Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ GaussDB(DWS)/ Perguntas frequentes/ Problemas gerais/ Quais são as diferenças entre usuários e funções?
Atualizado em 2023-07-07 GMT+08:00

Quais são as diferenças entre usuários e funções?

Os usuários e as funções são compartilhados dentro de todo o cluster, mas seus dados não são compartilhados. Ou seja, um usuário pode se conectar a qualquer banco de dados, mas após a conexão ser bem-sucedida, qualquer usuário pode acessar apenas o banco de dados declarado na solicitação de conexão.
  • Uma função é um conjunto de permissões. Geralmente, as funções são usadas para classificar permissões. Os usuários são usados para gerenciar permissões e executar operações.
  • Uma função pode herdar permissões de outras funções. Todos os usuários em um grupo de usuários herdam automaticamente as permissões de operação da função do grupo.
  • Em um banco de dados, as permissões dos usuários vêm de funções.
  • Um grupo de usuários é um grupo de usuários que têm a mesma permissão.
  • Um usuário pode ser considerado como uma função com a permissão de login.
  • Uma função pode ser considerada como um usuário sem a permissão de login.

As permissões fornecidas pelo Gauss (DWS) incluem as permissões de O&M para componentes no plano de gerenciamento. Você pode atribuir permissões diferentes aos usuários conforme necessário. O plano de gerenciamento usa funções para melhor gerenciamento de permissões. Você pode selecionar permissões especificadas e atribuí-las a funções de maneira unificada. Desta forma, as permissões podem ser visualizadas e gerenciadas de forma centralizada.

A figura a seguir mostra as relações entre permissões, funções e usuários no gerenciamento unificado de permissões.

O GaussDB(DWS) fornece várias permissões. Selecione e atribua permissões a usuários diferentes com base em cenários de serviço. Uma função pode ser atribuída a uma ou mais permissões.

Depois que uma função for concedida a um usuário por meio de GRANT, o usuário terá todas as permissões da função. Recomenda-se que as funções sejam usadas para conceder permissões de forma eficiente. Um usuário tem permissões apenas para suas próprias tabelas, mas não tem permissões para tabelas de outros usuários em seus esquemas.

  • A função A recebe as permissões de operação A e B. Depois que a função A é alocada ao usuário A e ao usuário B, o usuário A e o usuário B podem obter permissões de operação A e B.
  • A função B é atribuída a permissão de operação C. Depois que a função B é alocada ao usuário C, o usuário C pode obter permissões de operação C.
  • A função C recebe as permissões de operação D e E. Depois que a função C é alocada ao usuário C, o usuário C pode obter as permissões de operação D e F.