Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2023-08-29 GMT+08:00

Passo 1: comprar uma instância de BD

Cenários

Esta seção descreve como comprar uma instância de BD no console de gerenciamento.

O RDS for MySQL oferece suporte aos modos de cobrança anual/mensal e pagamento por uso. O RDS permite que você adapte seus recursos de computação e espaço de armazenamento às suas necessidades de negócios.

Você pode criar várias réplicas de leitura ao comprar instâncias de BD únicas ou primárias/em espera.

Pré-requisitos

  • Você registrou uma Huawei ID e ativou os serviços da Huawei Cloud.
  • Você pode criar um usuário ou grupo de usuários do IAM no console do IAM e conceder a ele permissões de operação específicas para realizar o gerenciamento refinado na Huawei Cloud. Para obter detalhes, consulte Criação de um usuário e concessão de permissões.
  • O saldo da sua conta é maior ou igual a $0 USD.
  • O RDS for MySQL suporta criptografia de transmissão de dados durante a replicação primária/em espera. Para usar essa função, entre em contato com o atendimento ao cliente para solicitar as permissões necessárias. Depois que uma instância de BD é criada, você pode habilitar manualmente o SSL para ela.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página e escolha Databases > Relational Database Service.
  4. Na página Instances, clique em Buy DB Instance.
  5. Na página exibida, selecione um modo de cobrança e configure as informações sobre sua instância de BD. Em seguida, clique em Next.

    • Modo de cobrança
      • Yearly/Monthly: se você selecionar esse modo, pule 6 e vá para 7.
      • Pay-per-use: se você selecionar esse modo, acesse 6.
    • Informações básicas
      Figura 1 Modo de cobrança e informações básicas

      Tabela 1 Informações básicas

      Parâmetro

      Descrição

      Region

      Região onde seus recursos estão localizados.

      NOTA:

      Produtos em diferentes regiões não podem se comunicar uns com os outros através de uma rede privada. Após a criação da instância de BD, a região não poderá ser alterada. Portanto, tenha cuidado ao selecionar uma região.

      DB Instance Name

      Deve começar com uma letra e consistir de 4 a 64 caracteres. Apenas letras (distinção entre maiúsculas e minúsculas), dígitos, hifens (-) e sublinhados (_) são permitidos.

      • Se você pretende comprar várias instâncias de BD e réplicas de leitura por vez, o comprimento permitido para cada nome de instância será alterado.
      • Se você comprar várias instâncias de BD de uma só vez, elas serão denominadas instance-0001, instance-0002 e assim por diante. (instance indica o nome da instância de BD especificado.)

      DB Engine

      Defina para MySQL.

      Versão do mecanismo de BD

      Para obter detalhes, consulte Mecanismos e versões de BD.

      Diferentes versões de mecanismo de BD são compatíveis em diferentes regiões.

      Ao criar uma instância do RDS for MySQL, selecione uma versão do mecanismo de BD adequada adaptada às suas cargas de trabalho. É aconselhável selecionar a versão mais recente disponível porque é mais estável, confiável e segura.

      DB Instance Type and AZ

      • Primary/Standby: usa uma arquitetura HA com uma instância de BD primária e uma instância de BD em espera síncrona. É adequado para bancos de dados de produção de grandes e médias empresas na Internet, Internet das Coisas (IoT), vendas de comércio eletrônico de varejo, logística, jogos e outros setores. A instância de BD em espera melhora a confiabilidade da instância e fica invisível para você após ser criada.

        Uma AZ é uma região física onde os recursos usam fontes de alimentação e redes independentes. As AZs são fisicamente isoladas, mas interconectadas por meio de uma rede interna. Algumas regiões suportam AZs únicas e múltiplas AZs e algumas suportam apenas AZs únicas.

        Para obter alta confiabilidade, o RDS implementará automaticamente suas instâncias primárias e em espera em servidores físicos diferentes, mesmo que você as implemente na mesma AZ. Se você tentar criar instâncias de BD primárias/em espera na mesma AZ em um Dedicated Computing Cluster (DCC) e houver apenas um servidor físico disponível, a criação falhará.

        Você pode implementar instâncias de BD primárias e em espera em uma única AZ ou entre AZs para obter failover e alta disponibilidade.

      • Single: usa uma arquitetura de nó único, que é mais econômica do que as instâncias de BD primárias/em espera. É adequado para desenvolvimento e teste de microsites, e pequenas e médias empresas ou para aprender sobre RDS.
      • High-performance MySQL: GaussDB(for MySQL) é um serviço de banco de dados distribuído de nível empresarial compatível com MySQL. A virtualização de funções de dados (DFV) é usada para dissociar o armazenamento da computação e pode ser escalada automaticamente até 128 TB por instância. Um failover pode ser executado em segundos. Ele fornece o desempenho superior de um banco de dados comercial ao preço de um banco de dados de código aberto.
        Você pode selecionar High-performance MySQL para comprar uma instância de GaussDB(for MySQL).
        NOTA:

        Este tipo de instância só é suportado pelo MySQL 8.0.

      Storage Type

      Determina a velocidade de leitura/gravação da instância de BD. Quanto maior for a taxa de transferência máxima, maior será a velocidade de leitura/gravação da instância de BD.

      • Cloud SSD: unidades de nuvem usadas para desacoplar o armazenamento da computação. A taxa de transferência máxima é de 350 MB/s.
      • Extreme SSD: usa tecnologias de rede 25GE e RDMA para oferecer taxa de transferência de até 1.000 MB/s por disco e latência de menos de milissegundos.
      NOTA:
      • Se você adquiriu o serviço de Dedicated Distributed Storage (DSS), somente o tipo de armazenamento selecionado ao comprar o serviço DSS será exibido.
      • Os tipos de armazenamento SSD em nuvem e SSD extremo são compatíveis com instâncias de BD de uso geral, dedicadas e Kunpeng aprimorado em geral.
      • Depois que a instância de BD é criada, o tipo de armazenamento não pode ser modificado.
      • O IOPS compatível com SSDs na nuvem dependem do desempenho de I/O dos discos do Elastic Volume Service (EVS). Para obter detalhes, consulte a descrição sobre I/O ultra-alta em Tipos de disco e desempenho de Visão geral do Elastic Volume Service.
      • O IOPS compatível com SSDs extremos dependem do desempenho de I/O dos discos do Elastic Volume Service (EVS). Para obter detalhes, consulte a descrição sobre SSDs extremos em Tipos de disco e desempenho de Visão geral do Elastic Volume Service.

      Time Zone

      Você precisa selecionar um fuso horário para sua instância com base na região que hospeda sua instância. Você pode selecionar um fuso horário durante a criação da instância e alterá-lo mais tarde, conforme necessário.

    • Especificações e armazenamento
      Figura 2 Especificações e armazenamento

      Tabela 2 Especificações e armazenamento

      Parâmetro

      Descrição

      Instance Class

      Refere-se à vCPU e à memória de uma instância de BD. Classes de instância diferentes suportam números diferentes de conexões de BD e IOPS máximo.

      Para obter detalhes sobre classes de instância, consulte Classes de instância do RDS for MySQL.

      Depois que uma instância de BD é criada, você pode alterar sua vCPU e memória. Para obter detalhes, consulte Alteração de uma classe de instância de BD.

      NOTA:

      Somente instâncias de BD aprimoradas em geral são permitidas para um DCC.

      Resource Type

      Storage Pool

      Exibido somente quando você seleciona DSS para Resource Type. O pool de armazenamento é seguro porque está fisicamente isolado de outros pools.

      Storage Space (GB)

      Contém a sobrecarga do sistema de arquivos necessária para inode, bloco reservado e operação do BD.

      Se o tipo de armazenamento for SSD na nuvem ou SSD extremo, você poderá ativar o dimensionamento de armazenamento. Se o armazenamento disponível cair para um limite especificado, o dimensionamento automático será acionado.
      • Enable autoscaling: se você selecionar essa opção, o dimensionamento automático será ativado.
      • Trigger If Available Storage Drops To: se o armazenamento disponível cair para um limite especificado ou 10 GB, o dimensionamento automático será acionado.
      • Autoscaling Limit: o intervalo de valores padrão é de 40 GB a 4.000 GB. O limite não deve ser menor que o armazenamento da instância de BD.

      Depois que uma instância de BD é criada, você pode escalar seu espaço de armazenamento. Para obter detalhes, consulte Expansão do espaço de armazenamento.

      NOTA:
      • O espaço de armazenamento pode variar em tamanho de 40 GB a 4.000 GB e pode ser ampliado apenas por um múltiplo de 10 GB.
      • Se você especificar uma réplica de leitura ao criar uma instância de BD primária e ativar o dimensionamento automático de armazenamento para a instância de BD primária, o dimensionamento automático de armazenamento também será ativado para a réplica de leitura por padrão.

      Disk Encryption

      • Disable: indica que a função de criptografia está desativada.
      • Enable: indica que a função de criptografia está ativada, melhorando a segurança dos dados, mas afetando o desempenho do sistema.

        Se você selecionar Enable, Key Name indicando que a chave do locatário precisa ser especificada.

      NOTA:
      • Se você ativar a criptografia de disco durante a criação da instância, o status de criptografia de disco e a chave não poderão ser alterados posteriormente. A criptografia de disco não criptografa os dados de backup armazenados no OBS. Para ativar a criptografia de dados de backup, entre em contato com o atendimento ao cliente.
      • Se a criptografia de disco ou a criptografia de dados de cópia de segurança estiver ativada, mantenha a chave correctamente. Depois que a chave for desativada, excluída ou congelada, o banco de dados ficará indisponível e os dados poderão não ser restaurados.

        Se a criptografia de disco estiver ativada, mas a criptografia de dados de backup não estiver ativada, você poderá restaurar dados para uma nova instância de backups.

        Se ambas a criptografia de disco e a criptografia de dados de backup estiverem ativadas, os dados não poderão ser restaurados.

      • Para obter detalhes sobre como criar uma chave, consulte Criação de uma CMK no Guia de usuário do Data Encryption Workshop.
    • Configuração de rede e banco de dados
      Figura 3 Configuração de rede e banco de dados

      Tabela 3 Rede

      Parâmetro

      Descrição

      VPC

      Uma rede virtual dedicada na qual suas instâncias de BD do RDS estão localizadas. Uma VPC pode isolar redes para diferentes cargas de trabalho. Você pode selecionar uma VPC existente ou criar uma VPC. Para obter detalhes sobre como criar uma VPC, consulte "Criação de uma VPC" em Guia de usuário da Virtual Private Cloud.

      Se nenhuma VPC estiver disponível, RDS aloca uma VPC para você por padrão.

      AVISO:

      Após a criação da instância de DB, a VPC não pode ser alterada.

      Subnet

      Melhora a segurança da rede fornecendo recursos de rede dedicados que são logicamente isolados de outras redes. As sub-redes entram em vigor apenas dentro de uma AZ. A função DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é ativada por padrão para sub-redes nas quais você planeja criar instâncias de BD do RDS e não pode ser desativada.

      Um endereço IP flutuante é atribuído automaticamente quando você cria uma instância de BD. Você também pode inserir um endereço IP IPv4 flutuante não usado no bloco CIDR da sub-rede. Depois que a instância de BD for criada, você poderá alterar o endereço IP flutuante.

      Security Group

      Melhora a segurança controlando o acesso ao RDS a partir de outros serviços. Além disso, uma lista de controle de acesso (ACL) de rede pode ajudar a controlar o tráfego de entrada e saída de sub-redes em sua VPC. Confirme se o grupo de segurança que você seleciona permita que o cliente alcance a instância de DB.

      Ao criar uma instância de BD, você pode selecionar vários grupos de segurança. Para um melhor desempenho da rede, é aconselhável selecionar não mais do que cinco grupos de segurança. Nesse caso, as regras de acesso de todos os grupos de segurança selecionados se aplicam na instância.

      Se nenhum grupo de segurança estiver disponível ou tiver sido criado, o RDS aloca um grupo de segurança para você por padrão.

      Database Port

      A porta padrão do banco de dados é 3306. Você pode alterá-la após a criação de uma instância de BD.

      As instâncias do RDS for MySQL podem usar a porta de banco de dados 1024 a 65535, excluindo 12017 e 33071, que são reservadas para uso do sistema do RDS.

      Tabela 4 Configuração do banco de dados

      Parâmetro

      Descrição

      Password

      • Configure (configuração padrão): configure uma senha para sua instância de BD durante o processo de criação.
      • Skip: configure uma senha mais tarde depois que a instância de BD for criada.
        AVISO:

        Se você selecionar Skip para Password, será necessário redefinir a senha antes de fazer logon na instância.

        Depois que uma instância de BD é criada, você pode redefinir a senha. Para obter detalhes, consulte Redefinição da senha do administrador.

      Administrator

      O nome de logon padrão do banco de dados é root.

      Administrator Password

      Deve conter de 8 a 32 caracteres e conter pelo menos três tipos dos seguintes caracteres: letras maiúsculas, letras minúsculas, dígitos e caracteres especiais (~!@#$%^*-_=+?,()&). Digite uma senha forte e altere-a periodicamente por motivos de segurança.

      Se a senha que você fornecer for considerada uma senha fraca pelo sistema, você será solicitado a digitar uma senha mais forte.

      Mantenha esta senha segura. O sistema não pode recuperá-la.

      Depois que uma instância de BD é criada, você pode redefinir essa senha. Para obter detalhes, consulte Redefinição da senha do administrador.

      Confirm Password

      Deve ser a mesma que a Administrator Password.

      Parameter Template

      Contém valores de configuração do mecanismo que podem ser aplicados a uma ou mais instâncias de BD. Se você pretende criar um par de instância de BD primária/em espera, elas usam o mesmo modelo de parâmetro.

      AVISO:

      Se você usar um modelo de parâmetro personalizado ao criar uma instância de BD, os seguintes parâmetros relacionados à especificação no modelo personalizado não serão entregues. Em vez disso, os valores padrão são usados.

      • back_log
      • innodb_io_capacity_max
      • max_connections
      • innodb_io_capacity
      • innodb_buffer_pool_size
      • innodb_buffer_pool_instances

      Você pode modificar os parâmetros da instância conforme necessário após a criação da instância de BD. Para obter detalhes, consulte Modificação de parâmetros em um modelo de parâmetro.

      Table Name

      Especifica se os nomes das tabelas diferenciam maiúsculas de minúsculas.

      A sensibilidade de maiúsculas e minúsculas dos nomes de tabela para instâncias criadas do RDS for MySQL 8.0 não pode ser alterada.

      Certificate

      (Opcional) Especifica o certificado criado pelo Cloud Certificate Manager (CCM). O certificado padrão é o certificado do sistema que é gerado automaticamente. Você também pode selecionar outro certificado na lista suspensa.

      AVISO:

      Se você quiser especificar um certificado ao criar uma instância de BD, entre em contato com o atendimento ao cliente para solicitar a permissão.

      Enterprise Project

      Se sua conta tiver sido associada a um projeto empresarial, selecione o projeto de destino na lista Enterprise Project suspensa.

      Para obter mais informações sobre projetos empresariais, consulte Guia de usuário do Enterprise Management.

    • Tags
      Tabela 5 Tags

      Parâmetro

      Descrição

      Tag

      Marca uma instância de BD do RDS. este parâmetro é opcional. A adição de tags a instâncias de BD do RDS ajuda a identificar e gerenciar melhor as instâncias de banco de dados. Um máximo de 20 tags podem ser adicionadas para cada instância de BD.

      Depois que uma instância é criada, você pode visualizar seus detalhes de tag na página Tags. Para obter detalhes, consulte Gerenciamento de tags.

    • Período de compra
      Tabela 6 Período de compra

      Parâmetro

      Descrição

      Required Duration

      Essa opção está disponível apenas para instâncias de BD anuais/mensais. O sistema calculará automaticamente a taxa de configuração com base na duração desejada selecionada. Quanto maior for a duração necessária, maior será o desconto que você desfrutará.

      Se você quiser definir este parâmetro para 5 anos, as restrições são as seguintes:

      • Você obteve as permissões necessárias do atendimento ao cliente.
      • Esta configuração é suportada apenas em CN North-Beijing4, CN East-Shanghai1, CN South-Guangzhou e CN Southwest-Guiyang1.
      • Essa configuração é suportada apenas com instâncias de uso geral.

      Renovação automática

      • Essa opção está disponível apenas para instâncias de BD anuais/mensais e não está selecionada por padrão.
      • Se você selecionar essa opção, o ciclo de renovação automática será determinado pela duração desejada selecionada.

      Quantity

      O RDS oferece suporte à criação em lote de instâncias de BD. Se você pretende criar instâncias de BD primárias/em espera e definir Quantity como 1, serão criadas uma instância de BD primária e uma instância de BD em espera síncrona.

      Read Replica

      Você pode determinar se deseja criar réplicas de leitura ao criar uma instância de BD.

      • Skip é selecionado por padrão.
      • Se você selecionar Create, configure os parâmetros com base em Tabela 7.
      • Para criar réplicas de leitura anuais/mensais, entre em contato com o atendimento ao cliente para solicitar as permissões necessárias.
    • Réplicas de leitura
      Tabela 7 Réplicas de leitura

      Parâmetro

      Descrição

      Read Replica

      Por padrão, as réplicas de leitura são nomeadas com "read" e dois dígitos anexados ao nome da instância de BD primária. Por exemplo, se o nome da instância primária for instance-0001, a primeira réplica de leitura será denominada instance-0001-read-01.

      As configurações de rede e armazenamento são as mesmas da instância de BD primária.

      Read Replica AZ

      Por padrão, a instância de BD principal e as réplicas de leitura são implementadas em diferentes AZs. Você pode escolher AZs conforme necessário.

      AVISO:

      Produtos em diferentes regiões não podem se comunicar uns com os outros através de uma rede privada. Após a compra da instância de BD, a região não poderá ser alterada. Portanto, tenha cuidado ao selecionar uma região.

      Instance Class

      Refere-se à CPU e à memória de uma réplica de leitura.

      Read Replica Quantity

      Você pode criar no máximo cinco réplicas de leitura para cada instância de BD. Depois que uma instância de BD é criada, o sistema dispara automaticamente a criação de réplicas de leitura.

      Se você pretende criar instâncias de BD primárias/em espera e definir Read Replica Quantity como 1, um par de instâncias de BD primárias/em espera e uma réplica de leitura serão criados.

    Se você tiver alguma dúvida sobre o preço, clique em Pricing details na parte inferior da página.

    O desempenho da instância de BD depende de suas configurações. Os itens de configuração de hardware incluem as especificações da instância, o tipo de armazenamento e o espaço de armazenamento.

  6. Confirme as especificações para instâncias de BD de pagamento por uso.

    • Se você precisar modificar suas configurações, clique em Previous.
    • Se você não precisar modificar suas configurações, clique em Submit.

    Pule 7 e 8 e ir para 9.

  7. Confirme o pedido para instâncias de BD anuais/mensais.

    • Se você precisar modificar suas configurações, clique em Previous.
    • Se você não precisar modificar suas configurações, clique em Pay Now.

  8. Selecione um método de pagamento e conclua o pagamento.

    Esta operação aplica-se apenas ao modo de cobrança anual/mensal.

  9. Para exibir e gerenciar sua instância de BD, acesse a página Instances.

    • Quando sua instância de BD está sendo criada, o status é Creating. O status muda para Available depois que a instância é criada. Para ver o progresso detalhado e o resultado da criação, vá para a página Task Center.
    • A política de backup automático está habilitada por padrão. Você pode alterá-la depois que a instância de BD for criada. Um backup completo automatizado é acionado imediatamente assim que sua instância de BD é criada.
    • Depois que uma instância de BD é criada, você pode inserir uma descrição para ela.
    • A porta padrão do banco de dados é 3306. Você pode alterá-la após a criação de uma instância de BD.

      É aconselhável alterar a porta do banco de dados em tempo hábil.

      Para obter detalhes, consulte Alteração de uma porta de banco de dados.