Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-08-19 GMT+08:00

Visão geral de cluster

Visão geral de cluster

  1. Faça logon no console de gerenciamento do GaussDB(DWS).
  2. Na página Clusters, localize o cluster de destino.
  3. Na coluna Operation do cluster de destino, clique em Monitoring Panel. A página de monitoramento do banco de dados é exibida.
  4. No painel de navegação à esquerda, clique em Cluster Overview.

    Na página exibida, você pode exibir o status do cluster, o consumo de recursos em tempo real, as principais instruções SQL, o consumo de recursos do cluster e as principais métricas do banco de dados.

As métricas podem ser coletadas e exibidas na página de visão geral do cluster somente se seus itens de coleta estiverem ativados. Se um item de coleta estiver desativado, sua métrica não será exibida e um prompt será exibido indicando esse problema. Nesse caso, é aconselhável ativar o item de coleção.

Status do cluster

Na área Cluster Status, você pode exibir as estatísticas sobre o status atual do cluster e o status da instância, incluindo estatísticas do cluster nas últimas 24 horas, especificações do cluster, CNs e DNs disponíveis/totais, capacidade de disco usada/total, o número de alternâncias de CCN nas últimas 24 horas e o número de alternâncias de DN primário/em espera nas últimas 24 horas.

Os detalhes de uso do OBS são exibidos nas informações de cluster do GaussDB(DWS) 3.0.

Alarmes

Na área Alarms, você pode ver todos os alarmes não apurados do cluster atual e os alarmes gerados nos últimos sete dias. Você pode clicar em More no canto superior direito para exibir detalhes sobre os alarmes de cluster existentes. Para mais detalhes, consulte Alarmes.

Recursos do cluster

Na área Cluster Resources, você pode exibir o uso de recursos do cluster atual, incluindo o uso de CPU, I/O de disco, uso de disco, uso de memória e I/O de rede. Você pode clicar na métrica de um recurso para ver sua tendência nas últimas 24 horas e os cinco principais serviços que estão ocupando esse recurso. Você pode clicar em More no canto superior direito da área para ir para a página Node Monitoring. Os nós são classificados pelo valor da métrica. Para mais detalhes, consulte Monitoramento de nó.

Cargas de trabalho

Na área Workloads, você pode exibir as métricas de carga de trabalho do banco de dados atual, incluindo TPS, QPS, consultas SQL empilhadas e tarefas de execução/enfileiramento no pool de recursos. Você também pode clicar em uma métrica de carga de trabalho para exibir sua tendência nas últimas 24 horas. A métrica SQL Stack Queries depende da função de monitoramento de consulta em tempo real. Se essa função estiver desativada, nenhum dado será exibido para a métrica.

Volume de dados

Na área Data Volume, você pode exibir a capacidade usada do banco de dados e do esquema atuais. Você pode clicar em uma métrica de capacidade para exibir a tendência de capacidade do banco de dados ou do esquema nas últimas 24 horas e os cinco principais bancos de dados ou esquemas classificados por uso de capacidade no cluster atual. Você pode clicar em More no canto superior direito da área para ir para a página Database Monitoring. Os bancos de dados são classificados por capacidade usada. Para mais detalhes, consulte Monitoramento de banco de dados.

Os dados de capacidade do banco de dados são coletados uma vez por dia. Portanto, o volume de dados flutua muito. Para exibir informações de monitoramento de capacidade em tempo real, escolha Node Monitoring > Disks.

Consultas

Na área Queries, você pode verificar o número médio de consultas, sessões e transações. Você pode clicar em uma métrica para visualizar sua tendência nas últimas 24 horas. As métricas Average Queries e Average Sessions dependem da função de monitoramento de consulta em tempo real. Se essa função estiver desativada, nenhum dado será exibido para as métricas.