Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2022-12-26 GMT+08:00

Filtragem de parâmetros de URL

Conhecimento de fundo

A maioria das solicitações de páginas da web carrega parâmetros de URL que começam com um ponto de interrogação (?). Se os parâmetros não contiverem informações importantes (como versão), você poderá ativar a filtragem de parâmetros de URL para melhorar a taxa de acertos do cache e acelerar a distribuição de conteúdo. Ao configurar a filtragem de parâmetros de URL, você pode reter ou ignorar parâmetros específicos.

Ativação da filtragem de parâmetros de URL

  1. Faça login em console da Huawei Cloud. Na página inicial do console de gerenciamento, escolha Service List > Storage > CDN.

    O console de CDN é exibido.

  2. No painel de navegação, escolha Domains.
  3. Na lista de domínios, clique no nome de domínio de destino ou clique em Configure na coluna Operation.
  4. Clique na guia Cache Settings.
  5. Clique em Edit ao lado de URL Parameter Filtering.

    Tabela 1 Descrição do parâmetro

    Parâmetro

    Descrição

    Regra de configuração

    Estado

    Desativado: (padrão) a filtragem de parâmetros de URL está desativada. A CDN armazena o recurso em cache com base nos parâmetros que seguem o ponto de interrogação (?) em uma URL de solicitação.

    Ativado: se a filtragem de parâmetros de URL estiver ativada, os seguintes itens de configuração entrarão em vigor.

    -

    Ignorar parâmetros de URL

    CDN ignora todos os parâmetros após pontos de interrogação (?) em URLs de solicitação, melhorando a taxa de acertos do cache.

    N/D

    Ignorar parâmetros específicos

    A CDN ignora os parâmetros específicos em URLs de solicitação, mas mantém outros parâmetros.

    • Insira até 10 nomes de parâmetros separados por ponto e vírgula (;).
    • Somente letras, dígitos, pontos de (.), sublinhados (_), e til (~) são suportados.

    Reter parâmetros específicos

    A CDN retém os parâmetros específicos em URLs de solicitação, mas ignora outros parâmetros.

    • Insira até 10 nomes de parâmetros separados por ponto e vírgula (;).
    • Somente letras, dígitos, pontos de (.), sublinhados (_), e til (~) são suportados.
    • Se uma regra de cache do seu nome de domínio tiver configurações especiais de parâmetro de URL, não será possível configurar a filtragem de parâmetros de URL para o nome de domínio no console da CDN. Nesse caso, você pode enviar um tíquete de serviço.
  6. Ative Status, selecione uma operação de parâmetro na lista suspensa Parameter Configuration, defina os parâmetros fazendo referência a Tabela 1, e clique em OK.

Exemplos

  • Exemplo 1: seu nome de domínio www.example.com tem a seguinte configuração de filtragem de parâmetros de URL:

    Quando um usuário solicita o http://www.example.com/1.txt pela primeira vez, o arquivo não é armazenado em cache no CDN, portanto o CDN precisa recuperá-lo do servidor de origem. Quando o usuário solicitar o http://www.example.com/1.txt?test1, o parâmetro que segue o ponto de interrogação (?) será ignorado. Como resultado, o http://www.example.com/1.txt é atingido.

  • Exemplo 2: seu nome de domínio www.example.com tem a seguinte configuração de filtragem de parâmetros de URL:

    Quando um usuário solicita o http://www.example.com/1.txt pela primeira vez, o arquivo não é armazenado em cache no CDN, portanto o CDN precisa recuperá-lo do servidor de origem. Quando o usuário solicitar o http://www.example.com/1.txt?test1, a CDN procurará uma correspondência para a URL completa, incluindo o parâmetro após o ponto de interrogação (?) porque a filtragem de parâmetros de URL está desativada. Como resultado, a CDN precisa recuperar http://www.example.com/1.txt?test1 do servidor de origem porque nenhum cache é atingido.

  • Exemplo 3: seu nome de domínio www.example.com tem a seguinte configuração de filtragem de parâmetros de URL:

    Quando um usuário solicita o http://www.example.com/1.txt pela primeira vez, o arquivo não é armazenado em cache no CDN, portanto o CDN precisa recuperá-lo do servidor de origem. Quando o usuário solicitar http://www.example.com/1.txt?parm1&parm2, os parâmetros parm1 e parm2 na URL serão ignorados. Como resultado, o http://www.example.com/1.txt é atingido.