Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ Object Storage Service/ Perguntas frequentes/ Noções básicas do OBS/ Quais são as diferenças entre OBS, EVS e SFS?
Atualizado em 2023-12-28 GMT+08:00

Quais são as diferenças entre OBS, EVS e SFS?

Tabela 1 compara OBS, EVS e SFS.

Tabela 1 Comparação entre OBS, EVS e SFS

Dimensão

OBS

EVS

SFS

Conceito

O OBS fornece armazenamento de dados massivo, seguro, confiável e econômico para que os usuários armazenem dados de qualquer tipo e tamanho.

O EVS fornece armazenamento de blocos escalável que apresenta alta confiabilidade, alto desempenho e especificações robustas para que os ECSs atendam aos requisitos de serviço em diferentes cenários. Um disco EVS é semelhante a um disco rígido em um PC.

O SFS fornece armazenamento de arquivos de alto desempenho sob demanda, que pode ser compartilhado por vários ECSs. O SFS é semelhante a um diretório remoto para uma máquina de Windows ou Linux.

Lógica de armazenamento de dados

Armazena objetos. Os arquivos podem ser armazenados diretamente no OBS. Os arquivos geram automaticamente os metadados correspondentes do sistema. Você também pode personalizar os metadados, se necessário.

Armazena dados binários e não pode armazenar arquivos diretamente. Para armazenar arquivos em um disco EVS, você precisa formatar o sistema de arquivos primeiro.

Armazena arquivos. Os dados são classificados e exibidos em arquivos e pastas.

Modo de acesso

Você pode acessar o OBS pela Internet ou usando a Direct Connect. Basta especificar o endereço do bucket e usar um protocolo de transmissão, por exemplo, HTTP ou HTTPS.

Os discos EVS precisam ser conectados a um ECS ou BMS e inicializados antes de poderem ser usados e acessados por suas aplicações.

Os sistemas SFS precisam ser montados em um ECS ou BMS e, em seguida, podem ser acessados usando protocolos NFS ou CIFS. Um endereço de rede deve ser especificado ou mapeado para um diretório local para acesso.

Cenário de aplicação

Análise de Big Data, hospedagem estática de sites, vídeo on-line sob demanda (VoD), sequenciamento de genes e vigilância por vídeo inteligente

HPC, aplicações de cluster de núcleo empresarial, sistemas de aplicações empresariais e desenvolvimento e teste

NOTA:

HPC: é necessário armazenamento de alta velocidade e alto IOPS, como design industrial e exploração de energia.

Computação de alto desempenho (HPC), processamento de mídia, compartilhamento de arquivos, gerenciamento de conteúdo e serviços da Web

NOTA:

HPC: uma alta largura de banda é necessária para o armazenamento de arquivos compartilhados, como sequenciamento de genes e renderização de imagens.

Capacidade

Exabytes

Terabytes

Petabytes

Latência

Milissegundos

1 a 2 ms

3 a 10 ms

IOPS/TPS

10 milhões

128.000 para um único disco

10.000 para um único sistema de arquivos

Largura de banda

TB/s

MB/s

GB/s

Compartilhamento de dados suportado

Sim

Sim

Sim

Acesso remoto suportado

Sim

Não

Sim

Edição on-line suportada

Não

Sim

Sim

Usado de forma independente

Sim

Não

Sim

O Dedicated Enterprise Storage Service (DESS) fornece serviços de armazenamento dedicado prontos para uso com o mesmo desempenho e confiabilidade que em ambientes de nuvem privada. É ideal para aplicações de missão crítica das empresas, como Oracle RAC e SAP HANA TDI. Para obter mais informações sobre o DESS, consulte Introdução do DESS.

Dedicated Distributed Storage Service (DSS) fornece recursos de armazenamento físico dedicados. Possui alta disponibilidade, durabilidade e baixa latência, com base em tecnologias como redundância de dados e aceleração de cache. Para obter mais informações sobre o DSS, consulte O que é o Dedicated Distributed Storage Service?