Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/
Document Database Service/
Perguntas frequentes/
Desempenho do banco de dados/
Quando uma alternância primária/em espera será acionada para um cluster ou conjunto de réplicas?
Atualizado em 2023-11-14 GMT+08:00
Quando uma alternância primária/em espera será acionada para um cluster ou conjunto de réplicas?
Causas
O gatilho para uma alternância depende das arquiteturas: cluster ou conjunto de réplicas.
- O cluster consiste em três nós: mongos, shard e config. Os nós shard e config usam uma arquitetura de conjunto de réplicas de três nós. Se um nó primário se tornar defeituoso, ele aciona uma alternância.
- Em uma arquitetura de conjunto de réplicas também há três nós: primário, secundário e oculto. Os nós primário e secundário fornecem endereços IP para acesso externo. O nó primário de uma instância do conjunto de réplicas não é fixo. Se a configuração da instância do conjunto de réplicas for alterada, ou se o nó primário falhar, ou se uma alternância for acionada. Um nó secundário é promovido a primário, e o nó primário original é rebaixado a secundário.
- Se o uso da memória for muito alto, a instância estará sob carga pesada e a alternância primária/em espera ocorrerá.
Para obter mais informações, consulte Arquitetura de cluster e Arquitetura de conjunto de réplicas.
Impactos
- Se um nó primário falhar, o sistema selecionará um nó em espera como o novo primário dentro de 30 segundos.
- Se as suas aplicações estiverem conectadas a um nó primário rebaixado para em espera devido a uma alternância primária/em espera, as operações de leitura e gravação nos serviços serão afetadas.
Sugestão de implementação de serviço
Certifique-se de que sua aplicação ofereça suporte à reconexão automática, para que a aplicação possa ser reconectado automaticamente à instância e evite erros de gravação no caso de uma breve desconexão.
- É recomendável usar URLs para conectar as instâncias do cluster e do conjunto de réplicas. Quando um nó está com defeito, a alternância primária/em espera não afeta as operações de leitura e gravação do serviço. Para obter detalhes, consulte Conexão a uma instância de cluster e Conexão a uma instância de conjunto de réplicas para separação de leitura e gravação e alta disponibilidade.
- Se uma instância estiver sob carga pesada, você poderá alterar a classe da instância. Tome uma instância de cluster como exemplo. Para obter detalhes, consulte Alteração de uma classe de instância de cluster.
Tópico principal: Desempenho do banco de dados
Feedback
Esta página foi útil?
Deixar um comentário
Obrigado por seus comentários. Estamos trabalhando para melhorar a documentação.
O sistema está ocupado. Tente novamente mais tarde.