Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda> Web Application Firewall> Guia de usuário> Ativação de proteção de WAF> Conexão de um site ao WAF (Modo Dedicado)> Passo 4: Colocando na lista branca o endereço de IP de recuperação da instância WAF dedicada
Atualizado em 2023-09-21 GMT+08:00

Passo 4: Colocando na lista branca o endereço de IP de recuperação da instância WAF dedicada

Para permitir que as instâncias WAF dedicadas entrem em vigor, configure as regras de ACL no servidor de origem para confiar apenas nos endereços de IP de volta à origem de todas as instâncias WAF dedicadas. Isso impede que hackers ataquem o servidor de origem através dos endereços IP do servidor.

As regras de ACL devem ser configuradas no servidor de origem para permitir endereços IP back-to-source do WAF. Caso contrário, os visitantes do seu site receberão frequentemente o código de erro 502 ou 504 depois que seu site for conectado ao WAF.

Por que eu preciso colocar os endereços IP back-to-source do WAF na lista de permissões?

No modo dedicado, o tráfego do site é direcionado para o balanceador de carga configurado para suas instâncias dedicadas do WAF e, em seguida, para instâncias dedicadas do WAF. Este último filtrará o tráfego malicioso e roteará apenas o tráfego normal para o servidor de origem. Dessa forma, o servidor de origem só se comunica com os endereços IP back-to-source do WAF. Ao fazer isso, o WAF protege o servidor de origem de ser atacado, mesmo que o endereço de IP do servidor seja exposto a hackers acidentalmente. No modo dedicado, os endereços de IP back-to-source do WAF são os endereços de IP de sub-rede das instâncias dedicadas do WAF.

O software de segurança no servidor de origem pode muito provavelmente considerar os endereços de IP do WAF back-to-source como maliciosos e bloqueá-los. Depois que eles forem bloqueados, o servidor de origem negará todas as solicitações do WAF. Como resultado, seu site pode ficar indisponível ou responder muito lentamente. Portanto, as regras de ACL devem ser configuradas no servidor de origem para confiar somente nos endereços de IP de sub-rede das instâncias dedicadas do WAF.

Pré-requisitos

Seu site foi conectado às instâncias dedicadas do WAF.

Se você ativou projetos corporativos, pode selecionar seu projeto corporativo na lista suspensa Enterprise Project e colocar na lista de permissões os endereços IP back-to-source das instâncias WAF dedicadas no projeto.

Apontando tráfego para um ECS que hospeda seu site

Se o seu servidor de origem for implantado em um HUAWEI CLOUD ECS, execute as seguintes etapas para configurar uma regra de grupo de segurança para permitir que apenas o endereço de IP de retorno à origem da instância dedicada acesse o servidor de origem.

  1. Efetue login no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo do console de gerenciamento e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo, selecione uma região e escolha Security & Compliance > Web Application Firewall para acessar a página Dashboard.
  4. No painel de navegação à esquerda, escolha Instance Management > Dedicated Engine para acessar a página dedicada da instância do WAF.

    Figura 1 Lista de motores dedicada

  5. Na coluna Subnet IP Address, obtenha o endereço de IP de cada instância dedicada do WAF na sua conta. Figura 2 mostra um exemplo.

    Figura 2 Endereço de IP de sub-rede de uma instância WAF dedicada

  6. Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Compute > Elastic Cloud Server.
  7. Localize a linha que contém o ECS que hospeda seu site. Na coluna Name/ID, clique no nome do ECS para ir para a página de detalhes do ECS.
  8. Clique na guia Security Groups. Em seguida, clique em Change Security Group.
  9. Na caixa de diálogo Change Security Group exibida, selecione um grupo de segurança ou crie um grupo de segurança.
  10. Clique no nome do grupo de segurança para exibir os detalhes.
  11. Clique na guia Inbound Rules e clique em Add Rule. Em seguida, especifique os parâmetros na caixa de diálogo Add Inbound Rule. Para mais detalhes, consulte Tabela 1. Figura 3 mostra um exemplo.

    Figura 3 Adicionar regra de entrada
    Tabela 1 Parâmetros da regra de entrada

    Parâmetro

    Descrição

    Protocolo & Porta

    Protocolo e porta para os quais a regra de grupo de segurança entra em vigor. Se você selecionar TCP (Custom ports), insira o número da porta do servidor de origem na caixa de texto abaixo da caixa TCP.

    Origem

    Endereço IP de sub-rede de cada instância WAF dedicada que você obtém em 5. Configure uma regra de entrada para cada endereço de IP.

    NOTA:

    Uma regra de entrada pode conter apenas um endereço de IP. Para configurar uma regra de entrada para cada endereço de IP, clique em Add Rule para adicionar mais regras. Um máximo de 10 regras pode ser configurado.

  12. Clique em OK.

    Agora, o grupo de segurança permite todo o tráfego de entrada dos endereços de IP back-to-source de todas as instâncias dedicadas do WAF.

    Para verificar se a configuração entra em vigor, use a ferramenta Telnet para verificar se uma conexão com a porta de serviço do servidor de origem vinculada ao endereço de IP protegido pelo WAF foi estabelecida.

    Por exemplo, execute o comando a seguir para verificar se a conexão com a porta de serviço de servidor de origem 443 vinculada ao endereço de IP protegido pelo WAF foi estabelecida. Se a conexão não puder ser estabelecida pela porta de serviço, mas o site ainda estiver acessível, as regras de entrada do grupo de segurança entrarão em vigor.

    Endereço IP do servidor de origemTelnet 443

Apontando tráfego para um balanceador de carga

Se o seu servidor de origem usar o HUAWEI CLOUD ELB para distribuir o tráfego, execute as seguintes etapas para configurar uma política de controle de acesso para permitir que apenas os endereços de IP das instâncias WAF dedicadas acessem o servidor de origem:

  1. Efetue login no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo, selecione uma região e escolha Security & Compliance > Web Application Firewall para acessar a página Dashboard.
  3. No painel de navegação à esquerda, escolha Instance Management > Dedicated Engine para acessar a página dedicada da instância do WAF.

    Figura 4 Lista de motores dedicada

  4. Na coluna Subnet IP Address, obtenha o endereço de IP de cada instância dedicada do WAF na sua conta. Figura 5 mostra um exemplo.

    Figura 5 Endereço de IP de sub-rede de uma instância WAF dedicada

  5. Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Networking > Elastic Load Balance.
  6. Localize a linha que contém o balanceador de carga configurado para sua instância WAF dedicada e clique no nome do balanceador de carga na coluna Name.
  7. Na página de detalhes exibida, clique na guia Listeners e, em seguida, clique em Configure Access Control. Figura 6 mostra um exemplo.

    Figura 6 Configurando o Controle de Acesso

  8. Na caixa de diálogo exibida, selecione Whitelist para Access Policy. Clique em Create IP Address Group e adicione os endereços de IP da instância de WAF obtidos no 4 a ele. Em seguida, selecione o grupo de endereços de IP criado para o IP Address Group. Figura 7 mostra um exemplo.

    Figura 7 Configurando o controle de acesso à lista branca

    Clique em Create IP Address Group e adicione os endereços de IP da instância dedicada do WAF ao grupo que está sendo criado.

  9. Clique em OK.

    Agora, a política de controle de acesso permite que todo o tráfego de entrada dos endereços de IP back-to-source de suas instâncias dedicadas do WAF.

    Para verificar se a configuração entra em vigor, use a ferramenta Telnet para verificar se foi estabelecida uma conexão com a porta de serviço do servidor de origem vinculada ao endereço de IP protegido pelo WAF.

    Por exemplo, execute o comando a seguir para verificar se a conexão com a porta de serviço de servidor de origem 443 vinculada ao endereço de IP protegido pelo WAF foi estabelecida. Se a conexão não puder ser estabelecida pela porta de serviço, mas o site ainda estiver acessível, as regras de entrada do grupo de segurança entrarão em vigor.

    Endereço IP do servidor de origemTelnet 443