Alteração dos pesos de leitura dos nós
Depois que uma instância de proxy é criada, você pode modificar os pesos de leitura de seus nós vinculados. As solicitações de leitura são encaminhadas para cada nó com base nos pesos de leitura que você especificar, permitindo a separação de leitura/gravação e reduzindo a carga do nó primário.
Restrições
- A política de roteamento de instâncias de proxy deve ser ponderada.
- Você pode configurar pesos de leitura para o nó primário e réplicas de leitura.
- O peso de leitura padrão do nó primário é 0. Quanto maior o peso de leitura atribuído ao nó primário, mais solicitações de leitura ele pode processar.
- Quando os pesos de leitura de todos os nós são 0, os serviços não são afetados. Nesse caso, o nó primário processa todas as solicitações de leitura e gravação por padrão.
- O peso de uma réplica de leitura varia de 0 a 1000.
- Depois que a opção Associate New Nodes for ativada, novas réplicas de leitura serão automaticamente vinculadas à instância de proxy atual. O peso de leitura padrão de qualquer novo nó é 100.
- Depois que uma réplica de leitura é excluída, seu peso é removido automaticamente, enquanto os pesos de outras réplicas de leitura permanecem inalterados.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento.
- Clique em
no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
- Clique em
no canto superior esquerdo da página e escolha .
- Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
- No painel de navegação, escolha Database Proxy e clique no nome de uma instância de proxy para acessar a página Basic Information.
- Na página Basic Information, clique em Configure ao lado de Routing Policy.
- Na caixa exibida, configure Database Nodes.
- Na área Available Nodes à esquerda, selecione os nós que deseja vincular à instância de proxy atual ou desmarque os nós que deseja remover da instância de proxy atual.
- Na coluna Read Weight da área Selected Nodes à direita, configure pesos de leitura para nós.
Figura 1 Configuração de pesos de leitura
Exemplo:
Conforme mostrado em Figura 2, uma instância do TaurusDB tem um nó primário e três réplicas de leitura. Duas instâncias de proxy foram criadas e ambas usam a política de roteamento ponderado.
- A instância de proxy 1 está no modo de leitura/gravação. O nó primário e a réplica de leitura 1 são vinculados à instância de proxy 1 e atribuídos com um peso de leitura de 100 e 200, respectivamente. Eles processam solicitações de leitura na proporção de 1:2, ou seja, o nó primário processa 1/3 das solicitações de leitura e a réplica de leitura 1 processa 2/3 das solicitações de leitura. As solicitações de gravação são roteadas automaticamente para o nó primário.
- A instância de proxy 2 está no modo somente leitura. A réplica de leitura 2 e a réplica de leitura 3 são vinculadas à instância de proxy 2 e atribuídas com um peso de leitura de 100 e 200, respectivamente. A réplica de leitura 2 e a réplica de leitura 3 processam solicitações de leitura na proporção de 1:2, ou seja, a réplica de leitura 2 processa 1/3 das solicitações de leitura e a réplica de leitura 3 processa 2/3 das solicitações de leitura.