Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/ TaurusDB/ Guia de usuário/ Backups de dados/ Espaço de backup e cobrança
Atualizado em 2025-05-23 GMT+08:00

Espaço de backup e cobrança

Conceitos

  • Backup completo: o backup de todos os dados é feito, mesmo que nenhum dado tenha sido alterado desde o último backup.
  • Backup incremental: o sistema faz backup automaticamente dos dados alterados desde o último backup automatizado ou backup incremental em binlogs a cada 5 minutos. Os binlogs podem ser usados para restaurar dados para um ponto específico no tempo.
  • Backup diferencial: o sistema faz backup de dados que foram alterados desde o backup completo mais recente ou backup diferencial em arquivos físicos. Arquivos físicos não podem ser usados para reprodução de log.
  • Espaço cobrado: espaço de backup pelo qual você é cobrado
  • Espaço lógico: espaço ocupado por backups completos
  • Espaço físico: a quantidade de dados que são copiados para o OBS

    Depois de comprar uma instância de banco de dados, o espaço lógico é o mesmo que o espaço físico. Quando um backup é iniciado numa cadeia de backup, o espaço físico armazena os dados do primeiro backup completo e dos backups diferenciais subsequentes.

Métodos de cálculo de espaço de backup

Há uma cadeia de backup padrão (onde há sete backups). O primeiro backup automatizado é um backup completo, e os backups automatizados subsequentes são backups diferenciais.

Em uma cadeia de backup, o espaço de backup é liberado somente depois que todos os backups completos e backups diferenciais são excluídos.

O espaço cobrado é calculado da seguinte forma:

Espaço cobrado = Mínimo (espaço lógico, espaço físico) - Espaço livre = Mínimo (espaço lógico, espaço físico) - Espaço de armazenamento x 100%

  • Espaço lógico: tamanho total do espaço lógico – tamanho lógico do backup expirado
  • Espaço físico: tamanho do primeiro backup completo + tamanho total dos backups diferenciais subsequentes
  • Espaço livre: há armazenamento de backup gratuito até 100% do espaço de armazenamento adquirido.

Exemplo

Uma cadeia de backup contém sete backups por padrão. Existem 11 backups mostrados na figura a seguir. Do 1º ao 7º backup pertencem a uma cadeia de backup e do 8º ao 11º pertencem a outra.

Figura 1 Exemplo de backup

Se houver 1.000 MB de espaço de backup e o espaço lógico for 1.000 MB cada vez, o espaço físico para o primeiro backup será 1.000 MB. Se o tamanho dos dados incrementais for de 100 MB a cada vez, o espaço físico para o segundo backup até o sétimo será de 100 MB.

Uma cadeia de backup contém sete backups por padrão. O espaço físico para o 8º backup é de 1.000 MB porque representa uma nova cadeia de backup.

O espaço cobrado inclui o espaço das duas cadeias no exemplo.

Suponha que, após a criação do 11º backup, o 1º, 2º e 3º backups tenham expirado e sido excluídos automaticamente. O tamanho de cada espaço é calculado da seguinte forma:

  • Tamanho total do espaço lógico = Tamanho total do espaço lógico – Tamanho lógico do backup expirado (1.000 MB x 11 - 3.000 MB = 8.000 MB neste exemplo)
  • Espaço físico: tamanho dos dados armazenados em backup no OBS. Neste exemplo, o espaço físico inclui a soma do espaço físico nos dois links de backup: 1.000 MB + (100 MB x 6) +1.000 MB+ (100 MB X 3) =2.900 MB
  • Espaço total cobrado = Mínimo (tamanho total do espaço lógico, tamanho total do espaço físico) – espaço livre, portanto, o espaço total cobrado neste exemplo = Mínimo (8.000 MB, 2.900 MB) – 1.000 MB = 1.900 MB