Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ TaurusDB/ Guia de usuário/ Réplicas de leitura/ Promoção de uma réplica de leitura para primária
Atualizado em 2025-05-23 GMT+08:00

Promoção de uma réplica de leitura para primária

Uma instância do TaurusDB consiste em um nó primário e várias réplicas de leitura. Além dos cenários de failover automático, você pode executar uma alternância manual para promover uma réplica de leitura para o novo nó primário.

Alternância manual

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Databases > TaurusDB.
  4. Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
  5. Na área Node List, localize a réplica de leitura a ser promovida e clique em Promote to Primary na coluna Operation.

    Figura 1 Promoção de uma réplica de leitura para o novo nó primário

  6. Na caixa de diálogo exibida, clique em Yes.

    • Durante uma alternância manual, pode haver uma breve desconexão que dura cerca de 30 segundos. Certifique-se de que suas aplicações suportam reconexão automática.
    • Durante uma alternância manual, o status da instância de banco de dados é Promoting to primary e esse processo leva vários segundos ou minutos.
    • Após a conclusão de uma alternância, os tipos de nó do nó primário original e da réplica de leitura foram trocados, e o status da réplica de leitura muda para Available.
      • Uma réplica de leitura cuja prioridade de failover é -1 não pode ser promovida para o nó primário.
      • Os serviços podem ser interrompidos intermitentemente por vários segundos ou minutos quando uma réplica de leitura é promovida para o nó primário.
      • A promoção de uma réplica de leitura para primária alternará os endereços IP privados para leitura do nó primário e réplica de leitura. Para garantir que as cargas de trabalho não sejam interrompidas, conecte-se à sua instância de BD usando o endereço IP privado da área Network Information na página Basic Information ou o endereço de proxy da página Database Proxy. Para obter detalhes sobre as diferenças entre os dois endereços, consulte Descrição de cada endereço IP.
      • Para garantir a continuidade da carga de trabalho, primeiro ative o Application Lossless and Transparent (ALT) e, em seguida, promova uma réplica de leitura para primária.

Failover automático

O TaurusDB usa uma arquitetura de HA ativa-ativa que faz failover automático para uma réplica de leitura selecionada pelo sistema.

Cada réplica de leitura tem uma prioridade de failover que determina qual réplica de leitura é promovida se o nó primário falhar.

  • As prioridades variam de 1 para a prioridade mais alta a 16 para a prioridade mais baixa.
  • Se duas ou mais réplicas de leitura compartilharem a mesma prioridade, elas terão a mesma probabilidade de serem promovidas para o novo nó primário.

TaurusDB seleciona uma réplica de leitura e a promove para o novo nó primário da seguinte forma:

  1. As réplicas de leitura disponíveis para promoção são identificadas.
  2. Uma ou mais réplicas de leitura com a prioridade mais alta são identificadas.
  3. Uma das réplicas de leitura com a prioridade mais alta é selecionada e promovida. Se a promoção falhar devido a falhas de rede ou status de replicação anormal, o TaurusDB tenta promover outra réplica de leitura por prioridade e repete o processo até que uma réplica de leitura seja promovida com sucesso.