Visualização de sugestões sobre o ajuste de parâmetros do TaurusDB
Os parâmetros são itens de configuração importantes em um sistema de banco de dados. Configurações de parâmetro impróprias podem afetar adversamente o desempenho do banco de dados. Esta seção descreve alguns parâmetros importantes para sua referência. Para obter detalhes, consulte o site oficial do MySQL.
Para obter detalhes sobre como modificar parâmetros de TaurusDB no console, consulte Modificação de parâmetros de uma instância de BD.
Parâmetros de desempenho
- innodb_flush_log_at_trx_commit
Função: controla o equilíbrio entre a conformidade rigorosa com ACID para operações de confirmação e desempenho superior.
1: o InnoDB grava dados no buffer de log em arquivos de log e, em seguida, libera os dados para armazenamento distribuído em cada confirmação de transação. As propriedades ACID das transações são garantidas.
0: o InnoDB grava dados no buffer de log em arquivos de log e, em seguida, libera os dados para o armazenamento distribuído a cada segundo.
2: o InnoDB grava dados no buffer de log no cache do sistema de arquivos a cada confirmação de transação e libera os dados no armazenamento distribuído a cada segundo.
Impacto: se este parâmetro não estiver definido como 1, a segurança de dados não é garantida. Um segundo de transações pode ser perdido em um acidente.
Valor recomendado para PoC: 0. Essa configuração pode melhorar significativamente o desempenho de gravação em cenários de baixa simultaneidade.
- rds_global_sql_log_bin
Função: controla se o binlog deve ser ativado ou desativado. TaurusDB usa uma arquitetura de armazenamento compartilhado. O nó primário e as réplicas de leitura em uma instância de BD não dependem de binlogs para sincronização de dados. Você pode desativar o binlog conforme necessário.
OFF: binlog está desativado. A configuração é aplicada a conexões novas e existentes sem uma reinicialização da instância.
ON: binlog está ativado. A configuração é aplicada a conexões novas e existentes sem uma reinicialização da instância.
Impacto: a ativação ou desativação não afeta sua instância.
Valor recomendado para PoC: OFF. Essa configuração pode melhorar o desempenho de gravação.
- Em 2.0.42.230601 e versões anteriores, o binlog é ativado por padrão. Para ativá-lo ou desativá-lo, você precisa configurar o parâmetro log-bin e, em seguida, reiniciar sua instância.
- Em 2.0.45.230900 e versões posteriores, o binlog está desativado por padrão. Para ativá-lo ou desativá-lo, você precisa configurar o parâmetro rds_global_sql_log_bin.
- rds_plan_cache
Função: controla se o plano de execução de uma instrução PREPARE deve ser armazenado em cache.
ON: o plano de execução da instrução PREPARE é armazenado em cache. O plano de execução em cache pode ser reutilizado na próxima execução, melhorando o desempenho da consulta.
Impacto: o desempenho da consulta da instrução PREPARE é bastante aprimorado e o modelo de teste select_random_ranges do sysbench é significativamente aprimorado.
Valor recomendado para PoC: ON. Essa configuração pode melhorar o desempenho da consulta.
- Esse recurso pode ser ativado na versão 2.0.51.240300 e versões posteriores.
- rds_plan_cache usa a memória alocada pela área de memória stmt mem em vez da memória innnodb_buffer.
- rds_plan_cache_allow_change_ratio: taxa de alteração de dados da tabela causada por operações de consulta, como DML. Se a taxa de alteração exceder esse valor de parâmetro, os caches do plano se tornarão inválidos. Se esse parâmetro for definido como 0, os caches de plano não serão afetados pela taxa de alteração de dados da tabela. Eles são sempre válidos.