Criando uma imagem de ECS inteiro a partir de um ECS
Cenários
Você pode criar uma imagem de um ECS inteiro, incluindo não apenas o SO, mas também o software e todos os dados de serviço. Em seguida, você pode usar essa imagem para migrar dados provisionando rapidamente clones exatos do ECS original.
Conhecimento de fundo
A figura a seguir mostra o processo de criação de uma imagem a partir de um ECS inteiro, com o sistema e os discos de dados incluídos.
- O tempo necessário para criar uma imagem de ECS inteiro depende do tamanho do disco, da qualidade da rede e do número de tarefas simultâneas.
- O ECS usado para criar uma imagem de ECS inteiro deve estar no estado Running ou Stopped. Para criar uma imagem de ECS inteiro contendo um banco de dados, use um ECS parado.
- Quando uma imagem de ECS inteiro estiver sendo criada, não desanexe o disco do sistema do ECS ou pare, inicie ou reinicie o ECS, senão a criação da imagem falhará.
- Em Figura 1, se houver instantâneos do disco do sistema e dos discos de dados, mas a criação do backup do ECS não estiver concluída, a imagem de ECS completo que você cria só estará disponível na AZ onde o ECS de origem estiver e só poderá ser usada para provisionar os ECS nesta AZ. Você não pode provisionar os ECS nas outras AZ na região até que o ECS original seja totalmente copiado e a imagem de ECS completo esteja no estado Normal.
- Se você usar uma imagem de ECS inteiro para alterar um SO ECS, somente os dados do disco do sistema podem ser gravados no ECS. Portanto, se você quiser restaurar ou migrar os dados do disco de dados de um ECS usando uma imagem de ECS inteiro, só poderá usar a imagem para criar um novo ECS em vez de usá-la para alterar o SO do ECS.
Restrições
- Ao criar uma imagem de ECS inteiro a partir de um ECS, certifique-se de que o ECS tenha sido configurado corretamente ou a criação da imagem pode falhar.
Para obter detalhes, consulte Qual configuração inicial precisa ser executada no ECS, BMS, ou arquivo de imagem antes de ser usado para criar uma imagem?
- Um ECS do Windows usado para criar uma imagem de ECS inteiro não pode ter um volume estendido, ou os dados podem ser perdidos quando os ECSs são criados a partir dessa imagem.
- Um ECS do Linux usado para criar uma imagem de ECS inteiro não pode ter um grupo de discos ou disco lógico que contenha vários discos físicos, ou os dados podem ser perdidos quando os s são criados a partir dessa imagem.
- Um ECS usado para criar uma imagem de ECS inteiro não pode conter um disco de Serviço de Armazenamento Dedicado Distribuído (DSS).
- Uma imagem de ECS inteiro não pode ser exportada, publicada no Marketplace ou replicada em uma região.
- Ao criar uma imagem de ECS inteiro a partir de um ECS do Windows, é necessário alterar a política de SAN do ECS para OnlineAll. Caso contrário, os discos do EVS conectados aos ECS criados a partir da imagem podem ficar offline.
O Windows tem três tipos de políticas de SAN: OnlineAll, OfflineShared, e OfflineInternal.
Tabela 1 Políticas de SAN no Windows Type
Descrição
OnlineAll
Todos os discos recém-detectados são colocados online automaticamente.
OfflineShared
Indica que todos os discos em barramentos compartilháveis, como iSCSI e FC, ficam offline por padrão, enquanto os discos em barramentos não compartilháveis são mantidos online.
OfflineInternal
Todos os discos recentemente detectados são deixados offline.
- Execute cmd.exe e execute o seguinte comando para consultar a atual política de SAN do ECS:
diskpart
- Execute o seguinte comando para visualizar a política de SAN do ECS:
- Se a política de SAN não for OnlineAll, vá para 3.
- Execute o seguinte comando para alterar a política de SAN do ECS para OnlineAll:
san policy=onlineall
- Execute cmd.exe e execute o seguinte comando para consultar a atual política de SAN do ECS:
Procedimento
- Acesse o console do IMS.
- Acesse o console de gerenciamento.
- Em Compute, clique em Image Management Service.
O console do IMS é exibido.
- Crie uma imagem de ECS inteiro.
- Clique em Create Image no canto superior direito.
- Na área Image Type and Source, selecione Full-ECS image para Type.
- Selecione ECS para Source e, em seguida, selecione um ECS na lista.
Figura 2 Criando uma imagem de ECS inteiro a partir de um ECS
- Especifique Server Backup Vault para armazenar backups.
A imagem de ECS inteiro criado e o backup são armazenados no cofre de backup do servidor.
Se nenhum cofre de backup do servidor estiver disponível, clique em Create Server Backup Vault para criar um. Certifique-se de selecionar Backup para Protection Type. Para obter mais informações sobre backups e cofres do CBR, consulte O que é o CBR?
- Na área Image Information, configure os detalhes básicos da imagem, como o nome e a descrição da imagem.
- Clique em Next.
- Confirme os parâmetros. Leia o aviso de isenção de responsabilidade da imagem e selecione I have read and agree to the Image Disclaimer e clique em Submit.
- Volte para a página Private Images e visualize a nova imagem de ECS inteiro.
- Quando o status da imagem muda para Normal, a criação da imagem é concluída.
- Se Available in AZX for exibido em Normal na coluna Status para uma imagem de ECS inteiro, o backup para esse ECS não foi criado e apenas um instantâneo de disco é criado. (AZX indica a AZ em que reside o ECS de origem da imagem.)
Nesse caso, a imagem de ECS inteiro pode ser usada para provisionar os ECS somente na AZ especificada. Se quiser usar essa imagem para provisionar os ECS nas outras AZ da região, você precisará aguardar até que Available in AZX desapareça de Normal, o que indica que o backup do ECS foi criado com êxito. Esse processo leva cerca de 10 minutos, dependendo do volume de dados do ECS de origem.
Figura 3 Estado da imagem de ECS inteiro
Procedimento de acompanhamento
- Para usar a imagem de ECS inteiro para criar os ECS, clique em Apply for Server na coluna Operation Na página exibida, crie os ECS seguindo as instruções no Guia do Usuário do Elastic Cloud Server.
Se uma imagem de ECS inteiro contiver um ou mais discos de dados, o sistema configurará automaticamente os parâmetros do disco de dados quando você usar a imagem para criar os ECSs.
- Se você usar uma imagem de ECS inteiro para alterar um SO ECS, somente os dados do disco do sistema podem ser gravados no ECS. Portanto, se você quiser restaurar ou migrar os dados do disco de dados de um ECS usando uma imagem de ECS inteiro, só poderá usar a imagem para criar um novo ECS em vez de usá-la para alterar o SO do ECS.
- Se quiser compartilhar a imagem de ECS inteiro com outros locatários, você pode usar um dos seguintes métodos:
- Se o ECS do qual a imagem de ECS inteiro foi criada tiver um backup CSBS, primeiro você deve migrar o backup para o CBR antes de compartilhar a imagem porque o CSBS está sendo preterido. Para obter detalhes, consulte Migrando recursos do CSBS/VBS.
- Se o ECS não tiver esse backup, você poderá compartilhar a imagem de ECS inteiro diretamente.