Uso de um par de chaves SSH
Cenários
Para garantir a segurança do sistema, é aconselhável usar o modo de autenticação de chave para autorizar o usuário que tenta fazer logon em um BMS. Portanto, você deve usar um par de chaves existente ou criar um novo para autenticação de logon remoto.
- Criação de um par de chaves
Se nenhum par de chaves estiver disponível, crie um que contenha uma chave pública e uma chave privada usada para autenticação de logon. Você pode usar um dos seguintes métodos:
- Crie um par de chaves usando o console de gerenciamento. Após a criação, a chave pública é armazenada automaticamente no sistema e a chave privada é armazenada manualmente em um diretório local. Para mais detalhes, consulte Criar um par de chaves no console de gerenciamento.
- Use o PuTTYgen para criar um par de chaves e salvar as chaves públicas e privadas no host local. Para mais detalhes, consulte Criar um par de chaves usando o PuTTYgen. Após a criação, importe o par de chaves seguindo as instruções fornecidas em Importar um par de chaves. Em seguida, o par de chaves pode ser usado.
PuTTYgen é uma ferramenta para gerar chaves públicas e privadas. Você pode obter a ferramenta de https://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/latest.html.
- Usar um par de chaves existente
Se um par de chaves estiver disponível localmente, por exemplo, gerado usando PuTTYgen, você poderá importar a chave pública no console de gerenciamento para que o sistema mantenha o arquivo de chave pública. Para mais detalhes, consulte Importar um par de chaves.
Criar um par de chaves no console de gerenciamento
- Acesse o console de gerenciamento.
- Em Computing, clique em Bare Metal Server.
O console do BMS é exibido.
- Na árvore de navegação, escolha Key Pair.
- No lado direito da página, clique em Create Key Pair.
- Digite o nome da chave e clique em OK.
Um nome de chave preenchido automaticamente consiste em KeyPair- e um número aleatório de 4 dígitos. Altere-o para um fácil de lembrar, por exemplo, KeyPair-xxxx_bms.
- Faça o download do arquivo de chave privada. O nome do arquivo é o nome de par de chaves especificado com um sufixo de .pem. Armazene o arquivo de chave privada com segurança. Na caixa de diálogo exibida, clique em OK.
Você pode salvar o arquivo de chave privada apenas uma vez. Ao criar um BMS, forneça o nome do par de chaves. Cada vez que você faz logon no BMS usando SSH, você precisa fornecer a chave privada.
Criar um par de chaves usando o PuTTYgen
- Obtenha as chaves públicas e privadas.
- Clique duas vezes em PuTTYgen.exe. A janela PuTTY Key Generator é exibida.
Figura 1 Gerador de chaves PuTTY
- Clique em Generate.
O gerador de chaves gera automaticamente um par de chaves que consiste em uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é aquela mostrada na caixa vermelha em Figura 2.
- Clique duas vezes em PuTTYgen.exe. A janela PuTTY Key Generator é exibida.
- Copie o conteúdo da chave pública para um arquivo .txt e salve o arquivo em um diretório local.
Não salve a chave pública clicando em Save public key. Armazene uma chave pública clicando em Save public key do PuTTYgen alterará o formato do conteúdo da chave pública. Essa chave não pode ser importada para o console de gerenciamento.
- Salve o arquivo de chave privada.
O formato no qual salvar sua chave privada varia de acordo com os cenários da aplicação: para garantir a segurança do BMS, você está limitado a baixar a chave privada apenas uma vez.
- Salvar a chave privada no formato .ppk
Quando for necessário efetuar logon em um BMS de Linux usando PuTTY, você deve usar a chave privada .ppk. Para salvar a chave privada no formato.ppk, execute as seguintes operações:
- Na página PuTTY Key Generator, escolha File > Save private key.
- Salve a chave privada, por exemplo, kp-123.ppk, no PC local.
- Salvar a chave privada no formato .pem
Quando for necessário efetuar logon em um BMS do Linux usando Xshell ou tentar obter a senha para efetuar logon em um BMS do Windows, você deve usar a chave privada .pem para autenticação. Para salvar a chave privada no formato .ppk, execute as seguintes operações:
- Na página PuTTY Key Generator, escolha Conversions > Export OpenSSH key.
Se você usar este arquivo privado para obter a senha para efetuar logon em um BMS do Windows, ao escolher Export OpenSSH key, não configure Key passphrase. Caso contrário, a obtenção da senha falhará.
- Salve a chave privada, por exemplo, kp-123.pem, em um diretório local.
- Na página PuTTY Key Generator, escolha Conversions > Export OpenSSH key.
- Salvar a chave privada no formato .ppk
- Depois que o arquivo de chave pública e o arquivo de chave privada forem salvos, importe a chave pública para o sistema referindo-se a Importar um par de chaves.
Importar um par de chaves
Se você armazenar uma chave pública clicando em Save public key do PuTTYgen, o formato do conteúdo da chave pública será alterado. Essa chave não pode ser importada para o console de gerenciamento. Para resolver esse problema, obtenha o conteúdo da chave pública no formato correto e importe o conteúdo para o console de gerenciamento.
- Acesse o console de gerenciamento.
- Em Computing, clique em Bare Metal Server.
O console do BMS é exibido.
- Na árvore de navegação, escolha Key Pair.
- No lado direito da página, clique em Import Key Pair.
Figura 3 Importar um par de chaves
- Use um dos seguintes métodos para importar o par de chaves:
- Selecionar um arquivo
- Na página Import Key Pair do console de gerenciamento, clique em Select File e selecione o arquivo de chave pública local, por exemplo, o arquivo.txt salvo no 2.
Ao importar um par de chaves, certifique-se de que a chave pública seja importada. Caso contrário, a importação do par de chaves falhará.
- Clique em OK.
Depois que a chave pública for importada, você poderá alterar seu nome.
- Na página Import Key Pair do console de gerenciamento, clique em Select File e selecione o arquivo de chave pública local, por exemplo, o arquivo.txt salvo no 2.
- Copiar o conteúdo da chave pública
- Copie o conteúdo do arquivo in.txt de chave pública na caixa de texto Public Key Content.
- Clique em OK.
- Selecionar um arquivo
Excluir um par de chaves
Se você não precisar mais de um par de chaves, poderá excluí-lo. Depois que um par de chaves é excluído, ele não pode ser restaurado. No entanto, você ainda pode usar a chave privada salva localmente para fazer logon no BMS e o par de chaves excluído ainda é exibido nos detalhes do BMS.
- Se o par de chaves tiver sido vinculado a um BMS e você não desvincular o par de chaves do BMS antes de excluir o par de chaves, não será possível criar um par de chaves com o mesmo nome. Quando você insere esse nome ao criar ou importar um par de chaves, o console exibe uma mensagem de erro indicando que o par de chaves já existe.
- Se seu par de chaves não estiver vinculado a nenhum BMS ou tiver sido desvinculado do BMS antes de ser excluído, você poderá criar um par de chaves com o mesmo nome.
- Acesse o console de gerenciamento.
- Em Computing, clique em Bare Metal Server.
O console do BMS é exibido.
- Na árvore de navegação, escolha Key Pair.
- Localize a linha que contém o par de chaves de destino e clique em Delete na coluna Operation.