Executando Sysprep
Cenários
Executando Sysprep garante que um ECS tenha SID exclusivo após ser adicionado a um domínio.
Depois de instalar Cloudbase-Init em um ECS, você precisa decidir se o ECS precisa ser adicionado a um domínio ou se ele deve ter um SID exclusivo. Se sim, execute Sysprep conforme instruído nesta seção.
Pré-requisitos
- Execute Sysprep como administrador.
- Para um ECS do Windows recém-ativado, você pode executar Sysprep apenas uma vez por vez.
- Se um ECS for criado a partir de um arquivo de imagem, somente Sysprep fornecido pelo arquivo de imagem poderá ser usado. Além disso, o Sysprep deve sempre residir no diretório %WINDIR%\system32\sysprep.
- O Windows deve estar no estado ativado e a contagem de rearmamento restante do Windows deve ser maior ou igual a 1. Caso contrário, o encapsulamento Sysprep não pode ser executado.
Execute o seguinte comando na linha de comando do Windows e verifique quantas vezes você pode executar o Sysprep na caixa de diálogo Windows Script Host exibida:
slmgr.vbs /dlv
Se o valor de Remaining Windows rearm count for 0, não é possível executar Sysprep.
Figura 1 Host de script do Windows
Procedimento
- Entre no diretório de instalação do Cloudbase-Init.
C:\Program Files\Cloudbase Solutions\ é usado como um exemplo do diretório de instalação do Cloudbase-Init. Alterne para o diretório raiz da unidade C e execute o seguinte comando para entrar no diretório de instalação:
cd C:\Program Files\Cloudbase Solutions\Cloudbase-Init\conf
- Execute o seguinte comando para encapsular o Windows:
C:\Windows\System32\sysprep\sysprep.exe /generalize /oobe /unattend:Unattend.xml
- Certifique-se de que /unattend:Unattend.xml esteja contido no comando anterior. Caso contrário, o nome de usuário, a senha, e outras informações de configuração importantes do ECS serão redefinidos, e você deverá configurar o SO manualmente ao usar os ECS criados a partir da imagem privada do Windows.
- Depois que este comando for executado, o ECS será interrompido automaticamente. Depois que o ECS for interrompido, use o para criar uma imagem. Os ECS criados usando a imagem têm os SID exclusivos. Se você reiniciar um ECS do Windows no qual Sysprep tenha sido executado, Sysprep terá efeito somente para o atual ECS. Antes de criar uma imagem usando o ECS, você deve executar Sysprep novamente.
- Para o Windows Server 2012 e o Windows Server 2012 R2, a senha de administrador do ECS será excluída depois que o Sysprep for executado no ECS. Você precisa fazer login no ECS e redefinir a senha do administrador. Nesse caso, a senha de administrador definida no console de gerenciamento será inválida. Mantenha a senha definida em segurança.
- Se uma conta de domínio for necessária para logins, execute o Sysprep no ECS antes de usá-lo para criar uma imagem privada. Para obter detalhes sobre o impacto da execução do Sysprep, consulte Por que o Sysprep é necessário para criar uma imagem privada a partir de um ECS Windows?
- A conta Cloudbase-Init de um ECS do Windows é uma conta interna do agente Cloudbase-Init. Essa conta é usada para obter metadados e concluir a configuração relevante quando o ECS do Windows é iniciado. Se você modificar ou excluir essa conta, ou desinstalar o agente Cloudbase-Init, não será possível injetar informações personalizadas iniciais no ECS criado a partir de uma imagem privada do Windows. Portanto, não é aconselhável modificar ou excluir a conta do Cloudbase-Init.
Figura 2 Executando Sysprep
Procedimento de acompanhamento
- Crie uma imagem privada a partir do ECS do qual o Sysprep é executado. Para obter detalhes, consulte Criando uma imagem de disco do sistema a partir de um ECS de Windows.
- Você pode usar a imagem para criar os ECS. Cada um ECS tem um SID único.
Execute o seguinte comando para consultar o SID do ECS:
whoami /user
Figura 3 ECS SID antes da execução do Sysprep
Figura 4 ECS SID após a execução do Sysprep