Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Central de ajuda/
TaurusDB/
Guia de usuário/
Proxy de banco de dados (divisão de leitura/gravação)/
Atribuição de pesos de leitura
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00
Atribuição de pesos de leitura
Depois que a divisão de leitura/gravação estiver ativada, você poderá atribuir pesos de leitura conforme necessário. Você também pode ajustar o número de nós e seus pesos de leitura ao configurar uma política de roteamento.
Descrição
- Depois que a divisão de leitura/gravação estiver ativada, você poderá atribuir pesos de leitura para o nó primário e réplicas de leitura.
- O peso de leitura padrão do nó primário é 0. Quanto maior o peso de leitura atribuído ao nó primário, mais solicitações de leitura ele pode processar.
- Quando os pesos de leitura de todos os nós são 0, os serviços não são afetados. Nesse caso, o nó primário processa todas as solicitações de leitura e gravação por padrão.
- O peso de uma réplica de leitura varia de 0 a 1000.
- As réplicas de leitura recém-criadas são automaticamente vinculadas a instâncias de proxy e seus pesos de leitura são 0 por padrão. Para obter detalhes sobre as regras de atribuição de peso, consulte Introdução às regras de atribuição de pesos de leitura.
Procedimento
- Faça logon no console de gerenciamento.
- Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
- Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha .
- Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
- Clique no nome de uma instância de proxy.
- Na página Basic Information, clique em Change ao lado de Routing Policy.
- Na caixa de diálogo exibida, selecione os nós para os quais deseja atribuir pesos à esquerda e atribua os pesos à direita.
- Diferentes aplicações podem se conectar à instância de banco de dados por meio dos endereços de divisão de leitura/gravação de diferentes instâncias de proxy. As solicitações de leitura e gravação são encaminhadas para os nós vinculados. Você também pode adicionar ou remover nós de instâncias de proxy.
- No modo de leitura/gravação, todas as solicitações de gravação são roteadas para o nó primário e as solicitações de leitura são roteadas para cada nó com base nos pesos de leitura.
- No modo somente de leitura, somente solicitações de leitura podem ser roteadas para réplicas de leitura com base nos pesos de leitura.
- Na política de balanceamento de carga, as solicitações de leitura são roteadas apenas para os nós selecionados. Os pesos dos nós não podem ser modificados.
- Na política ponderada, você pode definir pesos para os nós selecionados.
Figura 1 Definição dos pesos dos nós (na política ponderada)
Exemplo:
Por exemplo, uma instância de banco de dados contém um nó primário e duas réplicas de leitura, e duas instâncias de proxy foram criadas.
- A instância de proxy 1 está no modo de leitura/gravação. O nó primário e a réplica de leitura 1 são conectados à instância de proxy 1 e atribuídos com um peso de leitura de 200 e 100, respectivamente. Eles processam solicitações de leitura na proporção de 2:1, ou seja, o nó primário processa 2/3 das solicitações de leitura e a réplica de leitura 1 processa 1/3 das solicitações de leitura. As solicitações de gravação são roteadas automaticamente para o nó primário.
- A instância de proxy 2 está no modo somente de leitura. O nó primário e a réplica de leitura 2 são conectados à instância de proxy 2 e atribuídos com um peso de leitura de 100 e 200, respectivamente. Neste caso, o peso do nó primário não tem efeito e a réplica de leitura 2 processa todas as solicitações de leitura.
Figura 2 Proporção de solicitações de leitura processadas por cada nó em várias instâncias de proxy
- Quando há várias instâncias de proxy, as réplicas de leitura recém-criadas são automaticamente vinculadas às instâncias de proxy e seus pesos de leitura são 0 por padrão.
- Depois que uma réplica de leitura é excluída, seu peso é removido automaticamente, enquanto os pesos de outras réplicas de leitura permanecem inalterados.
Tópico principal: Proxy de banco de dados (divisão de leitura/gravação)
Feedback
Esta página foi útil?
Deixar um comentário
Obrigado por seus comentários. Estamos trabalhando para melhorar a documentação.
O sistema está ocupado. Tente novamente mais tarde.