Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ TaurusDB/ Guia de usuário/ Migração de dados/ Migração de dados para o TaurusDB Enterprise Edition (OBT)
Atualizado em 2025-08-07 GMT+08:00

Migração de dados para o TaurusDB Enterprise Edition (OBT)

Você pode migrar dados do RDS for MySQL e do TaurusDB Standard Edition para o TaurusDB Enterprise Edition.

Restrições

  • Para usar essa função, envie uma solicitação escolhendo Service Tickets > Create Service Ticket no canto superior direito do console de gerenciamento.
  • Para usar essa função, você deve ter o privilégio DRS Administrator do DRS e o privilégio de GaussDB FullAccess do TaurusDB.
  • Essa função está disponível apenas para instâncias de pagamento por uso.
  • Esta função suporta apenas a migração do RDS for MySQL e do TaurusDB Standard Edition 8.0 para o TaurusDB Enterprise Edition 8.0.

Etapa 1: criar uma tarefa de migração

  1. Vá para a página Comprar instância de BD.
  2. Na página exibida, configure as informações necessárias e clique em Next.
    Tabela 1 Informações básicas

    Parâmetro

    Descrição

    Billing Mode

    Selecione Pay-per-use.

    Region

    Região onde a instância é implementada

    AVISO:
    • Regiões são áreas geográficas isoladas umas das outras. Os recursos são específicos da região e não podem ser usados entre regiões por meio de conexões de rede interna. Para menor latência de rede e acesso mais rápido aos recursos, selecione a região mais próxima.
    • Você não pode alterar a região de uma instância depois que ela for comprada.

    Creation Method

    Selecione Migrate from RDS.

    Source Instance Information

    Selecione a instância do RDS a ser migrada na lista suspensa.

    DB Instance Name

    Informe o nome da instância de TaurusDB no destino.

    O nome deve começar com uma letra e consistir de 4 a 64 caracteres. Somente letras, dígitos, hifens (-) e sublinhados (_) são permitidos.

    • Se você criar várias instâncias por vez, um hífen (-) seguido de um número com quatro dígitos será anexado ao nome da instância, começando com -0001. Por exemplo, se você inserir instance, a primeira instância será denominada instance-0001, a segunda instance-0002 e assim por diante.
    • Os nomes das instâncias criadas em lotes devem consistir de 4 a 59 caracteres. Somente letras, dígitos, hifens (-) e sublinhados (_) são permitidos.

    DB Engine

    TaurusDB V2.0

    Kernel Version

    Versão do kernel do BD. Para obter detalhes sobre as atualizações em cada versão secundária do kernel, consulte Histórico de lançamento da versão do kernel do TaurusDB.

    NOTA:
    • Para especificar esse parâmetro, envie uma solicitação escolhendo Service Tickets > Create Service Ticket no canto superior direito do console de gerenciamento.
    • Para comprar uma instância multiprimária, selecione a versão 2.0.45.230950 do kernel.
    • Para comprar uma instância multiprimária, envie uma solicitação escolhendo Service Tickets > Create Service Ticket no canto superior direito do console de gerenciamento.

    DB Instance Type

    Cluster: uma instância de cluster pode conter um nó primário e de 1 a 15 réplicas de leitura. O nó primário processa solicitações de leitura e gravação, e as réplicas de leitura processam apenas solicitações de leitura. Se o nó primário ficar indisponível, o TaurusDB fará failover automático para uma réplica de leitura. Instâncias de cluster se aplicam a empresas de médio e grande porte nos setores de Internet, tributação, bancos e seguros.

    Storage Type

    • DL6

      O Shared storage original. O tipo de armazenamento padrão das instâncias de TaurusDB criadas antes de julho de 2024 é Shared storage, enquanto o das instâncias de TaurusDB criadas em julho de 2024 e posteriores é DL6.

      As instâncias baseadas em DL6 alcançam RPO zero com uma implementação 3-AZ e oferecem melhor desempenho e maior produtividade de pico. Elas são adequadas para os principais sistemas de aplicações que são sensíveis ao desempenho e têm requisitos exigentes de I/O de armazenamento durante os horários de pico, como os de finanças, comércio eletrônico, governo e jogos.

    • DL5

      Um novo tipo de armazenamento. Com as tecnologias de hardware e infraestrutura de rede da Huawei Cloud, as instâncias baseadas em DL5 mantêm a mesma alta disponibilidade que as instâncias baseadas em DL6 com 3 AZs e zero RPO.

      Em comparação com as instâncias baseadas em DL6, embora o desempenho máximo das instâncias baseadas em DL5 possa diminuir, o custo por unidade de capacidade é significativamente reduzido. As instâncias baseadas em DL5 são adequadas para sistemas de negócios sub-núcleos de CPU intensiva ou módulos de aplicações que se concentram em custos mínimos.

    Para obter mais informações sobre tipos de armazenamento, consulte Tipos de armazenamento.

    AZ Type

    Uma AZ é uma região física em que os recursos têm suas próprias redes e fontes de alimentação independentes. As AZs são fisicamente isoladas, mas interconectadas por meio de uma rede interna. Algumas regiões oferecem suporte à implementação de AZ única e várias AZs e outras oferecem suporte apenas à implementação de AZ única.

    • Single AZ: o nó primário e as réplicas de leitura são implementados na mesma AZ.
    • Multi-AZ: o nó primário e as réplicas de leitura são implementados em diferentes AZs para obter maior disponibilidade e confiabilidade. É adequado para cargas de trabalho que exigem DR entre AZs ou são insensíveis à latência entre AZs.

    Time Zone

    Você precisa selecionar um fuso horário para sua instância com base na região que hospeda sua instância. O fuso horário é selecionado durante a criação da instância e não pode ser alterado após a criação da instância.

    Tabela 2 Especificações e armazenamento

    Parâmetro

    Descrição

    Instance Specifications

    TaurusDB é um banco de dados nativo da nuvem que usa o armazenamento compartilhado. Para garantir que as instâncias sejam executadas de forma estável sob alta pressão de leitura/gravação, TaurusDB controla os picos de leitura/gravação de instâncias com base nas especificações da instância. Para obter detalhes sobre como selecionar especificações, consulte Livro branco sobre desempenho.

    Para obter mais informações sobre especificações, consulte Especificações de instância.

    Depois que uma instância é criada, você pode alterar suas vCPUs e memória. Para mais detalhes, consulte Alteração das vCPUs e da memória de uma instância de banco de dados ou de um nó.

    Arquitetura da CPU

    Selecione x86 ou Kunpeng.

    • x86: as instâncias x86 usam processadores Intel® Xeon® Scalable e apresentam desempenho de computação robusto e estável. Ao trabalhar em redes de alto desempenho, as instâncias fornecem o desempenho e a estabilidade adicionais que as aplicações de classe empresarial exigem.
    • Kunpeng: as instâncias de Kunpeng usam processadores Kunpeng 920 e NICs inteligentes de alta velocidade 25GE para redes poderosas de computação e alto desempenho, tornando-as uma excelente escolha para empresas que precisam de serviços em nuvem econômicos, seguros e confiáveis.

    Nodes

    Esse parâmetro é obrigatório para instâncias de cluster.

    • Por padrão, cada instância pode conter um nó primário e várias réplicas de leitura.
    • Você pode criar até 9 réplicas de leitura para uma instância de pagamento por uso por vez.
    • Você também pode adicionar réplicas de leitura após a criação de uma instância. Para mais detalhes, consulte Adição de réplicas de leitura a uma instância de BD.

    Storage

    Ele contém a sobrecarga do sistema necessária para inodes, blocos reservados e operações de banco de dados.

    O armazenamento de uma instância de pagamento por uso será expandido dinamicamente com base na quantidade de dados que precisa ser armazenada e será cobrado por hora com base no pagamento por uso.

    Backup Space

    O TaurusDB fornece espaço de backup gratuito igual à quantidade de armazenamento usado. Depois que o espaço de backup gratuito for usado, você será cobrado pelo espaço adicional em uma base de pagamento por uso.

    Tabela 3 Rede

    Parâmetro

    Descrição

    Source Instance Administrator Account

    O nome do usuário padrão é root.

    Source Instance Administrator Password

    Insira a senha do administrador da instância de origem.

    Após inserir o nome de usuário e a senha, clique em Test Connection para verificar se o nome de usuário e a senha da instância estão corretos.

    Tabela 4 Outras informações

    Parâmetro

    Descrição

    Parameter Template

    Contém valores de configuração do mecanismo que podem ser aplicados a uma ou mais instâncias.

    Na lista suspensa, é possível selecionar o modelo de parâmetro padrão, o modelo de parâmetro de alto desempenho ou um modelo de parâmetro personalizado na região atual, conforme necessário.

    AVISO:
    • Se você selecionar um modelo de parâmetro personalizado ao criar uma instância de BD, os seguintes parâmetros relacionados à especificação no modelo personalizado não serão aplicados. Em vez disso, os valores padrão são usados.

      innodb_buffer_pool_size

      innodb_log_buffer_size

      max_connections

      innodb_buffer_pool_instances

      innodb_page_cleaners

      innodb_parallel_read_threads

      innodb_read_io_threads

      innodb_write_io_threads

      threadpool_size

    • O valor de innodb_parallel_select_count é determinado pelas especificações da instância, em vez do valor do parâmetro que você configurou no modelo de parâmetro. O valor padrão é OFF para instâncias com 16 vCPUs ou menos e ON para instâncias com mais de 16 vCPUs.

    Para obter mais informações sobre modelos de parâmetro, consulte Gerenciamento de modelo de parâmetro. Para obter mais informações sobre o modelo de parâmetro de alto desempenho, consulte Apresentação do modelo de parâmetro de alto desempenho.

    Você pode modificar os parâmetros da instância conforme necessário após a criação de uma instância de BD. Para mais detalhes, consulte Modificação de parâmetros de uma instância de BD.

    Enterprise project

    Disponível apenas para usuários empresariais. Se você quiser usar essa função, entre em contato com o atendimento ao cliente.

    Um projeto empresarial fornece uma maneira de gerenciar recursos em nuvem e membros empresariais numa base de projeto por projeto.

    Você pode selecionar um projeto empresarial na lista suspensa. O projeto padrão é default.

    Tabela 5 Tag

    Parâmetro

    Descrição

    Tag

    Marca uma instância de BD. Este parâmetro é opcional. Adicionar tags às instâncias de BD ajuda você a identificar e gerenciar melhor as instâncias de BD. Cada instância de BD pode ter até 20 tags.

    Depois que uma instância de banco de dados for criada, você poderá visualizar seus detalhes de tag na guia Tags. Para mais detalhes, consulte Gerenciamento de tags.

    Se você tiver alguma dúvida sobre o preço, clique em Pricing details na parte inferior da página.

    O desempenho de uma instância de BD depende de suas configurações. Os itens de configuração de hardware incluem as especificações da instância, o tipo de armazenamento e o espaço de armazenamento.

  3. Confirme suas configurações.
    • Se você precisar modificar suas configurações, clique em Previous.
    • Se você não precisar modificar suas configurações, clique em Submit.
  4. Depois que a instância de TaurusDB for criada, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information. O sistema começa a criar uma tarefa de migração do DRS.

    Aguarde até que o status da migração seja alterado para Incremental migration in progress, o que significa que a tarefa de migração foi criada.

Etapa 2: migrar cargas de trabalho

  1. Na página Basic Information da instância de TaurusDB, aguarde até que o status da migração mude para Incremental migration in progress e a latência de replicação seja inferior a 60 segundos e, em seguida, migre as cargas de trabalho.
  2. Clique em Migrate Workloads.

  3. Na caixa de diálogo exibida, confirme as informações da instância e clique em Yes.

  4. Na página Basic Information da instância de TaurusDB, verifique se o status da instância é Migrating RDS data | Switching virtual IP address.

    Após a conclusão da migração, você pode ver que o status de leitura/gravação das instâncias de origem e destino foi alterado, o endereço IP privado da instância de origem foi alterado para o endereço IP privado da instância do RDS for MySQL e a direção da replicação foi alterada.

    Se não quiser usar a instância de TaurusDB, clique em Roll Back Workloads. Na caixa de diálogo exibida, confirme as informações de reversão e clique em Yes.

    Depois que as cargas de trabalho são revertidas, as informações relacionadas são restauradas para o status anterior à migração.

Etapa 3: interromper a migração

Após a conclusão da migração, você poderá interrompê-la. Depois que a migração é interrompida, a tarefa de migração do DRS é encerrada. Os dados não serão sincronizados entre instâncias e o bloqueio de migração será liberado. A instância de TaurusDB será cobrada e o sistema acionará um backup completo para a instância.

Você pode executar as seguintes operações para interromper a migração:

  1. Na página Basic Information da instância de TaurusDB, clique em Stop Migration.
  2. Na caixa de diálogo exibida, confirme as informações da instância e clique em Yes.

    Depois que a migração for interrompida, a instância de TaurusDB funcionará como uma instância normal.