Redimensionamento do sistema de arquivos
Cenários
Você pode expandir ou reduzir a capacidade de um sistema de arquivos quando necessário.
Limitações e restrições
Os sistemas de arquivos do SFS Capacity-Oriented suportam o redimensionamento, o que não afeta os serviços.
Os sistemas de arquivos do SFS Turbo suportam expansão de capacidade. Durante a expansão da capacidade, os sistemas de arquivos ficarão indisponíveis por 2 a 3 minutos. Você é aconselhado a expandir a capacidade durante o horário fora de pico. O botão de expansão de capacidade pode não estar disponível para alguns sistemas de arquivos de versões anteriores. Para expandir a capacidade nesses casos, envie um tíquete de serviço.
A capacidade de um sistema de arquivos do SFS Turbo não pode ser diminuída. Como alternativa, você pode comprar um novo sistema de arquivos com uma capacidade menor e migrar seus dados para o novo sistema de arquivos.
Regras para o redimensionamento
As regras para redimensionar um sistema de arquivos do SFS Capacity-Oriented são as seguintes:
- Expandir um sistema de arquivos
capacidade total de um sistema de arquivos após a expansão ≤ (Cota de capacidade da conta de nuvem - Capacidade total de todos os outros sistemas de arquivos pertencentes à conta em nuvem)
Por exemplo, a conta em nuvem A tem uma cota de 500 TB. Esta conta já criou três sistemas de arquivos: SFS1 (350 TB), SFS2 (50 TB) e SFS3 (70 TB). Se essa conta precisar expandir o SFS2, a nova capacidade do SFS2 não poderá ser maior que 80 TB. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem indicando uma cota insuficiente e a operação de expansão falhará.
- Reduzir um sistema de arquivos
- Quando ocorre um erro de encolhimento ou falha em um sistema de arquivos, leva aproximadamente cinco minutos para que o sistema de arquivos seja restaurado para o estado disponível.
- Depois que uma operação de redução falhar, você só poderá tentar novamente reduzir a capacidade de armazenamento do sistema de arquivos, mas não poderá expandi-la diretamente.
- Capacidade total de um sistema de arquivos após a redução ≥ Capacidade usada do sistema de arquivos
Por exemplo, a conta de nuvem B criou um sistema de arquivos, o SFS1. A capacidade total e a capacidade utilizada do SFS1 são de 50 TB e 10 TB, respectivamente. Ao reduzir o SFS1, o usuário não pode definir a nova capacidade para ser menor que 10 TB.
Procedimento
- Faça logon no console do SFS.
- Na lista do sistema de arquivos, clique em Resize ou Expand Capacity na linha do sistema de arquivos desejado. A seguinte caixa de diálogo é exibida. Veja Figura 1 .
- Insira uma uma nova capacidade máxima do sistema de arquivos com base nos requisitos de serviço e clique em OK. Tabela 1 descreve os parâmetros.
Tabela 1 Descrição do parâmetro Parâmetro
Descrição
Capacidade usada (GB)
Capacidade utilizada do sistema de arquivos atual
Capacidade máxima (GB)
Capacidade máxima do sistema de arquivos atual
Nova Capacidade Máxima (GB)
Capacidade máxima de destino do sistema de arquivos após expansão ou redução O valor varia de 1 GB a 512.000 GB.
NOTA:A nova capacidade máxima não pode ser menor do que a capacidade usada.
- Na caixa de diálogo exibida, confirme as informações e clique em OK.
- Na lista do sistema de arquivos, verifique as informações de capacidade após o redimensionamento.