Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00

Atualização de uma versão secundária

Cenários

GaussDB(for MySQL) suporta atualizações manuais de versões secundárias, que podem melhorar o desempenho, adicionar novas funções e corrigir bugs.

Quando uma nova versão secundária for lançada na Huawei Cloud, você verá Upgrade na coluna DB Engine na página Instances.

Figura 1 Atualização de uma versão secundária

Para obter detalhes sobre as versões secundárias, consulte Histórico de lançamento da versão do kernel.

Precauções

  • Quando qualquer nova versão secundária for lançada para resolver problemas e vulnerabilidades da comunidade de código aberto, atualize a versão secundária da sua instância imediatamente ou durante a janela de manutenção.
  • A atualização fará com que a instância reinicialize e interrompa brevemente os serviços. Para limitar o impacto da atualização, realize a atualização fora do horário de pico ou certifique-se de que suas aplicações suportem a reconexão automática.
  • Se uma instância de banco de dados contiver um grande número de partições de tabela (mais de 1 milhão), a reinicialização da instância poderá levar mais de 2 horas.
  • Se você quiser atualizar a versão secundária da instância de banco de dados de 8.0.18 para 8.0.22 e houver mais de 1.000 partições, a atualização pode falhar. Entre em contato com os engenheiros da Huawei Cloud para verificar a compatibilidade da versão antes da atualização.
  • Se o nó primário e as réplicas de leitura de uma instância de banco de dados forem implementadas na mesma AZ, uma atualização de versão secundária acionará um failover. Se eles estiverem em AZs diferentes, uma atualização de versão secundária acionará dois failovers. Um failover significa que o sistema faz failover para uma réplica de leitura caso o nó primário não esteja disponível.
  • Quando você atualiza uma versão secundária de uma instância de banco de dados, versões secundárias de réplicas de leitura (se houver) também serão atualizadas automaticamente. Versões secundárias de réplicas de leitura não podem ser atualizadas separadamente. Uma atualização de versão secundária não pode ser revertida após a conclusão da atualização.
  • Operações DDL, como criar eventos, eliminar eventos e alterar eventos, não são permitidas durante uma atualização de versão secundária.
  • Se o atraso de replicação entre o nó primário e as réplicas de leitura for superior a 300 segundos, a versão secundária não poderá ser atualizada.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha Databases > GaussDB(for MySQL).
  4. Na página Instances, clique no nome da instância para acessar a página Basic Information.
  5. Na área DB Instance Information, clique em Upgrade ao lado do campo DB Engine Version.

    Como alternativa, acesse a página Instances, clique em Upgrade próximo à coluna DB Engine Version.

    Figura 2 Atualização de uma versão secundária

    Figura 3 Atualização de uma versão secundária

  6. Na caixa de diálogo exibida, selecione um horário agendado e clique em OK.

    • Após a submissão: o sistema atualiza a versão secundária imediatamente após o envio da solicitação de atualização. Após a conclusão da operação, na página Task Center, clique em Instant Tasks e exiba as informações sobre a tarefa de atualização.
    • Na janela de manutenção: o sistema atualizará a versão secundária durante uma janela de manutenção especificada por você. Após a conclusão da operação, na página Task Center, clique em Scheduled Tasks e exiba as informações sobre a tarefa de atualização.
      Figura 4 Selecionar um horário agendado