Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00

Atribuição de pesos de leitura

Depois que a divisão de leitura/gravação estiver ativada, você poderá atribuir pesos de leitura conforme necessário. Você também pode ajustar o número de nós e seus pesos de leitura ao configurar uma política de roteamento.

Descrição

  • Depois que a divisão de leitura/gravação estiver ativada, você poderá atribuir pesos de leitura para o nó primário e réplicas de leitura.
  • O peso de leitura padrão do nó primário é 0. Quanto maior o peso de leitura atribuído ao nó primário, mais solicitações de leitura ele pode processar.
  • Quando os pesos de leitura de todos os nós são 0, os serviços não são afetados. Nesse caso, o nó primário processa todas as solicitações de leitura e gravação por padrão.
  • O peso de uma réplica de leitura varia de 0 a 1000.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha Databases > GaussDB(for MySQL).
  4. Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
  5. Clique no nome de uma instância de proxy.
  6. Na página Basic Information, clique em Change ao lado de Routing Policy.
  7. Na caixa de diálogo exibida, selecione os nós para os quais deseja atribuir pesos à esquerda e atribua os pesos à direita.

    • Diferentes aplicações podem se conectar à instância de banco de dados por meio dos endereços de divisão de leitura/gravação de diferentes instâncias de proxy. As solicitações de leitura e gravação são encaminhadas para os nós vinculados. Você também pode adicionar ou remover nós de instâncias de proxy.
    • No modo de leitura/gravação, todas as solicitações de gravação são roteadas para o nó primário e as solicitações de leitura são roteadas para cada nó com base nos pesos de leitura.
    • No modo somente de leitura, somente solicitações de leitura podem ser roteadas para réplicas de leitura com base nos pesos de leitura.
    • Na política de balanceamento de carga, as solicitações de leitura são roteadas apenas para os nós selecionados. Os pesos dos nós não podem ser modificados.
    • Na política ponderada, você pode definir pesos para os nós selecionados.
    Figura 1 Definição dos pesos dos nós (na política ponderada)

    Exemplo:

    Por exemplo, uma instância de banco de dados contém um nó primário e duas réplicas de leitura, e duas instâncias de proxy foram criadas.

    • A instância de proxy 1 está no modo de leitura/gravação. O nó primário e a réplica de leitura 1 são conectados à instância de proxy 1 e atribuídos com um peso de leitura de 200 e 100, respectivamente. Eles processam solicitações de leitura na proporção de 2:1, ou seja, o nó primário processa 2/3 das solicitações de leitura e a réplica de leitura 1 processa 1/3 das solicitações de leitura. As solicitações de gravação são roteadas automaticamente para o nó primário.
    • A instância de proxy 2 está no modo somente de leitura. O nó primário e a réplica de leitura 2 são conectados à instância de proxy 2 e atribuídos com um peso de leitura de 100 e 200, respectivamente. Neste caso, o peso do nó primário não tem efeito e a réplica de leitura 2 processa todas as solicitações de leitura.
    Figura 2 Proporção de solicitações de leitura processadas por cada nó em várias instâncias de proxy
    • Quando há várias instâncias de proxy, as réplicas de leitura recém-criadas são automaticamente vinculadas às instâncias de proxy e seus pesos de leitura são 0 por padrão.
    • Depois que uma réplica de leitura é excluída, seu peso é removido automaticamente, enquanto os pesos de outras réplicas de leitura permanecem inalterados.