Como expandir a capacidade de armazenamento de um contêiner?
Cenário
O tamanho de armazenamento padrão de um contêiner é de 10 GB. Se um grande volume de dados for gerado no contêiner, expanda a capacidade usando o método descrito neste tópico.
Solução
- Efetue logon no console do CCE e clique no nome do cluster de destino na lista de clusters.
- Escolha Nodes no painel de navegação.
- Selecione o nó de destino e escolha More > Reset Node nó na coluna Operation.
A redefinição de um nó pode tornar indisponíveis os recursos específicos do nó (como armazenamento local e cargas de trabalho programadas para esse nó). Tenha cuidado ao executar esta operação para evitar impacto nos serviços em execução.
- Clique em Yes.
- Reconfigure parâmetros de nó.
Se você precisar ajustar o espaço de armazenamento do contêiner, preste atenção às seguintes configurações:
Configurações de armazenamento: clique em Expand ao lado do disco de dados para definir os seguintes parâmetros:- Allocate Disk Space: espaço de armazenamento usado pelo mecanismo de contêiner para armazenar o diretório de trabalho de Docker/containerd, dados de imagem de contêiner e metadados de imagem. O padrão é 90% do disco de dados.
- Allocate Pod Basesize: o CCE permite que você defina um limite superior para o espaço em disco ocupado por cada pod de carga de trabalho (incluindo o espaço ocupado por imagens de contêiner). Essa configuração impede que os pods ocupem todo o espaço em disco disponível, o que pode causar exceções de serviço. Recomenda-se que o valor seja menor ou igual a 80% do espaço do motor do contêiner.
- A capacidade de personalizar o tamanho da base do pod está relacionada ao sistema operacional do nó e aos rootfs de armazenamento do contêiner.
- Quando o rootfs usa o Device Mapper, o nó oferece suporte ao tamanho da base do pod personalizado. O espaço de armazenamento padrão de um único contêiner é de 10 GiB.
- Quando o rootfs usa OverlayFS, a maioria dos nós não oferece suporte ao tamanho da base do pod personalizado. O espaço de armazenamento de um único contêiner não é limitado e tem como padrão o espaço do mecanismo do contêiner.
Somente os nós do EulerOS 2.9 em clusters de 1.19.16, 1.21.3, 1.23.3 e versões posteriores oferecem suporte ao tamanho da base do pod personalizado.
Para obter detalhes sobre a relação entre SOs de nó e rootfs de armazenamento de contêiner, consulte Mapeamento entre de nós e mecanismos de contêineres.
- No caso de usar o Docker em nós do EulerOS 2.9, basesize não terá efeito se CAP_SYS_RESOURCE ou privileged estiver configurado para um contêiner.
- A capacidade de personalizar o tamanho da base do pod está relacionada ao sistema operacional do nó e aos rootfs de armazenamento do contêiner.
Para obter mais informações sobre alocação de espaço de armazenamento em contêiner, consulte Alocação de espaço em disco de dados.
- Depois que o nó for redefinido, efetue logon no nó e execute o seguinte comando para acessar o contêiner e verificar se a capacidade de armazenamento do contêiner foi expandida:
docker exec -it container_id /bin/sh or kubectl exec -it container_id /bin/sh
df -h