Este conteúdo foi traduzido por máquina para sua conveniência e a Huawei Cloud não pode garantir que o conteúdo foi traduzido com precisão. Para exibir o conteúdo original, use o link no canto superior direito para mudar para a página em inglês.
Atualizado em 2024-09-29 GMT+08:00

Princípios de backup

As instâncias do GaussDB(for MySQL) suportam backups automatizados e manuais. Você pode periodicamente fazer backup de dados em sua instância de banco de dados, portanto, se uma instância de banco de dados ficar com defeito ou os dados estiverem danificados, você poderá restaurá-los usando os backups.

  • Backup automatizado

    Você pode clicar em Configure Some-Region Backup Policy no console de gerenciamento e o sistema fará o backup automático dos dados da instância com base na janela de tempo e no ciclo de backup especificados na política de backup e armazenará os dados pelo tempo que você configurou o período de retenção para.

    • Backups automatizados não podem ser excluídos manualmente. Para excluí-los, ajuste o período de retenção especificado na política de backup da mesma região. Os backups retidos (incluindo backups completos e incrementais) serão excluídos automaticamente no final do período de retenção.
    • Um backup completo significa que todos os dados em sua instância de banco de dados são copiados. Em um backup incremental, apenas os dados que foram alterados dentro de um determinado período são copiados.

      Os backups incrementais são criados com base no backup completo mais recente, conforme mostrado em Figura 1, portanto, o backup completo mais recente que excede o período de retenção ainda é retido. Para obter detalhes, consulte o exemplo a seguir.

      Figura 1 Restauração de backup
  • Backup manual

    Os backups manuais são backups completos iniciados pelo usuário da sua instância de banco de dados. Eles são mantidos até que você os exclua manualmente.

    Recomenda-se fazer backup regular da instância de banco de dados, portanto, se a instância de banco de dados ficar com defeito ou os dados estiverem corrompidos, você poderá restaurá-los usando backups.

Princípios de backup

GaussDB(for MySQL) é baseado no armazenamento DFV de última geração da Huawei, que separa o armazenamento da computação. A camada de computação fornece serviços para sistemas externos e gerencia logs, e a camada de armazenamento armazena os dados. A camada de armazenamento consiste em nós Common Log e nós Slice Store.

Como mostrado em Figura 2, a criação de backups envolve na camada de computação e na camada de armazenamento.

  • O nó primário na camada de computação lê o conteúdo do log do nó Common Log na camada de armazenamento e o faz backup no OBS.
  • O nó primário na camada de computação envia um comando para fazer backup de dados para o nó Slice Store na camada de armazenamento. O nó Slice Store faz backup dos dados para o OBS.

Durante a criação de um backup, o uso da CPU e o uso da memória do nó primário da instância aumentam um pouco, mas você não notará nada na camada de armazenamento. O backup final é armazenado no OBS como vários arquivos de dados e não usa nenhum espaço em disco da instância.

Figura 2 Princípios de backup