Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2025-05-23 GMT+08:00

Antes de começar

Visão geral

O TaurusDB é um serviço de banco de dados nativo da nuvem de nível empresarial totalmente compatível com o MySQL. Ele separa a computação do armazenamento e usa Virtualização de Funções de Dados (DFV) desenvolvida pela Huawei, que pode ser dimensionado para até 128 TB por instância. Com o TaurusDB, não há necessidade de se preocupar com perda de dados. Ele fornece a alta disponibilidade e o desempenho superior de bancos de dados comerciais ao preço de bancos de dados de código aberto.

A virtualização da função de dados (DFV) é um sistema de armazenamento distribuído de alto desempenho e alta confiabilidade que é verticalmente integrado aos bancos de dados. Os clusters de armazenamento são implementados em pools para melhorar a utilização do armazenamento.

Este documento descreve como usar interfaces de programação de aplicações (APIs) para executar operações em instâncias de banco de dados. Para obter detalhes sobre todas as operações suportadas, consulte Visão geral de API.

Chamada de API

O TaurusDB oferece suporte a APIs REST (Transferência de Estado Representacional), permitindo que você chame APIs usando HTTPS. Para obter detalhes sobre chamada de API, consulte Chamada das APIs.

Pontos de extremidade

Um ponto de extremidade é o endereço de solicitação para chamar uma API. Os pontos de extremidade variam de acordo com os serviços e as regiões. Tabela 1 lista os pontos de extremidade fornecidos pelo TaurusDB.

Tabela 1 Pontos de extremidade do TaurusDB

Produto

Nome da região

Região

Ponto de extremidade

Protocolo

TaurusDB

CN North-Beijing4

cn-north-4

gaussdb.cn-north-4.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN North-Ulanqab1

cn-north-9

gaussdb.cn-north-9.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN East-Shanghai1

cn-east-3

gaussdb.cn-east-3.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN South-Guangzhou

cn-south-1

gaussdb.cn-south-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN South-Guangzhou-InvitationOnly

cn-south-4

gaussdb.cn-south-4.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

TR-Istanbul

tr-west-1

gaussdbformysql.tr-west-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN Southwest-Guiyang1

cn-southwest-2

gaussdb.cn-southwest-2.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

AP-Singapore

ap-southeast-3

gaussdb.ap-southeast-3.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

AP-Bangkok

ap-southeast-2

gaussdbformysql.ap-southeast-2.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

AP-Jakarta

ap-southeast-4

gaussdb.ap-southeast-4.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN North-Beijing2

cn-north-2

gaussdb.cn-north-2.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN-Hong Kong

ap-southeast-1

gaussdbformysql.ap-southeast-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

LA-Sao Paulo1

sa-brazil-1

gaussdb.sa-brazil-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

RU-Moscow2

ru-northwest-2

gaussdb.ru-northwest-2.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

AF-Johannesburg

af-south-1

gaussdb-mysql.af-south-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN North-Ulanqab-Auto1

cn-north-11

gaussdbformysql.cn-north-11.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

ME-Riyadh

me-east-1

gaussdb-mysql.me-east-1.myhuaweicloud.com

HTTPS

TaurusDB

CN North-Ulanqab201

cn-north-5

gaussdbformysql.cn-north-5.myhuaweicloud.com

HTTPS

Restrições

  • Atualmente, as APIs não podem ser chamadas para instâncias de nó único.
  • Para obter mais restrições, consulte descrição da API.

Conceitos

  • Conta

    Uma conta é criada após o seu registro. A conta tem permissões de acesso total para todos os seus serviços e recursos em nuvem. Ela pode ser usada para redefinir senhas de usuários e conceder permissões ao usuário. A conta é uma entidade de pagamento e não deve ser usada diretamente para realizar o gerenciamento de rotina. Para fins de segurança, crie usuários e conceda a eles permissões para gerenciamento de rotina.

  • Usuário do IAM

    Um usuário do IAM é criado usando uma conta para usar serviços em nuvem. Cada usuário do IAM tem suas próprias credenciais de identidade (senha e chaves de acesso).

    A autenticação da API requer informações como a conta, o nome de usuário e a senha.

  • Região

    Uma região é uma área geográfica na qual os recursos da nuvem são implementados. As zonas de disponibilidade (AZs) na mesma região podem se comunicar entre si por meio de uma intranet, enquanto as AZs em regiões diferentes ficam isoladas umas das outras. A implementação de recursos de nuvem em diferentes regiões pode atender melhor a determinados requisitos do usuário ou estar em conformidade com as leis ou regulamentações locais.

  • AZ

    Uma AZ contém um ou mais data centers físicos. Cada AZ tem instalações independentes de resfriamento, extinção de incêndio, proteção contra umidade e eletricidade. Dentro de uma AZ, a computação, a rede, o armazenamento e outros recursos são logicamente divididos em vários clusters. As AZs dentro de uma região são interconectadas usando fibras ópticas de alta velocidade para permitir que os usuários construam sistemas de alta disponibilidade entre AZs.

  • Projeto

    Um projeto corresponde a uma região. Projetos agrupam e isolam recursos (incluindo recursos de computação, armazenamento e rede) entre regiões físicas. Os usuários podem receber permissões em um projeto padrão para acessar todos os recursos na região vinculada ao projeto. Para um controle de acesso mais refinado, crie subprojetos em um projeto e compre recursos nos subprojetos. Os usuários podem então receber permissões para acessar apenas recursos específicos nos subprojetos.

    Figura 1 Modelo de isolamento do projeto
  • Projeto empresarial

    Projetos empresariais agrupam e gerenciam recursos entre regiões. Os recursos em projetos empresariais são logicamente isolados uns dos outros. Um projeto empresarial pode conter recursos em várias regiões e os recursos podem ser transferidos diretamente entre projetos empresariais.

    Para obter mais informações sobre projetos empresariais e como obter os IDs de projeto empresarial, consulte Guia de usuário do Enterprise Management.