Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-08-31 GMT+08:00

Criação de um usuário do IAM

Se você for um administrador e tiver comprado vários recursos na Huawei Cloud, como Elastic Cloud Servers (ECSs), discos Elastic Volume Service (EVS) e Bare Metal Servers (BMSs), você pode criar usuários do IAM e conceder a eles as permissões necessárias para executar operações em recursos específicos. Dessa forma, você não precisa compartilhar a senha da sua conta.

Novos usuários do IAM não têm permissões atribuídas por padrão. É possível atribuir permissões a novos usuários ou adicioná-los a um ou mais grupos e conceder permissões a esses grupos, consultando Atribuição de permissões a um grupo de usuários, para que os usuários possam herdar as permissões dos grupos. Os usuários então podem executar operações específicas em serviços de nuvem, conforme especificado pelas permissões.

O grupo de usuários padrão admin tem todas as permissões necessárias para usar todos os recursos da nuvem. Os usuários desse grupo podem executar operações em todos os recursos, incluindo, entre outros, a criação de grupos de usuários e usuários, a modificação de permissões e o gerenciamento de recursos.

Se você excluir um usuário e depois criar um novo usuário com o mesmo nome, precisará conceder as permissões necessárias ao novo usuário novamente.

Procedimento

  1. Faça logon no console do IAM como administrador.
  2. Escolha Users no painel de navegação esquerdo e clique em Create User no canto superior direito.

    Figura 1 Criação de um usuário do IAM

  3. Especifique as informações do usuário na página Create User. Para criar mais usuários, clique em Add User. Você pode adicionar um máximo de 10 usuários por vez.

    Figura 2 Especificar detalhes do usuário
    Tabela 1 Detalhes do usuário

    Parâmetro

    Descrição

    Username

    Esse parâmetro é definido pelo usuário e não pode ser o mesmo que o de qualquer outra conta ou de qualquer usuário do IAM na conta.

    Email Address

    Esse parâmetro é definido pelo usuário e não pode ser o mesmo que o de qualquer outra conta ou de qualquer usuário do IAM na conta. Ele pode ser usado para autenticar o usuário do IAM e redefinir a senha.

    Mobile Number

    Esse parâmetro é definido pelo usuário e não pode ser o mesmo que o de qualquer outra conta ou de qualquer usuário do IAM na conta. Ele pode ser usado para autenticar o usuário do IAM e redefinir a senha.

    External Identity ID

    Identidade de um usuário empresarial no SSO de usuário do IAM. O valor contém no máximo 128 caracteres.

    Esse parâmetro deve ser especificado se você quiser configurar a federação de identidade via SAML para um usuário do IAM.

  4. Especifique o Access Type.

    Figura 3 Selecionar tipos de acesso
    Tabela 2 Tipos de acesso

    Tipo de acesso

    Descrição

    Programmatic access

    Permite que os usuários acessem serviços de nuvem usando ferramentas de desenvolvimento, como APIs, CLI e SDKs.

    Management console access

    Permite que os usuários acessem serviços de nuvem por meio do console de gerenciamento. Uma senha é obrigatória para o logon.

  5. Especifique o Credential Type.

    Figura 4 Selecionar tipos de credencial
    Tabela 3 Tipos de credenciais

    Tipo de credencial

    Descrição

    Access key

    Depois de criar o usuário, você pode baixar a chave de acesso (AK/SK) gerada para o usuário.

    Cada usuário pode ter no máximo duas chaves de acesso.

    Password

    Set now

    Defina uma senha para o usuário e determine se deve exigir que o usuário redefina a senha no primeiro logon.

    Se você for usar o usuário do IAM sozinho, é recomendável selecionar essa opção, inserir uma senha e desmarcar Require password reset at first login.

    Automatically generated

    O sistema gera automaticamente uma senha de logon para o usuário. Depois que o usuário é criado, você pode baixar o arquivo de senha EXCEL e fornecer a senha para o usuário. O usuário pode então usar essa senha para logon.

    Essa opção está disponível somente quando você cria um único usuário.

    Set by user

    Um URL de logon único será enviado por e-mail ao usuário. O usuário pode clicar no link para fazer logon no console e definir uma senha.

    Se você não usar o usuário do IAM sozinho, selecione essa opção e digite o endereço de e-mail e o número do celular do usuário do IAM. O usuário pode então definir uma senha clicando no URL de logon único enviado por e-mail. O URL de logon é válido por seven days.

    Tabela 4 Configurações recomendadas

    Management Console Access

    Programmatic Access

    Tipo de credencial

    Tipo de acesso recomendado

    Tipo de credencial recomendado

    Selecione

    Desmarque

    Não há requisitos especiais.

    Management console access

    Senha

    Desmarque

    Selecione

    Não há requisitos especiais.

    Programmatic access

    Chave de acesso

    Desmarque

    Selecione

    Uma senha é necessária como uma credencial para acesso programático (exigida por algumas APIs).

    Programmatic access

    Senha

    Selecione

    Selecione

    A chave de acesso (inserida pelo usuário do IAM) precisa ser verificada no console.

    Por exemplo, o usuário precisa executar a verificação da chave de acesso antes de criar um trabalho de migração de dados no console do Cloud Data Migration (CDM).

    Programmatic access e management console access

    Senha e chave de acesso

  6. Configure a proteção de logon. Esse parâmetro está disponível somente quando você selecionou Management console access para Access Type.

    Figura 5 Ativação da proteção de logon
    • Enable (Recommend for account security): o usuário precisa inserir um código de verificação além do nome de usuário e senha para logon.

      Você pode escolher a verificação de logon baseada em SMS, e-mail ou MFA virtual.

    • Disable: o usuário não precisa inserir um código de verificação para fazer logon. Se você quiser ativar a proteção de logon após a criação do usuário, consulte Proteção de logon.

  7. Clique em Next. Selecione os grupos de usuários para adicionar o usuário. O usuário herdará as permissões atribuídas aos grupos de usuários.

    Figura 6 Adição do usuário a grupos de usuários
    • Você também pode criar um novo grupo e adicionar o usuário a esse grupo.
    • Se você quiser que o usuário seja um administrador, adicione-o ao grupo padrão admin.
    • Você pode adicionar um usuário a um máximo de 10 grupos de usuários.

  8. Clique em Create.

    • Se você selecionou Access key para Credential Type em 5, você pode baixar a chave de acesso na página Finish.
    • Se você selecionou Password > Automatically generated para Credential Type em 5, poderá fazer o download do arquivo de senha na página Finish.
      Figura 7 Usuários criados com sucesso

Operações relacionadas

  • Os usuários do IAM criados sem serem adicionados a nenhum grupo não têm permissões. O administrador pode atribuir permissões a esses usuários do IAM no console do IAM. Os usuários do IAM também podem atribuir permissões a si mesmos. Em seguida, os usuários podem usar recursos de nuvem com base nas permissões atribuídas. Para mais detalhes, consulte Atribuição de permissões a um usuário do IAM.
  • As contas e os usuários do IAM usam métodos diferentes para fazer logon. Para obter detalhes sobre o logon de usuário do IAM, consulte Fazer logon como um usuário do IAM.