Quando devo adicionar CNs ou expandir um cluster?
Introdução à simultaneidade do CN
CN é a abreviação de Nó de Coordenador. Um CN é um componente importante do GaussDB(DWS) e está intimamente relacionado aos usuários. Ele fornece interfaces para aplicativos externos, otimiza planos de execução globais, distribui planos de execução para DataNodes e resume e processa resultados de execução. Um CN é uma interface para aplicações externas. A capacidade de simultaneidade do CN determina a simultaneidade do serviço.
A simultaneidade do CN é determinada pelos seguintes parâmetros:
- max_connections: especifica o número máximo de conexões concorrentes ao banco de dados. Este parâmetro afeta a capacidade de processamento simultâneo do cluster. O valor padrão depende das especificações do cluster. Para obter detalhes, consulte Gerenciamento de conexões de banco de dados.
- max_active_statements: especifica o número máximo de jobs concorrentes. Esse parâmetro se aplica a todos os trabalhos em um CN. O valor padrão é 60, o que indica que um máximo de 60 trabalhos podem ser executados ao mesmo tempo. Outros trabalhos serão colocados na fila.
Adicionar CNs ou dimensionar um cluster?
- Conexões insuficientes: quando um cluster é criado pela primeira vez, o número padrão de CNs no cluster é 3, que pode atender aos requisitos básicos de conexão do cliente. Se o cluster tiver um grande número de solicitações simultâneas e o número de conexões para cada CN for grande ou o uso da CPU de um CN exceder sua capacidade, é aconselhável adicionar CNs. Para obter detalhes, consulte CNs.
- Capacidade de armazenamento e desempenho insuficientes: se sua empresa crescer e você tiver requisitos mais altos de capacidade e desempenho de armazenamento, ou se a CPU do cluster for insuficiente, é aconselhável dimensionar o cluster. Para obter detalhes, consulte Expansão de um cluster.
Com a expansão dos nós de cluster, mais CNs são necessários para atender aos requisitos de distribuição do GaussDB(DWS). Em suma, adicionar CNs não requer necessariamente escalabilidade de cluster. No entanto, após a expansão do cluster, os CNs podem precisar ser adicionados.