Vinculação de um endereço IP virtual a um BMS
Cenários
Você pode vincular um endereço IP virtual a um BMS para redundância de conexão. Esta seção descreve como vincular um endereço IP virtual a um BMS.
O que é um endereço IP virtual?
Os endereços IP virtuais, também chamados de endereços IP flutuantes, são usados para a alternância ativa e em espera de servidores para obter alta disponibilidade. Se o servidor ativo estiver com defeito e não puder fornecer serviços, o endereço IP virtual será alternado dinamicamente para o servidor em espera para fornecer serviços.
Se você quiser melhorar a alta disponibilidade do serviço e evitar pontos únicos de falha, poderá usar os BMSs implementados para trabalhar no modo ativo/em espera ou em um modo ativo e vários modos em espera. Esses BMSs usam o mesmo endereço IP virtual.
- Vincule dois BMSs na mesma sub-rede ao mesmo endereço IP virtual.
- Configure o Keepalived para que os dois BMSs funcionem no modo ativo/em espera. Para obter detalhes sobre as configurações do Keepalived, consulte os métodos de configuração comuns no setor.
Procedimento
- Acesse o console de gerenciamento.
- Em Computing, clique em Bare Metal Server.
O console do BMS é exibido.
- Clique no nome do BMS ao qual um endereço IP virtual precisa ser vinculado.
- Clique na guia NICs. Em seguida, clique em Manage Virtual IP Address.
A página que mostra os detalhes da VPC específica é exibida.
- Na guia Virtual IP Address, selecione um desejado ou clique em Assign Virtual IP Address para um novo.
- Clique em Bind to Server na coluna Operation e selecione o BMS de destino e a NIC para vincular o endereço IP virtual à NIC.