Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00

Criação de um modelo de parâmetro

Você pode usar modelos de parâmetros de banco de dados para gerenciar configurações do mecanismo de banco de dados. Um modelo de parâmetro de banco de dados atua como um container para valores de configuração do mecanismo que podem ser aplicados a uma ou mais instâncias.

Nem todos os parâmetros do mecanismo de banco de dados podem ser alterados em um modelo de parâmetro personalizado.

Se você quiser usar um modelo de parâmetro personalizado, basta criar um modelo de parâmetro e selecioná-lo quando criar uma instância ou aplicá-lo a uma instância existente. Para mais detalhes, consulte Aplicação de um modelo de parâmetro.

Se você já tiver um modelo de parâmetro e desejar incluir a maioria dos parâmetros e valores personalizados desse modelo em um novo modelo, poderá replicar esse modelo de parâmetro. Para mais detalhes, consulte Replicação de um modelo de parâmetro.

A seguir estão os principais pontos que você deve saber ao usar modelos de parâmetros:

  • Para alterar os parâmetros em um modelo de parâmetro da instância atual, vá para a página Parameters, altere os valores dos parâmetros e salve as alterações. As alterações de parâmetro dinâmico entram em vigor imediatamente, mas as alterações de parâmetro estático só entram em vigor após a reinicialização manual da instância. Essas alterações serão aplicadas apenas à instância atual. Elas não afetarão outras instâncias.
  • Para alterar os parâmetros em um modelo de parâmetro, vá para a página Parameter Templates e, na guia Custom Templates, clique no nome do modelo, altere seus valores de parâmetro e salve as alterações. Em seguida, aplique o modelo de parâmetro alterado às instâncias. As alterações de parâmetro dinâmico entram em vigor imediatamente, mas as alterações de parâmetro estático só entram em vigor após a reinicialização manual das instâncias.
  • Configurações de parâmetros inadequadas podem ter consequências não intencionais, incluindo desempenho degradado e instabilidade do sistema. Tenha cuidado ao modificar parâmetros do banco de dados e você precisa fazer backup dos dados antes de modificar parâmetros em um modelo de parâmetro. Antes de aplicar alterações de modelo de parâmetro a uma instância de produção, você deve experimentar essas alterações em uma instância de teste.

Cada usuário pode criar até 100 modelos de parâmetros.

Todos os mecanismos do GaussDB(for MySQL) compartilham as cotas de modelo de parâmetro.

Procedimento

  1. Faça logon no console de gerenciamento.
  2. Clique em no canto superior esquerdo e selecione uma região e um projeto.
  3. Clique em no canto superior esquerdo da página, escolha Databases > GaussDB(for MySQL).
  4. No painel de navegação à esquerda, escolha Parameter Templates. Na página Parameter Templates, clique em Create Parameter Template.
  5. Na caixa de diálogo exibida, configure os parâmetros necessários e clique em OK.

    • O mecanismo de banco de dados é o GaussDB(for MySQL).
    • O nome do modelo deve consistir em 1 a 64 caracteres. Ele pode conter apenas letras maiúsculas, letras minúsculas, dígitos, hifens (-), sublinhados (_) e pontos (.).
    • A descrição pode conter até 256 caracteres. Não pode conter caracteres de retorno de carro ou caracteres especiais (>!<"&'=).
      Figura 1 Criação de um modelo de parâmetro