Visão geral
O CCE fornece um console para gerenciar gráficos do Helm, ajudando você a implementar facilmente aplicações usando os gráficos e gerenciar aplicações no console. CCE usa Helm v3.8.2 e suporta o upload de pacotes de gráficos do Helm v3. Para mais detalhes, consulte Implementação de uma aplicação a partir de um gráfico.
Você também pode usar o cliente de Helm para implementar aplicações diretamente. Se você usar o cliente de Helm para implementar aplicações, o controle de versão não será suportado. Você pode usar Helm v2 ou Helm v3. Para mais detalhes, veja Implementação de uma aplicação através do cliente de Helm v2 e Implementação de uma aplicação através do cliente de Helm v3.
Helm
Helm é um gerenciador de pacotes para Kubernetes e gerencia gráficos. Um gráfico de Helm é uma série de arquivos YAML usados para encapsular aplicações do Kubernetes nativo. Ao implementar uma aplicação, você pode personalizar alguns metadados da aplicação para facilitar a distribuição da aplicação. Os liberadores de aplicações podem usar o Helm para empacotar aplicações, gerenciar dependências de aplicações e versões de aplicações e liberar aplicações para o repositório de software. Depois de usar o Helm, os usuários não precisam compilar arquivos complexos de implementação de aplicações. Eles podem facilmente pesquisar, instalar, atualizar, reverter e desinstalar aplicações no Kubernetes.
A relação entre Helm e Kubernetes é a seguinte:
- Helm <–> Kubernetes
- Apt <–> Ubuntu
- Yum <–> CentOS
- Pip <–> Python
A figura a seguir mostra a arquitetura da solução:
O Helm pode ajudar na orquestração de aplicações para o Kubernetes:
- Gerencia, edita e atualiza um grande número de arquivos de configuração do Kubernetes.
- Implementa uma aplicação de Kubernetes complexa que contém um grande número de arquivos de configuração.
- Compartilha e reutiliza configurações e aplicações do Kubernetes.
- Suporta vários ambientes com modelos de configuração baseados em parâmetros.
- Gerencia a liberação de aplicações, incluindo reverter a aplicação, encontrar diferenças (usando o comando diff) e visualizar o histórico de lançamentos.
- Controla fases em um ciclo de implementação.
- Testa e verifica a versão lançada.