Por que o nome do dispositivo do meu ECS C6 está no formato sd*?
Sintoma
O nome do dispositivo dos ECSs C6 comprados anteriormente está no formato vd*, por exemplo, vda e vdb, mas o nome do dispositivo dos ECSs C6 recém-comprados está no formato sd*.
Esta seção descreve o motivo pelo qual o nome do dispositivo é alterado para o formato sd* e como lidar com o nome do dispositivo sd* em cenários comuns.
Causa raiz
O nome do dispositivo do sistema Linux é gerado automaticamente com base em certas regras relacionadas ao protocolo do disco e ao número de sequência do disco, o que traz algumas incertezas. Quando os discos são anexados a ECSs C6, o virtio-blk ou o virtio-scsi são usados.
- Se virtio-blk for alocado, o formato do nome do dispositivo será vd*.
- Se virtio-scsi for alocado, o formato do nome do dispositivo será sd*.
Particionamento e formatação de disco
Problema: antes de usar um ECS pela primeira vez, você precisa particionar ou formatar os discos de dados anexados. Se o nome do dispositivo do ECS estiver no formato sd*, a execução de /dev/vd* falhará.
Solução: obtenha dinamicamente o nome do dispositivo e execute operações no disco. Você pode obter nomes de dispositivos dinamicamente de uma das seguintes maneiras:
- Método 1: execute fdisk para consultar o nome do dispositivo.
Faça logon no ECS e execute o seguinte comando para consultar a lista de discos de dados:
fdisk -l
Informações semelhantes às seguintes são exibidas, indicando que o ECS tem dois discos anexados. /dev/vda é o disco do sistema e /dev/vdb é o novo disco de dados.
[root@ecs-test-0001 ~]# fdisk -l Disk /dev/vda: 42.9 GB, 42949672960 bytes, 83886080 sectors Units = sectors of 1 x 512 = 512 bytes Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes Disk label type: dos Disk identifier: 0x000bcb4e Device Boot Start End Blocks Id System /dev/vda1 * 2048 83886079 41942016 83 Linux Disk /dev/vdb: 107.4 GB, 107374182400 bytes, 209715200 sectors Units = sectors of 1 x 512 = 512 bytes Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Este é um método conveniente para obter o nome do dispositivo, mas você não pode obter o mapeamento entre os discos EVS anexados ao ECS e os nomes de dispositivo no SO. Se você quiser saber o mapeamento, obtenha o nome do dispositivo consultando o método 2.
- Método 2: use serial-id ou wwn para obter o nome do dispositivo.
Para mais detalhes, consulte Como obtenho o nome do meu dispositivo de disco no SO de ECS usando o identificador de dispositivo fornecido no console?
Montagem automática de sistemas de arquivos
É aconselhável usar UUIDs para identificar discos no arquivo porque eles são identificadores exclusivos para partições de disco e não mudam com nomes de dispositivos. O seguinte descreve como definir a montagem automática de disco usando UUIDs para identificar discos no sistema de arquivos.
- Montagem automática para um disco do sistema
- Se uma imagem pública da HUAWEI CLOUD ou uma imagem privada criada a partir de uma imagem pública for usada, os UUIDs são usados para montagem automática de disco e nenhuma ação é necessária.
- Se uma imagem privada criada usando uma imagem não pública for usada, selecione Enable automatic configuration ao criar a imagem. Em seguida, o sistema usa automaticamente UUIDs para montagem automática de disco.
- Se Enable automatic configuration não estiver selecionada quando você estiver criando uma imagem privada, consulte Alteração do identificador de disco no arquivo fstab para UUID.
- Montagem automática para discos de dados
Para configurar a montagem automática de discos de dados, consulte Criação e montagem de um sistema de arquivos.