HPA de CCE avançado
cce-hpa-controller é um complemento desenvolvido pelo CCE, que pode ser usado para dimensionar de forma flexível as Implantações com base em métricas como uso de CPU e uso de memória.
Depois de instalar este complemento, pode criar políticas CustomedHPA. Para mais detalhes, consulte Criação de uma política CustomedHPA para o dimensionamento automático da carga de trabalho.
Principais funções
- O dimensionamento pode ser realizado com base na porcentagem do número atual de pods.
- A etapa mínima de dimensionamento pode ser definida.
- Diferentes operações de escala podem ser executadas com base nos valores métricos reais.
Restrições
- Esse complemento pode ser instalado somente em clusters da v1.15 ou posterior.
- Se a versão do cce-hpa-controller for anterior a 1.2.11, o complemento Prometheus deve ser instalado. Se a versão do cce-hpa-controller for 1.2.11 ou posterior, os complementos que podem fornecer a API de métricas devem ser instalados. Selecione um dos seguintes complementos com base na versão do cluster e nos requisitos reais.
- Kubernetes Metrics Server: fornece métricas básicas de uso de recursos, como uso de CPU e memória do contêiner. É suportado por todas as versões de cluster.
- Monitoramento de cluster da nuvem nativa: fornece métricas personalizadas além das métricas básicas de recursos. Registre o Prometheus como o serviço que fornece a API de métricas. Para mais detalhes, consulte Fornecer métricas de recursos por meio de Metrics API. Este suplemento suporta clusters v1.17 ou posterior.
- Prometheus (EOM): fornece métricas personalizadas além das métricas básicas de recursos. Registre o Prometheus como o serviço que fornece a API de métricas. Para mais detalhes, consulte Fornecer métricas de recursos por meio de Metrics API. Este suplemento suporta apenas clusters de v1.21 ou anterior.
Instalar o complemento
- Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster para acessar o console do cluster. Clique em Add-ons no painel de navegação, localize CCE Advanced HPA à direita e clique em Install.
- Na página Install Add-on, configure as especificações.
Tabela 1 Configuração de cce-hpa-controller Parâmetro
Descrição
Add-on Specifications
Selecione Single ou Custom para Add-on Specifications.
NOTA:Os complementos de instância única são usados apenas para verificação de serviço. Em implementações comerciais, selecione Custom com base nas especificações do cluster. As especificações do cce-hpa-controller são decididas pelo número total de contêineres no cluster e pelo número de políticas de escala. É aconselhável configurar 500m de CPU e 1.000 MiB de memória para cada 5.000 contêineres e 100m de CPU e 500 MiB de memória para cada 1.000 políticas de dimensionamento.
Instances
Número de pods que serão criados para corresponder às especificações do complemento selecionado.
Se você selecionar Custom, poderá ajustar o número de pods conforme necessário.
Containers
As cotas de CPU e memória do contêiner permitidas para as especificações adicionais selecionadas.
Se você selecionar Custom, poderá ajustar as especificações do contêiner conforme necessário.
- Selecione Single ou Custom para Add-on Specifications.
- Pods: defina o número de pods com base nos requisitos de serviço.
- Containers: defina uma cota de contêiner adequada com base nos requisitos de serviço.
- Configure as políticas de agendamento para o complemento.
- As políticas de agendamento não entram em vigor em instâncias complementares do tipo DaemonSet.
- Ao configurar a implementação de várias AZs ou a afinidade de nó, verifique se há nós que atendem à política de agendamento e se os recursos são suficientes no cluster. Caso contrário, o complemento não pode ser executado.
Tabela 2 Configurações para programação de complementos Parâmetro
Descrição
Multi-AZ Deployment
- Preferred: os pods de Implementação do complemento serão agendados preferencialmente para nós em diferentes AZs. Se todos os nós no cluster forem implementados na mesma AZ, os pods serão agendados para essa AZ.
- Forcible: os pods de Implementação do complemento serão forçosamente agendados para nós em diferentes AZs. Se houver menos AZs do que pods, os pods extras não funcionarão.
Node Affinity
- Incompatibility: a afinidade de nó está desabilitada para o complemento.
- Node Affinity: especifique os nós em que o complemento é implementado. Se você não especificar os nós, o complemento será agendado aleatoriamente com base na política de agendamento de cluster padrão.
- Specified Node Pool Scheduling: especifique o pool de nós em que o complemento é implementado. Se você não especificar o pool de nós, o complemento será agendado aleatoriamente com base na política de agendamento de cluster padrão.
- Custom Policies: insira os rótulos dos nós em que o complemento será implementado para políticas de agendamento mais flexíveis. Se você não especificar rótulos de nó, o complemento será agendado aleatoriamente com base na política de agendamento de cluster padrão.
Se várias políticas de afinidade personalizadas estiverem configuradas, certifique-se de que existem nós que atendam a todas as políticas de afinidade no cluster. Caso contrário, o complemento não pode ser executado.
Taints and Tolerations
O uso de manchas e tolerâncias permite (não forçosamente) que Implementação do complemento seja agendada para um nó com as manchas correspondentes e controla as políticas de despejo de Implementação depois que o nó onde a Implementação está localizada é contaminado.
O complemento adiciona a política de tolerância padrão para as manchas node.kubernetes.io/not-ready e node.kubernetes.io/unreachable, respectivamente. A janela de tempo de tolerância é 60s.
Para mais detalhes, consulte Manchas e tolerâncias.
- Clique em Install.
Componentes
Componente |
Descrição |
Tipo de recurso |
---|---|---|
customedhpa-controller |
Componente de escalonamento automático do CCE, que escala para dentro ou para fora Implementações com base em métricas como uso da CPU e uso da memória |
Implementação |