • Export DDL:

        Conexão, banco de dados, tabela externa, sequência, coluna, índice, restrição, partição, grupo de função/procedimento, grupo de tabelas regulares, grupo de exibições, grupo de esquemas e grupo de catálogo do sistema.

      • Export DDL and Data

        Conexão, banco de dados, namespace, tabela externa, sequência, coluna, índice, restrição, partição, função/procedimento, exibição, grupo de tabelas regulares, grupo de esquemas e grupo de catálogo do sistema.