Número máximo de pods que podem ser criados em um nó
Cálculo do número máximo de pods em um nó
O número máximo de pods que podem ser criados em um nó é calculado com base no tipo de cluster:
- Para um cluster que usa o modelo de rede de túnel de contêiner, o valor depende apenas do número máximo de pods em um nó.
- Para clusters que usam o modelo de rede VPC, o valor depende do número máximo de pods em um nó e do número mínimo de endereços IP de contêiner que podem ser alocados a um nó. Recomenda-se que o número máximo de pods em um nó seja menor ou igual ao número de endereços IP do contêiner que podem ser alocados ao nó. Caso contrário, os pods podem não ser agendados.
- Para clusters do CCE Turbo usando o modelo Cloud Native Network 2.0, o valor depende do número máximo de pods em um nó e do número mínimo de ENIs em um nó de cluster do CCE Turbo. Recomenda-se que o número máximo de pods em um nó seja menor ou igual ao número de ENIs no nó. Caso contrário, os pods podem não ser agendados.
Número de endereços IP de contêiner que podem ser alocados em um nó
Se você selecionar VPC network para Network Model ao criar um cluster do CCE, também precisará definir o número de endereços IP de contêiner que podem ser alocados para cada nó (alpha.cce/fixPoolMask). Se o pod usar a rede host (hostNetwork: true), o pod não ocupará o endereço IP da rede de contêineres alocável. Para mais detalhes, consulte Rede de contêiner vs. rede host.
Este parâmetro afeta o número máximo de pods que podem ser criados em um nó. Cada pod ocupa um endereço IP (quando a rede de contêineres é usada). Se o número de endereços IP disponíveis for insuficiente, os pods não poderão ser criados. Se o pod usar a rede host (hostNetwork: true), o pod não ocupará o endereço IP da rede de contêineres alocável.
Por padrão, um nó ocupa três endereços IP de contêiner (endereço de rede, endereço de gateway e endereço de transmissão). Portanto, o número de endereços IP de contêiner que podem ser alocados a um nó é igual ao número de endereços IP de contêiner selecionados menos 3. Por exemplo, na figura anterior, o número de endereços IP de contêiner que podem ser alocados a um nó é 125 (128 – 3).
Número máximo de pods em um nó
Ao criar um nó, você pode configurar o número máximo de pods (maxPods) que podem ser criados no nó. Este parâmetro é um item de configuração do kubelet e determina o número máximo de pods que podem ser criados pelo kubelet.
Para nós no pool de nós padrão (DefaultPool), o número máximo de pods não pode ser alterado após a criação dos nós.
Depois que um nó em um pool de nós personalizado for criado, você poderá modificar o parâmetro max-pods na configuração do pool de nós para alterar o número máximo de pods no nó. Para obter detalhes, consulte Configuração de um pool de nós.
Tabela 1 lista o número máximo padrão de pods em um nó com base nas especificações do nó.
Número de ENIs de nó (clusters do CCE Turbo)
Em um cluster do CCE Turbo, os nós do ECS usam sub-ENIs e os nós do BMS usam ENIs. O número máximo de pods que podem ser criados em um nó depende do número de ENIs que podem ser usados pelo nó.
Rede de contêiner vs. rede host
Ao criar um pod, você pode selecionar a rede de contêiner ou a rede host para o pod.
- Rede de contêineres (padrão): cada pod recebe um endereço IP pelos complementos de rede do cluster, que ocupam os endereços IP da rede do contêiner.
- Rede host: o pod usa a rede host (hostNetwork: true precisa ser configurado para o pod) e ocupa a porta do host. O endereço IP do pod é o endereço IP do host. O pod não ocupa os endereços IP da rede de contêineres. Para usar a rede host, você deve confirmar se as portas do contêiner entram em conflito com as portas do host. Não use a rede host a menos que você saiba exatamente qual porta de host é usada por qual contêiner.